\\ Blog diário de bordo

7 Sep 2011

O DIA DA INDEPENDÊNCIA

Embora tendo partido  no dia 03 do marco zero da Praça da Sé, para mim a aventura começa hoje.  Isso porque dali vim por caminhos muito bem conhecidos para um porto seguro, onde fiquei por 3 dias… conforto, segurança e aconchego…  Mas às 7 horas desta manhã, quando despertei, imediatamente pensei: “é hoje, véio” e senti uma fisgada de apreensão.  Afundei-me um pouco mais sob o calor das cobertas e fiquei aguardando a coragem chegar.  Num momento em que o medo distraiu-se, aproveitei para arrancar o cobertor e pus-me de pé.  O dia D começara.

Então, para não ter de pensar muito, parti apurado para os afazeres matinais.  Concluídos, passei a montar a bicicleta. Recolhi todos os meus pertences espalhados pela casa e comentei com Angela, minha cunhada: “Nessas condições é fácil esquecer algo para trás”.  Recheei os alforjes com os objetos que passaram pelo crivo do Iberê, olhando de soslaio para os outros tantos que abandonados ficariam…  E instalei as bolsas nos porta-alforjes laterais.  Todos da casa estavam despertos e já não mais havia o que delongar.  Assim, contendo-me para não desatar em prantos, abracei meu irmão, minha cunhada, bem como minha sobrinha, seu marido e seu filho, subi na bicicleta e acenei adeus. Enfim estava por conta própria.

Desci à estrada e logo parei para gravar o primeiro stand-up do projeto sob uma recém-instalada placa com os dizeres “Cicloturismo – Respeite o Ciclista”. Tudo a ver com as soluções ambientais que busco por serem a pauta principal de minha proposta.  Mas quem diz de eu me entender com o meu novo smartphone?  Não conseguia de jeito nenhum alternar a câmera de fotos para a de vídeo.  Apelando, liguei para o meu amigo Luiz Couto e pedi socorro.  Com suas explicações foi-me possível realizar a gravação.  Isso é que é desplanejamento, sim eu sei.  Mas no fim dá certo.

Gravei minha passagem e montei na bike para zarpar de vez quando constatei que o ciclocomputador (sem fio) não estava marcando nada, nem velocidade nem quilometragem.  Ah… essa não.  Sem esses dados fica muito sem graça pedalar.  Como poderia monitorar quantos quilômetros faltariam para chegar a Pilar do Sul, meu próximo destino?  Parei, tentei reprogramá-lo… nada.  Tirei-o do suporte, segurei-o na mão, pedalei, e nessa posição ele funcionou.  Concluí que na esquerda, onde estava instalado, a bolsa de guidão impedia que o sinal do sensor, na roda dianteira, chegasse até ele. Decidi reinstalá-lo à direita do guidão.  Desmontei tudo o que há pouco havia montado para alcançar as ferramentas, espalhei tudo na grama e fiz o serviço.  Resultado: nada.  Como assim?  Caceta, me recuso a seguir sem essa porra funcionando!  Perdi minutos preciosos estudando o que se passava, até descobrir que ele só funcionaria se as costas do aparelho ficassem diretamente voltadas para o sensor.  Toca desmontar tudo de novo e reinstalá-lo uma vez mais, no centro do guidão (à custa de dali retirar o GPS e guardá-lo para instalá-lo noutra ocasião).  Até gostei, porque é um excelente exercício para a paciência, virtude que me será muito exigida.

Enfim, após perder cerca de uma hora entre a gravação e os consertos, entrei no trevo de Pilar do Sul, por mim apelidado de “Portal do Mundo”, quando eram 11 da manhã do dia 07 de setembro – dia da Independência.

Não poderia ter escolhido estrada melhor para começar minha exploração.  Os 44 quilômetros de asfalto que ligam Piedade a Pilar do Sul são simplesmente deslumbrantes.  Por uma pavimentação impecável, percorri o sinuoso caminho que atravessa sítios, campos, florestas e fazendas sob um sol forte, que no entanto não bastava para compensar o vento frio de inverno.  Eu estava maravilhado com a beleza do entorno.  E feliz por constatar que meu corpo respondia muito bem aos esforços demandados pelas infinitas subidas.  Por ser feriado a estrada estava praticamente deserta, o que me permitia pedalar a maior parte do tempo pelo meio da pista de rodagem.  E quando havia longas descidas, lá ia eu surfando minha magrela – que por ser reclinada desperta atenções por onde passa.  Só não gostei foi de me lembrar que havia esquecido em Piedade nada menos do que meu agasalho principal…

Após 3 horas e meia de uma suave pedalada cheguei, afinal, ao trevo de acesso a Pilar do Sul.  Eram, portanto 14:30hs e o odômetro marcava 42 kms.  Eu estava me sentindo muito bem, apenas com uma ligeira dor na bunda, mas nada a ver com os dois primeiros dias de esforços, quando pedalava o tempo todo com a língua para fora e o coração na boca.  Para aliviar o cóccix, desmontei e foi assim empurrando que fiz minha entrada triunfal em mais esta cidade conquistada.

Logo fui saudado por 3 frentistas que conversavam em torno a uma bomba de gasolina:  “De onde vem?”

– “ De São Paulo, mas pretendo dar uma volta ao mundo.  O que estou precisando é de um local para passar a noite sem pagar”.

– “Ah… o senhor pode ficar aqui, alí ao lado do elevador de carros”

– “Posso mesmo?  Beleza!  Mas tem aí um jeito de jogar uma água?”

Eles se entreolharam…  “Não… chuveiro não tem não.  Melhor o senhor procurar o Toninho Prefeito.  Ele vai lhe arranjar um bom lugar para ficar”.

Agradeci e parti para seguir as indicações deles sobre a localização da casa do prefeito.  Depois de muito rodar, acabei encontrando.  A casa e o prefeito.  Ele abriu o portão e me atendeu um tanto ressabiado.  Expliquei-lhe o que necessitava, como era o projeto, coisa e tal.  Ele me disse:  “Tem um lugar lá em cima… tá vendo?  Uns galpões… “

– “Mas tem segurança?”

– “De dia não.  Mas à noite tem um guarda”

Não adorei a solução encontrada, mas fui até lá para ver.  E dá-lhe mais pedaladas morro acima.  Quando cheguei ao topo constatei que naqueles galpões não daria para ficar.  Eram abertos, inseguros e imaginei que à noite seriam congelantes.  Voltei ao centro, desta vez decidido a cair n’algum hoteleco.  Queria estacionar a bicicleta em local seguro, ir ao banheiro, tomar um bom banho, trocar de roupas e sair todo pimpão batendo pernas pela cidade.

Perguntando pelo hotel, deparei-me com um casal e o marido me disse:  “O hotel é nesta rua e depois venha comer aqui na nossa pizzaria”.  Como eu já estava rua abaixo, gritei: “Tem desconto para viajantes internacionais? Estou dando a volta ao mundo”.  Sua esposa disse: “Que legal!”.  E eu prometi que voltaria lá para o jantar.  Já tinha dois amigos na cidade.

Enfim, fui dar às portas do Hotel Central – um dos únicos dois de Pilar do Sul.  O problema é que havia uma baita escadaria a subir.  Mas por sorte também havia um quarto vago em baixo, junto ao estacionamento.  Que maravilha não ter de transportar toda a carga na mão escada acima…  E então fiz o que tinha de fazer e saí todo perfumado para tomar um café e procurar uma lan-house.  Passeando pela cidade, que estava muito florida por lindas adolescentes para todo lado – inclusive a cavalo – liguei para Angela, minha cunhada, dizendo do agasalho que esquecera.  Ela, extremamente solícita, prontificou-se a trazê-lo de carro, enquanto eu ainda estava numa distância alcançável…

E em menos de uma hora ela chegava.  Que máquina interessante é o carro…  Agradeci muito esta grande gentileza desta grande irmã que tenho.  Ela partiu, para não ter de voltar já escuro e eu fui de volta para a lan-house – onde me encontro agora e de onde sairei em breve para ir saborear aquela pizza com desconto na companhia de meus novos amigos.

Marco e Viviane, amigos da Muzzana Pizzas

Marco e Viviane, amigos da Muzzana Pizzas

Pensava em chegar aqui e procurar os bombeiros, tradicionais hospedeiros de cicloturistas.  Mas qual não foi minha surpresa ao ser informado de que aqui (como em Piedade) não há guarnição de bombeiros – estas cidades são servidas pelos de Sorocaba.  Uau!  Isso é Brasil ( e deve haver coisa muito pior por aí…)  Assim, de hoteleco em hoteleco tenho ido… ainda não criei coragem para inaugurar minha barraca.  Tudo bem, enquanto a grana aguentar…

Perdoem a falta de fotos…  não tenho o drive deste smartphone, o download tem mais de 85 MB (não vai dar prá esperar) e estou apanhando prá caramba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

\\ comentários

  1. Iberê

    Caramba… Três horas e meia entre Piedade e Pilar do Sul tá mais que bão! Você não precisa do driver do celular pra descarregar as fotos. É só usar aquele adaptador Mini-SD que está na caixa de eletrônicos e descarregar em uma entrada ou leitor de cartão SD. Abração, e boa viagem! PS: Esse negócio de hotel em hotel tá choque demais, hein? Quero ver um dia no mato sem banho em sem lava-cu, hehehe!

  2. Amilcar M. Claro

    Pô, vc cortou antes da melhor parte: a sua saída “todo pimpão” pela night sul-pilarense! Abraços, companheiro, estamos juntos.

  3. Roberto Rosso

    Pretendo acompanhar voce neste desafio. Acho que isso vai fazer voce crescer como pessoa. Por enquanto o que vejo é um bebê chorão pronto pra pedir socorro diante de qualquer dificuldade. O palavreado também não está muito adequado, cagar, mijar, lava cu, todos sabemos que voce faz isso, não precisa relatar esses detalhes e sim como voce venceu as dificuldades. Lembre-se vce não é o primeiro a tentar dar a volta ao mundo, muitos já fizeram antes, o que vai valer é a qualidade do que produzir. Boa sorte.

    • admin

      Crescer como pessoa, endurecer a têmpera e absorver o mundo são alguns dos intuitos dessa empreitada. Quanto ao palavreado,ora… uma cagadinha aqui.. uma mijadinha ali não fazem mal a ninguém. =) Obrigado pela companhia e pode alfinetar bastante. Isso ajuda. Abração Elcio

  4. sol Araujo

    Querido Elcio espero sempre ansiosa os relatos de sua viagem.
    Sempre é delicioso ler seu texto, sua narrativa envolvente deixa aquela vontade de saber mais. “Quando vejo Projeto Rodas Livres”, na minha caixa de e-mail eu fico imensamente feliz
    por saber que você está bem. Quando li que você estava saindo da casa de seu irmão eu chorei, senti medo por você e por tudo que vem pela frente.
    Eu estou em Madrid e sofrendo também com meu celular para ler os e-mails (não enxergo mais nada) e para respondê-los.
    Fique com Deus
    BEIJOS

    • admin

      Olá Sol. Se vc está em Madrid já chegou mais longe do que eu… dia desses apareço por aí.
      Bjão
      Elcio

  5. Clovis Gitte

    Grande Elcio, animador este segundo dia de pedaladas. O auxilio do Iberê diminuindo sua bagagem foi de vital importância. Sabes que até de moto (que é minha praia), é complicado andar com excesso de peso?
    Tudo de lindo para os próximos dias.

    • admin

      Pois é, Clovão… se não fosse esse alívio acho que não iria rolar… agora tô pesado, mas dando conta
      Abração
      Elcio

  6. Roberto Rosso

    Há, essas adolescentes que estão florindo a cidade de Pilar do Sul e do mundo todo merecem respeito, o que irão dizer os pais de alguma adolescente que por acaso venham a acessar seu blog, que tem um tarado pedófilo ciclista dando a volta ao mundo. Esse monte de camisinha que você ganhou pra levar deveria dar pra alguém pois você estará tão cansado que não vai ter vontade nem de olhar pra mulheres. Aguarde os próximos dias e verá. Cuidado com o que escreve. Novamente boa viajem, vou te acompanhar e sempre que precisar vou alfinetar.

    • admin

      Cento e cinquenta camisinhas seriam demais para mim até na época da faculdade… Mas hoje podem ser úteis, se as vender a R$ 0,50 cada arrecado bons R$ 75,00 hehe

  7. Leonardo Colosso

    Tudo acaba mesmo em Pizza. Então aproveite, modere nas massa e no azeite.Elcião, voce já tá no caminho…então mantem o ritmo.
    Abração.
    Leo

  8. Ronaldo Negro

    Elcio, já já a distäncia entre as cidades serão maiores…, acho que sua barraca entrará em ação.
    Força na Peruca!!!
    Abs.

  9. Fernando Simoes

    Vá com fé meu irmão!!!!estou te acompanhando!!!grande abraçoooooo

    • admin

      Pô, meus posts tão chegando até em Santa Catarina? Viva Internet !!! hehe
      Abração Fernando
      Elcio

  10. Marcos Leite

    Curiosos…

  11. Luciane

    Élcio, eu e meu pai estaremos acompanhando suas aventuras através da net…
    Estaremos sempre torcendo por você!!!
    Arrume bastante projetos ambientais legais que vou querer estudá-los…

    • admin

      Pois é, Luciane
      Achar pautas é que ainda tá difícil… Ainda tô mais preocupado em pedalar… mas as coisa vão se ajeitar.
      Legal que vocês estão companhando.

      Bjão
      Elcio

  12. Elói Barboza Neto

    Que prefeito fdp! Nem sacou que a sua cidade entrou neste roteiro fantástico!

  13. Cauê Thenório

    Opa, queria ver uma foto da bike pós-abel, dos galpões do prefeito e do quartinho onde vc tá. Usa o adaptador que o Iberê falou pra baixar as fotos no PC. Nessas lan-houses sempre tem alguém que pode te dar um help nessa parte. Abração e boa pedalada tio!

  14. zeca (mello)

    É isso aí Elcio. Uma escalada.
    Agora, à boca pequena, mas depois que esta epopéia cair definitivamente na mídia, você começará a ser conhecido e RECONHECIDO por onde passar. Isto não só lhe será muito prazeroso como também proveitoso. Estamos a postos. Um abraço!

    • admin

      Beleza, Zeca
      Quando tiver banda de música me esperando,as coisas ficarão mais fáceis heheh
      Abração
      Elcio

  15. Ana

    Lindo, COISAS MARAVILHOSAS VÃO ACONTECER.. FÉ.

    SIGA COM DEUS.. SORTEEEEEEEEEEEE

  16. Rita

    Meu nao acredito na atitude de merda deste prefeito… Mas meu amigo você esta se saindo muito bem..principalmente por testar sua paciência..rs Deus te proteja(ja estou anciosa por mais noticias..) Beijos

  17. Fe

    Elcio, Hilário e emocionante. Amanha acordo as 5 p pegar a fila do consulado americano, fichinha perto da sua aventura de hj. Sorte e obrigada. Eu e o Meu Toninho, mais agradável que o seu, nos divertimos mto c seu post. Sorte amanha bjao Fe

    • admin

      Fala, Fê
      Há Toninhos e Toninhos… mas la bida continua, como diriam los 3 amigos
      =)

      Bjk e abraços no tio Sam
      Elcio

  18. Viviane

    Foi um grande prazer recebe lo aqui na Pizzaria Muzzana.Ficamos muito felizes e orgulhosos com sua agradavel visita.Vamos acompanhar seu trajeto atraves do site. Boa Viagem novo amigo, que Deus lhe acompanhe e proteja. Abraço!!! Viviane e Marco

    • admin

      Valeu, amigos. Também adorei conhecê-los. Isso é o mais legal desaventura: as pessoas.
      Obrigado pelas fotos e parabéns pela pizza. Tava muito boa ; )

      Bjão
      Elcio

  19. Nelsinho

    Projeto Rodas Livres. Não vá pra cama sem ele!
    Elcio, incrível ler todas as noites as suas peripécias mundo (por enquanto interior) a fora. Estou torcendo demais por vc! E dá orgulho de contar pra todo mundo que tenho um amigo que esta dando uma volta no planeta de bicicleta! Ah, e quando estiver no Paraguai, compra uma Z1 pra mim??? rsrs Escreve logo o próximo post! rs
    Grande abraço !!! Se cuida!!!

    • admin

      Beleza, Nelsinho. Legal que vc tá junto, já tava com saudades… Mas de Z1 to fora, é delas que to correndo ahahahaha
      Abração
      Elcio

  20. Jorge Silveira Duarte

    E da-lhe Elcio em español você ouvirá muito y dale, dale. Dale pedaladas que assim faz-se o caminho. Força companheiro, estamos acompanhando e torcendo.
    Abração do jorge

  21. Edélcio - Dédo

    Gostei do teste de paciência. Essa será a virtude companheira que vai por vaselina na sua viagem. Abração.

  22. Don

    Ser Prefeito não confere nada de mais à uma ostra já sacramentada . Oportunidades não faltarão p. vc e para outros ( prefeitos ) mais inteligentes . vá com Fé e Pé

    Don

  23. Tony

    Prefeitinho de merd… fé, paciencia e bola (pedal) pra frente…

  24. juracir h caixeta

    Me parece que será preciso fazer economia na hospedagem Saia fora de politicos, procure gente humilde nas cidades ou em propriedades rurais. Imagine um fim de tarde, por do sol,banho, comida no fogão a lenha, um dedinho de prosa e uma cama.Siga em frente capitão.

  25. vitorio

    Um bom conselho:
    Não se meta com politicos.
    Prefeito não dá nada prá ninguém, só troca.
    Bjs.

  26. Ana Paula Anzelotti

    Que idiota esse prefeito!Que fofa sua cunhada! Que engraçado esse “pimpão”! Força amigo estamos juntos! Se vc precisar de uma pré-produção, ou seja, um contato antecipado nas cidades que você sabe que vai parar. Me aciona. Eu ligo para a prefeitura e tento passar informações sobre o projeto. Pode ser que a recepção melhore. Bjs

  27. Enio

    Graaande Élcio , ler sobre as suas aventuras até me arrepiam!!!Boa sorte e estou acompanhando e torcendo por você.Abraaaço

  28. Valdson

    Não vale a pena comprar um bom programa de GPS para o smartphone, um que seja possível ter os mapas no smartphone offline, e se livrar do peso do aparelho de GPS? E ainda um programa de ciclocomputador para o smartphone tb (funciona pelo sinal de GPS), e se livrar do ciclocomputador sem fio? Não é tão confiável quanto o ciclocomputador com fio, mas o ciclocomputador sem fio também parece que não é tão confiável… Bem, ficam aí ideias para o transcorrer da viagem… Sei bem como usar isso com o iPhone (aliás acho que com o iPhone vc estaria se batendo bem menos…), mas deve ter solução para o Samsung/Android tb. Se quiser ajuda pode pedir que eu ajudo no que eu puder… Abs.

  29. Valdson

    Ah, sobre a dor na bunda: pelo que vi no site da Zohrer, ela tem sistema de ajuste de inclinação do assento, vc está usando o assento na inclinação máxima, ou seja, o mais deitado possível? No Paris-Brest-Paris comecei a prova com o assento mais em pé, depois de um tempo comecei a sentir dor na bunda, daí fui deitando o assento. Cada vez que a bunda começava a doer eu deitava mais um pouco até chegar na inclinação máxima, e então não senti mais dor. Ao deitar o assento vc tira um pouco do peso da bunda e distribui nas costas, o que faz toda a diferença.

  30. Veralice

    To adorando e me divertindo ao ler suas postagens… ansiosa pelos próximos capítulos!!! Espero poder ir em algum ponto deste mundo onde você esteja!
    Beijão e Deus te acompanhe sempre 🙂

  31. Eliana Secco Vergos

    Oi primo cheguei um pouco atrasada para o comentário do dia mas acho que ta valendo!! Vou tentar bater cartão todos os dias…mas com certeza voce terá muito mais novidades pra nos contar do que nós a voce.Enquanto nós nesses próximos 5 anos talvez estaremos nos mesmos empregos,morando na mesma casa,estudando na mesma escola,etc,etc… Anime-se voce estará leve, livre, e solto por esse mundão de meu Deus,todos sabemos que a empreitada não é tão fácil assim, mas DAR A VOLTA AO MUNDO EM 5 ANOS POR OITENTA E TANTOS PAÍSES EM 5 CONTINENTES = A LIBERDADEEE, ISSO NÃO TEM PREÇO!!! Ah!! recebi seu e-mail tentarei combinar tudo para o final de semana 18/09/11. Fique sossegado te contarei tudinho depois…Beijo lindo!!! até amanhã kkkk

  32. Silvana Silva

    Élcio, só de ler já fico cansada. É preciso muita coragem para uma aventura dessas. A falta de bpmbeiros não será nada perto do vc ainda deverá encontrar pela frente. Boa Sorte! Vou continuar te “seguindo” aqui do ecritório entre um gole de café e outro tá? Abraço

  33. renato ladeia

    Elcio,
    Realmente estão faltando as belas fotos das paisagens por onde você passou e descreveu. Será um documento importante para o futuro livro ou reportagens. Dê um jeito nisso, mesmo que sejam fotos da câmara do celular (não levou?).
    Acho bom você tentar outros contatos nas cidades por onde passar, como associações, jornais, clubes etc. Penso que poderá ter melhor acolhida.
    Abraços. Continuamos torcendo por você.

  34. Gê Cardoso

    Assim que eu puder vou nesta pizzaria e falarei que foi você quem indicou rsrsrsr to junto e curtindo fé em Deus e pé no pedal…
    Abç

  35. Bete

    Elcio, eu sou de Pilar de Sul e fiquei sabendo de sua passagem por nossa cidade pela Viviane da Pizzaria Muzzana. O povo de Pilar do Sul é muito hospitaleiro, não obstante o Prefeito não tenha sido, e isso é lamentável. Mas volte em nossa cidade, após a sua longa viagem e a sua hospedagem já está garantida, você pode ficar em nossa chácara, e teremos um enorme prazer em recebê-lo. Que os espiritos de luz lhe proteja nessa caminhada.

    • Elcio

      Olá, Bete. Apesar de tudo, senti-me muito bem aí e agradeço seu convite. Em breve, retornarei. Bjs e muito obrigado. Elcio

  36. sinesio

    Grande menino Elcio !! Parece que estou começando a assistir um filme extraordinario com seus escritos e essa verve de escritor poeta que te acompanha desde os primordios infantos juvenis quando te conheci. Agradeço a Deus permitir que eu possa acompanhá-lo nessa magnifica aventura

  37. ERNANDO ALVES

    ÉLCIO NAO SE PREUCUPE AMIGO VC VAI CONSEGUIR, NAO É ESSE PREFEITO QUE VAI SER PEDRA DE TROPEÇO NO SEU CAMINHO, VC SERÁ UM BEM AVENTURADO NESSA JORNADA ABRAÇOS …

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter