\\ Blog diário de bordo

8 Sep 2011

SALUDOS DESDE SAN MIGUEL ARCANGEL

Pois ontem, na pizzaria Muzzana, em Pilar do Sul, melhor do que um desconto consegui mais um amigo.  O Humberto Japonês (ele quer ser chamado assim) achou legal a aventura e fez questão de participar, oferecendo-me o jantar. Que legal, esses gestos fazem a diferença.  Então, reabasteci-me de carboidratos (a Margherita estava excelente), despedi-me dos amigos e voltei para o hotel, a fim de recolher-me e recompor as energias.

Enquanto assistia na TV de 17” um programa da TV Cultura cujo tema era corrupção (em outros países, claro, porque aqui não sabemos o que é isso), parti para fazer pequenos consertos na magrela, tais como a refixação dos espelhos, que estavam girando no cano do guidão e tendo e ser reposicionados a toda hora.  Desparafusei-os, troquei as guarnições de plástico por outras de borracha (graças ao pedaço de câmara adicionado às ferramentas pelo Iberê) e concluí o serviço.  Quando parei para admirar a obra pronta, constatei com algum dissabor que estivera o tempo todo a encostar minha bermuda “de sair” na corrente da bicicleta.  A peça, de uma cor gelo angelical, estava toda engraxada.  Não pude reprimir um pensamento negativista:  “Mas tu és uma anta mesmo”.  Pensei em lavá-la imediatamente com detergente, mas não conseguia achá-lo.  Desencanei e fui dormir para encarar em boas condições físicas mais um dia de pedaladas.

O destino era a próxima cidade, São Miguel Arcanjo, distante segundo o Google Maps 36 km de onde eu me encontrava.  É pouco, mas estou buscando entrar em forma de maneira gradativa, para não lesar nenhuma das partes envolvidas, a saber: coração, pulmão, pernas e bunda.  O resto do corpo não se importa muito com o que está acontecendo.

Assim despertei às 7 da manhã para o que seria o sexto dia de aventuras.  Mas virei de lado e dormi de novo até às 8, afinal para que madrugar se me aguardam apenas algumas poucas horas de labuta?  Neste hotel, além de banheiro e TV no quarto, também havia café da manhã.  E às 9 em ponto, quando já retiravam o buffet, eu me servia enquanto conversava com um senhor, italiano de nascimento, que se interessou pela minha vestimenta destoante.  Percebi sua origem assim que me perguntou se eu estava me “allenando”, e como parte de mim vem do Veneto trocamos boas idéias entre goles de café com leite.

Por fim, saí pedalando apenas para parar um minuto após numa quitanda, onde comprei bananas, maçãs, mixiricas (ou bergamotas, ou tangerinas), água mineral e uma nova pasta de dentes.  Saí de Pilar do Sul quando os ponteiros da Catedral marcavam 09:45 hs e tomei uma avenida que aos poucos foi se transformando numa estrada ladeada por campos a perder de vista.  Como são legais essas cidades que com um passo a mais já se chega a um pasto ou coisa parecida.  Gostei muito de Pilar do Sul, tanto que lá no alto da colina fiz um 360º com a bicicleta apenas para poder apreciá-la uma vez mais. Adeus.

E a estrada abriu-se adiante, novamente eivada de subidas.  Diria mesmo que Deus errou.  Se é para subir para depois ter de descer e descer para depois ter de subir, por que não fez tudo plano de uma vez?  Mas não… rampas intermináveis me aguardavam.  O lado bom é que a todas venci pedalando.  Empurrando ocasionalmente apenas para alivar a rigidez do esqueleto, mas por pura opção.  Isso é muito encorajador.  E passam carros, passam ônibus, passam caminhões.  Muitos buzinam, outros acenam. A todos respondo com um toque da minha nova buzina, que fala alto deveras.  Aos poucos os campos vão se transformando em florestas (reflorestamentos) de pinus.  E quando vejo estou cercado de árvores por todos os lados.

Ao parar, seja para comer seja para um pipi, pode-se perceber todo o silêncio circundante.  Apenas o gorjeio de alguma ave distante e um suave soprar do vento.  Nessas horas chego a sentir uma ponta de apreensão, por constatar que estou ali só, assistido apenas por um veículo desmotorizado.  Uma bicicleta tem inúmeras peças que podem apresentar problemas…  Mas não é hora de pensar nisso e sim de remontar e pedalar ladeira abaixo.  As descidas duram segundos, as subidas…  loooongos minutos.

Na rampa, a velocidade fica entre 4 e 5 km/h, o que torna difícil manter a bicicleta em linha reta sobre a faixa branca da lateral da pista.  E os inevitáveis zig-zags (sobretudo à esquerda) podem causar um sério acidente se acontecer de haver um veículo passando perto.  Mas procuro compensar isso mantendo a atenção no retrovisor esquerdo.  Mais um aceno, mais uma rampa, mais um declive…  E passa gente, passa campo, passa poste… tudo passa.

Cheguei enfim ao trevo de São Miguel Arcanjo às 13:00 hs, quando o odômetro marcava 30 km.  Até o centro seriam 33.  Paro numa bicicletaria , sou muito bem recebido, pergunto por pousada gratuita, me mandam (de novo) à prefeitura, vou à prefeitura, que fica numa charmosa praça, estaciono a bike defronte à porta de vidro e me dirijo à recepção.  Explico a história e a recepcionista tenta ajudar.  Liga para a polícia, liga para a assistência social, me pede para aguardar.  Sento-me no sofá, de olho na magrela lá fora, e aguardo.  Mas cansado e confortavelmente instalado num sofá daqueles… quase durmo.  Enfim, a resposta:  “É… não dá mesmo”

Agradeço e, adivinhe, pergunto pelo hoteleco mais barato.  Não tem jeito…  quero chegar, me instalar, partir para comer calmamente alguma coisa… e não passar a tarde inteira no perrengue.  Do outro lado da praça há uma pensão.  Ninguém para atender…  peço aos mecânicos da oficina que olhem a bike estacionada na calçada enquanto adentro o estabelecimento em busca de respostas…  Ninguém.  Volto lá fora, me diz um dos mecânicos:  “Ah… esse hotel é uma comédia mesmo, deve ter alguém por aí”.  Volto lá, saio batendo em todas as portas, uma delas se abre.  É uma velhinha, provavelmente moradora fixa do local, que me diz “Vá lá atrás, pegue o corredor e procure a moça na casa ao lado”.  Cáspita, e a magrela lá fora?  Bem, os caras estão olhando… mas já estou demorando demais.

Corro aos fundos e volto trazendo a atendente. Peço um desconto e consigo. Legal, R$ 5,00 a mais no bolso.  Corro lá fora para encontrar a bicicleta abandonada.  Mais uma que aprendo.  Instalo-me, tomo um banho delicioso, lavo minha bermuda manchada de graxa (que ficou nova em folha, viva o Tectel), visto-a molhada mesmo e saio para descobrir que o restaurante ao lado do hotel, com o qual contava, fechou às 14 hs.  Paciência, procuremos outro.  Encontro um cujo buffet está quase zerado.  Percebo que juntando um arroz aqui, um feijão ali, ainda dá um caldo… mas não perco a oportunidade e peço um desconto (por sugestão da Ângela, minha cunhada, agora peço desconto o tempo todo – e o melhor… consigo).

Almoço até que muito bem por módicos R$ 7,50 e saio no delicioso sol da tarde para bater pernas.  Na praça da Igreja ligo o rastreador SPOT a fim de marcar no Facebook minha nova localização e venho para a lan-house, onde entre e-mails, comentários e este texto, já vai dando 3 horas ininterruptas de teclado e quero sair daqui.  Deste post tampouco farei a versão em inglês, simplesmente não dá.  Como venho dizendo…  Paciência.

Amanhã, parto para uma pedalada mais longa: 56 km até Capão Bonito (ou 46 km, se for por uma estrada que terá alguns trechos de terra… oh dúvida cruel).  Lá irei me encontrar com meu amigo Luiz Couto, que se prontificou a vir me passar uma dicas fundamentais sobre a operação do Samsung Galaxy S2, minha misteriosa e desconhecida ferramenta de trabalho.  São quase 19 hs e agora já chega de escrever.  Fico tempo demais em lan-houses.

 

PS:  A partir de hoje, tentarei postar um resumo ciclístico, como o abaixo:

08. Setembro. 2011 / Quinta-feira
São Miguel Arcanjo, São Paulo (Brasil), altitude: 659m
Dia ensolarado, noite refrescando bastante. Sem chuva. Temperatura: ?
Km pedalados hoje: 33.5 km ( Pilar do Sul a São Miguel Arcanjo )
Média: 11,5 km/h (muitas subidas)
Topografia: região montanhosa, subidas longas porém pouco íngremes, baixo nível de dificuldade
Dias de estrada: 6
Kms pedalados acumulados: 182 km
Quilometragem total percorrida (inclui ar + mar): 182 km

\\ comentários

  1. Flavio Thenorio

    Que legal Tio! Bom aprendizado de não deixar sua bicicleta sozinha, pois ninguém vai olhar por você… Recebi seu e-mail, brigadão! Vou tentar te encontrar em um desses cantos do mundo!! Essa idéia de colocar um resumo no final é show de bola, aumenta o realismo de quem tá aqui do outro lado da tela. Parece que nós estamos literalmente juntos com você cada dia mais! Sigua em frente Capitão!!

  2. Atria do kilometrando-brasil

    grande Elcio, com a Marilene estamos sempre com vc,hoje te mando as fotos da tua saida de Sampa, estoy feliz q/ estes bien y con suerte, vc e o cara, un super abraszo

  3. Angela Senra

    Estou acompanhando tudo e me divertindo. Seus relatos são minha hora de recreio. Fico imaginando se daqui a pouco você não vai escrever menos. Será? A ver. Boa viagem. Beijos, Guigui

  4. Renato Ladeia

    Cuidado com a magrela. Nunca se sabe. O crime se espalhou pelo interior de São Paulo. Não tire os olhos dela. Utilize uma corrente com um cadeado para evitar contratempos.

  5. ANGELO RAMOS

    Consigo imaginar cada imagem descrita por você e sentir que a cada dia você está mais dentro da sua proposta. As idéias por aqui não param de encher minha cabeça. Ainda não desistí de sugerir o patrocinio, incentivo ou ajuda que seja a quem possa pegar carona nessa aventura. Foi acreditando sempre que conquistei meu reino. Abrax. Depois conta um pouco do céu de estrelas que deve tá alumiando nosso interiorzão. Ah. contei pra dna Maria da tua aventura e ela te mandou um abraço além do “Deus te guie” que toda mãe sabe mandar muito bem. Até a próxima parada!

  6. Elói Barboza Neto

    Seria desperdício, mas para o inglês use o translator, rs. Só não vale deixar de escrever, legal tb será postar as próximas cidades, quem sabe não conhecemos pessoas por lá a te esperar.

  7. marcia cherubin

    uma pizza, um amigo e tesouros pela frente….sorte amigo!

  8. Ibraim

    Estou acompanhando todos os dias,e torcendo por vc.. Boa sorte

  9. Edélcio - Dédo

    Muito legal! Se a viagem transcorrer assim tá bom demais. Hotéis baratos, comidas baratas, duas horas e pouco de pedal. Pera aí… é Capão Redondo mesmo a próxima cidade? Outra coisa: Você pode ler seus e-mails nesse seu smart sem ter uma conta de acesso. Eu leio os meus com pré-pago. Abração.

  10. Nato Kandhall

    Dalhe Kpt avante!!!

  11. Vanderlei Torroni

    Salve grande Élcio,

    Estou te acompanhando dia a dia.

    Um abraço

    Vanderlei Torroni

  12. wilson Roberto Zorbha Maziero

    Sei que não é preciso alertar, mas procure manter os pneus sempre bem calibrados , e assim poupá-los ao máximo , falando nisto você tem sobressalentes né?
    Estamos juntos sempre

  13. Iberê Thenório

    Putz, você ainda tá do lado de Piedade e eu já tô viajandão com as suas histórias! Mas acho que minha mãe só ensinou a você essa dica do desconto, hehe! Vou começar a praticar. Abração!

  14. Paulo Vicente Dozzi Tezza

    Grande Elcio, estamos torcendo e acompanhando… Abração, se cuide e.. paciência, rsrs!!

  15. Adriana Miranda

    Elcio, comecei a ler hj sua grande aventura, estou amando…pena que acabou por hj…
    Aprecio os seus detalhes, viajo, parece que estou vendo tudo…e essa de desconto também estou gostando muito! beijo e muita sorte!

  16. Nando

    Grande Elcio, que aventura!!! Estamos aqui acompanhando todas as suas pedaladas! Abraços!
    Mateus, Má e Nando

  17. Leonardo Colosso

    Se soubesse que passaria por São Miguel Arcanjo, te daria o endereço dos avós do João Gabriel. Tenho certeza de que te receberiam bem, com almoço e uma cama para o repouso. São gente boa. Mas fica para a proxima…Tá indo bem.
    Um abraço.
    Leo.

  18. Ciça

    Élcio, uma delícia sempre ler seus escritos. Já lhe disse que é uma escritor/narrador nato! E dá-lhe pechincha! Sei que daria um trabalhão, mas não seria possível barganhar um desconto pela inclusão dos nomes dos restaurantes, hotéis,lan houses, etc, nos seus posts? Ué, merchan, não é? como aqueles programas de viagem da multishow, Vai pra onde?? Sei lá uma ideia, ( talvez, estapafurdia??) mas vai com fé! continuamos torcendo pelo próximos capítulos! beijo

  19. Enzo Mauro Ballarini

    Arabááááu, fuerza y adelante. Conselho, faça relaxamento antes de dormir. Existe um ponto de doin quatro dedos exatamente abaixo dos joelhos do lado de fora da perna. Se a patela (rótula) for um relógio ele estará às 2hs. Vai apertando até sentir onde dói. Ele te dará mais resistência.
    é nóis

  20. Cauê Thenório

    Pô tio, seus posts estão muito legais mesmo, cada parágrafo transfere a gente pra junto de você!

    Vibrei com seus dois últimos posts, no pedido dos descontos, procura por abrigo e da bicicleta abandonada hehe.

    Dá um jeito logo de ilustrar todas essas histórias com o cel. Mesmo que vc ainda não consiga descarregas as imagens, vai fotografando tudo pra depois colocar tudo aqui.

    Abração e boa pedalada!

  21. Erasmão

    Estou preocupado com voce, mas tambem estou com uma baita inveja.
    Teus relatos estão ótimos, te prepara para editar um sensacional livro.
    O Capão não é Redondo…É Bonito.
    Grande abraço

  22. Eliana Secco Vergos

    Oi primo tô aqui de novo heheh…Aqui como te disse ontem sem novidades mas ler o que voce está vivenciando todos os dias é melhor do que a novela das 9:00hs kkkk E ainda por cima ler os comentários todos é muita surpresa, muito hilário pois,cada um escreve e vê e sente a “coisa” de um jeito muito individual e peculiar. ISSO AQUI TÁ BÃO DEMAIS SÕ KKKKK INTÉ MANHÃ BEIJO PRO CÊ PRIMU.

  23. Deborah

    Elcio, seus textos são deliciosos! “Viajo” na pedalada 🙂 Força na subida, garoto!!
    Beijos
    p.s.”A veces, simplemente tienes que tomar la decisión de ser feliz.”
    La Frase del Pensador
    (postei hoje no Face…e rendeu!! Rolou até o seu nome 😉

  24. miro ferreira

    Ah rapaz….fica esperto somente com a chuvarada que vai encarar la pro sul…de resto mata a sede com agua da chuva…to te acompanhando…hááá´mulééééki…abraço! e firme no leme, digo, no guidão!

  25. Nelsinho

    Junto? Eu estou colado na telinha do meu iPhone todas as noites com vc! Como outros já disseram, é uma delicia ler o blog. Nos tira um pouco da neurose (pq já passou do stress faz tempo rs) do dia a dia e nos transporta para seu mundo cheio de aventuras! Amigo, se precisar de qualquer coisa, pode contar comigo!!! Onde vc vai estar neste final de semana? Vou tentar ir almoçar contigo no domingo. E posso levar alguma coisa que vc esteja precisando. Grande abraço, fica com Deus e se cuidaaaa!!!

  26. Ritinha

    Que d+++…adoro acompanhar seus relatos..Sei bem o que a galera ai ta sentindo, é uma delicia estar junto com vc..olha so, gostei da ideia de postar as proximas cidades..enquanto ainda esta por perto…podemos te visitar!! Grd beijo e siga confiante,sei que Deus colocará pessoas fantastica no seu caminho.Boa Sorte

  27. Andréa Lopes

    Sinto vc muito bem, q alegria!

  28. Gustavo Junqueira Jr

    Fala, Elcio! Tenho acompanhado a aventura pelos emails que chegam. Força, aí, rapaz, muita energia e esperança no futuro sobre rodas. Meu irmão já está chegando na metade dos 1000 dias de viagem (www.1000dias.com). Abraços de Ribeirão, Gustavo

  29. Veralice

    Elcio querido, mais um momento gostoso ao ler sua postagem, apenas uma dica: Já que inevitavelmente precisa ir a uma Lan House, aproveite para entrar no site da próxima cidade, pode descobrir pessoas e curiosidades para rechear essa aventura! Se quiser posso ajudar se souber as cidades com antecedência 🙂 beijo grande fica com Deus!

  30. juracir h caixeta

    Elcio, meu camarada, voçê é um cara de sorte, minha sala está cheia de mulheres lindas todas te achando um gato e te desejando boa sorte:fabina, ana, grazielle, juliana,ana paula e luiza.
    Vai com Deus.

  31. MARIO ROBERTO MOREIRA JUNIOR

    ELCIO ESTAMOS TE AGUARDANDO EM CAPÃO BONITO E NÃO EM CAPÃO REDONDO. MARIO JUNIOR .

  32. Gê Cardoso

    É capitão to seguindo sua cminhada, hoje 09/09/11 vim para a pousada de bike, 12km só mas ja é um começo,a bike é mais simples que a sua mas ta valendo. ótima idéia o seu resumo final to contigo, é isso ai ‘Fé em Deus e pedaladas na estrada… abç

  33. vitorio

    Elcio, tenho uma amiga que mora em Senges, primeira cidade quando vc entrar no Paraná. Ela esta em meu Facebook como Selma, faz contato com ela, consiga hospedagem… alguém deve conhecer ela lá caso ela não te responda no Face… cidade pequena vc acha todo mundo ela trabalha num consultorio dentario… aproveita etira os tartaros… boa sorte bjs.

  34. Marcos Leite

    Fala Elcio,
    Acabei de falar contigo e sei que você está em Capão Bonito, mas acabei de olhar no spot através do seu roteiro e no LOCALIZADOR DO SITE APARECE QUE VOCÊ ESTÁ EM SÃO MIGUEL ARCANJO. Como funciona esse seu localizador de fato?
    Abs & Bjs,
    Marcos e Silvia.

  35. ERNANDO ALVES

    OLA AMIGO ESTOU ADORANDO ESTA SUA AVENTURA , ESTOU TE ACOMPANHANDO DESDE SUA SAIDA DO MARCO ZERO NA PRAÇA SÉ DEZEJO TUDO DE BOM E MUITA ATENÇAO NA ESTRADA ABRAÇOS..

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter