\\ Blog diário de bordo

21 Apr 2011

DE REPÓRTER PARA REPÓRTER

21 abril 2011 – Quinta-feira (feriado)

Renata Falzoni

Renata Falzoni

Hoje pela manhã saí com a magrela carregada (agora onde vou ela vai carregada…) para ir ter com Renata Falzoni, jornalista especializada em esportes e a voz mais conceituada na cobertura de ciclismo em São Paulo. Pedalei pela cidade vazia até sua casa, nas imediações do Parque do Ibirapuera, onde fui muito bem recebido por ela e família, incluindo um lindo casal de netinhos. Foi com espanto que vi que a casa tinha um bicicletário nos fundos, onde havia vários modelos de magrelas, inclusive um exclusivo, edição limitada fabricada pela Caloi em homenagem a ela. Não é prá qualquer um…

Caloi Mobilité by Renata Falzoni

Caloi Mobilité by Renata Falzoni

Tinha a intenção de pedir-lhe que me auxiliasse a abrir portas para a obtenção de patrocínio, e foi exatamente o que ela fez… mas de uma forma indireta. Ela questionou meu preparo técnico para a empreitada de fotografar, filmar, editar, sonorizar, finalizar e redigir as matérias que eu me proponho a produzir. Fez-me ver que sempre é possível preparar-se um pouco mais para estar à altura de oferecer um resultado de superior qualidade. Mostrou-me uma reportagem de sua autoria (muito interessante, sobre os Bike Anjos de São Paulo), onde haviam sido utilizadas 3 diferentes câmeras para a captação, inclusive uma Go-Pro montada na ponta de uma vara presa ao quadro de sua bicicleta. O efeito é excelente. E mostrou-me ainda um video norte-americano sobre a utilização de um mixer de áudio que filtra os ruídos ambientes, evidenciando maravilhosamente a voz captada pelo microfone. É fato: ainda tenho muito a aprender… mas já estou aprendendo.

“Você tem de tratar seu projeto como um produto”, ela disse. “O que você tem a oferecer a um eventual patrocinador?”. Respondi-lhe aquilo no que acredito: “A possibilidade de evidenciar sua marca atrelada a uma iniciativa positivamente ecológica”. Isso tem muito valor nos dias atuais. Renata concordou, mas argumentou que tenho de gerar um retorno no mínimo o dobro do que um investidor venha a investir. E alertou: “O problema é que talvez você encontre um patrocínio merreca que vai te prender a viagem inteira. Vão pagar pouco e exigir muito”. Aconselhou-me a pensar grande. Grande Renata, obrigado.

TKS

TKS

Canon T2i

Canon T2i

À tarde, convidei meu velho chapa Geléia (que é cinegrafista profissional, disputado pelo mercado) para me dar umas dicas sobre a operação da Canon Rebel T2i, que comprei. Após um lauto galeto no Brazeiro, na Vila Mariana, fomos para o Jardim Botânico (que eu não conhecia), onde “produzimos” uma reportagem sobre o local que, aliás, é muito bonito. Fucei bastante na câmera, sobretudo no modo “video”, inclusive com troca de lentes… Foram várias boas dicas que ele me passou e aos poucos vou me familiarizando com o manuseio de todo o meu equipamento, que inclui um Mac Book Pro 13”. Estou curtindo muito minhas novas atividades, e com amor acabamos por produzir coisas boas.

Parceirão !

Parceirão !

À noite, dediquei-me ao estudo de edição utilizando o i-Movie, do Mac. Tendo tido uma excelente aula ontem com o Nando, da Puzzle Filmes, não tive dificuldade em editar um videozinho (Primeira Saída) que ficou bem bacana, aliás o primeiro deste blog, em todos os sentidos: o primeiro a ser captado, a ser editado, a ser inserido.

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter