\\ Blog diário de bordo

16 Sep 2011

UAU, UM DIA DE CALOR

A sexta-feira em Itararé transcorre suave, como convém a uma cidade que não enfrenta guerras, revoltas, epidemias e tampouco catástrofes naturais.  Após uma reparadora noite de sono nas dependências do quarto 6 da charmosa Pousada Topitó, juntei-me aos demais para o café da manhã e pude sentir-me como parte da família. Uma mesa lautamente posta nos aguardava, bem como as conversas sempre sadias e edificantes.  Ainda na pousada, entrei em contato como o Osmin, da Itararé Adventure, que é noivo da Veruska, e combinei que em meia-hora estaria na sua loja de bicicletas, no centro da cidade.  Antes de sair, porém, liguei para a TIM a fim de alterar o meu plano e voltar a ter pacote de dados no celular, facilidade que por economia havia suprimido há meses.

Viva às manhãs quentes

Viva às manhãs quentes

 

Um novo dia em Itararé

Um novo dia em Itararé

Lá chegando, pude conhecer um cara que muito me ajudou no tempo em que ali estive.  O Osmin abriu uma loja de bicicletas muito caprichada, com ênfase nas marcas Scott e Fuji e aproveitou para montar nos fundos uma oficina de precisão, com ferramentas Park Tool de primeira linha, “as mesmas usadas pelo Lance Armstrong”.

Osmin

Em breve, chegava a Veruska, que é especialista em turismo, e com ela tomando conta da loja saímos, o Osmin e eu, para a realização daquela que seria a segunda reportagem do Projeto Rodas Livres, na verdade uma homenagem ao Barão de Itararé, que me havia sido encomendada pelo Ricardo Carvalho, para ilustrar o www.tvmeioambiente.com.br prestes a entrar no ar.  Antes, porém, fomos almoçar no Hamburguinho do Buchecha, na rua principal.  O Buchecha, que ostenta pendurada na parede uma bela bike que foi comprada na loja do Osmin, gostou da proposta do projeto e não cobrou pelo PF, que estava excelente.  Como é bom a gente ir sendo bem recebido por onde passa.  Não sei se é a proposta do projeto, se é o inusitado da bicicleta, ou ambos, mas há uma magia em tudo isso que encanta as pessoas e que a mim tem feito muito bem.

Na sequência, o Osmin me levou até uma antiga ponte, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, que em 1930 teria sido o palco da “batalha que não houve”, e da qual Aparício Torelly, um jornalista gozador do início do século, espécie de pai do humor nacional, se apoderou para auto-intitular-se “Barão de Itararé”.  Gravamos a curta reportagem e fiquei impressionado também com o que havia sob a ponte:  uma gruta enorme aberta ao longo dos séculos pelas águas do Rio Itararé, palavra que, aliás, significa em Tupi “Pedra que o rio escavou”.

 

Ao voltar à cidade, o Osmin me levou ainda para conhecer a antiga e desativada estação.  Eu nunca vou entender o descaso do Brasil para com sua malha ferroviária. Na imponente histórica edificação hoje funciona a séde da Guarda Mirim.  Embora seja lamentável, ao menos, teve uma destinação nobre…

EF Sorocabana - Estação de Itararé

EF Sorocabana - Estação de Itararé

E hoje, graças a uma dica do Iberê, consegui solucionar um problema que vinha me aporrinhando a paciência:  como editar videos online, para poder postá-los na aba REPORTAGENS do site.  Agora sei que esse serviço pode ser feito no próprio YouTube, através de uma ferramenta chamada YouTube Editor.  Assim, finalmente, consegui limpar e disponibilizar as 3 primeiras reportagens que estavam encalacradas no smartphone, ainda que as tenha gravado em uma resolução baixa demais – problema que eliminarei nas próximas…  Elas deverão ser carregadas aqui neste site hoje à noite, por obra do Cauê, meu fiel parceiro para assuntos internéticos.  Mas já estão disponíveis no YouTube através dos links abaixo.  Portanto, em primeira, mão, ei-las:

O DIA DA INDEPENDÊNCIA

ITAPEVA ESFORÇA-SE POR PRESERVAR O CÂNION PIRITUBA

O BARÃO DE ITARARÉ E A BATALHA QUE NÃO HOUVE

E assim, embora ainda sejam 18 hs, vamos encerrando nossas atividades reportativas de hoje, porque a pousada fica bem além do centro e à noite aqui não há nada.  Aliás, fiquei sabendo que não é bem assim… há uma casa noturna chamada Oba-Oba, onde rola de tudo um pouco.  Mas embora ande com saudades de algum agito, é bem mais provável que eu desmorone cedo – de novo…  Amanhã devo gravar uma reportagem sobre educação ambiental promovida por uma empresa daqui e estou armazenando energias para cair na estrada no domingo.  Próxima parada:  a paranaense Jaguariaíva – que fica ao final de 60 km de subidas desafiantes, segundo já fui prevenido.   Diz o Osmin, que é especialista em bicicletas, que o baixo desempenho é o preço que estou pagando pelo conforto proporcionado pela reclinada – já que ele, numa speed, chega a fazer o trecho Itapeva-Itararé em uma hora e meia.  Uau…  descontando a troca de pneu levei 07:30 hs.  Acho que vou me desfazer (além de tudo do que já me desfiz) dos meus alforjes, subir numa magrela de carbono e sair voando por aí – ainda mais livre, leve e solto  ehehe…

Pedala, pedala nêgo

Pedala, pedala nêgo

 

 

RESUMO CICLÍSTICO:

DATA: 16. Setembro. 2011 / Sexta-feira
LOCAL: Itararé, São Paulo (Brasil), ALTITUDE: 740m
TEMPO: Dia relativamente quente. Sem chuva.
TEMPERATURA: 13ºC – 24ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA:  –
VELOCIDADE MÁXIMA:  –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA:   –  /  –
OCORRÊNCIAS:  –
TOPOGRAFIA: região montanhosa
CONDIÇÃO FÍSICA: Descansando…
DIAS DE ESTRADA: 14
DIAS PARADO (em descanso, turismo ou reportagem): 8
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 389 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 389 km

 

\\ comentários

  1. Iberê Baena Duarte

    Aconteceram sim batalhas em 1930 e 1932. Procure o fotógrafo Gustavo Jansson que tem fotos de combatentes gauchos sendo exumados em 1934.
    Um grande abraço e boa viagem

    • Elcio

      Olá, Duarte. Sim, tem razão. A que não aconteceu foi aquela específica em cima da ponte, que na época havia sido muito anunciada… tanto foi assim que o Barão usou isso para tirar um sarro… Abração Elcio

  2. Flavio Thenorio

    Tio, to atento a todo e qualquer movimento daqui. É realmente muito bacana ver as pessoas te ajudando do jeito que podem a realizar esse projeto. Bonita a cidade de Itararé, muito aconchegante! Alem de tudo tem o Barão Fanfarão rs Força nesse pedal tio!! Abração

  3. Roberto Rosso

    Eu já havia te alertado antes sobre peso desnecessário. Um ser humano precisa apenas de um céu como teto, ar puro para respirar, algo para comer ( o quenão é difícil conseguir ), um ideal para seguir e o horizonte para atingir (tentar rs rs). As pessoas tem mania de acumular um monte de coisas para se prepararem para a vida, acumularem riqueza, sem perceber que tudo o que possuem proporciona uma falsa sensação de segurança, mas o peso acumulado traz muito incomodo e sofrimento. Um milionário possui os melhores carros, aviões, iates, mansões, etc, mas tudo isso atrai muita inveja, muita preocupação, impedindo que ele sinta a essencia da vida, a liberdade, a verdadeira amizade, sorrisos. No dia que a doença chega, nem todo o dinheiro que acumulou o salvará e talvez no momento da passagem verá que tudo aquilo que possuiu o impediu de progredir e evoluir. Voce encontrará muitos andarilhos pelos seus caminhos, pessoas que nada possuem a não ser a liberdade. Liberte-se dos pesos, dos apegos materiais e sua volta ao mundo será menos sofrida.
    Estou de carona no seu sonho. Muita sorte pra voce.

    • Elcio

      Rosso, minha vida se resume a menos de 50kg. Acho que já estou monástico o suficiente… mas não tenho problemas em aliviar ainda mais a carga. É só achar que chegou a hora… abração Elcio

  4. Amilcar M. Claro

    Élcio, essa magia de que fala e que encanta a todos por onde passa, é a mesma que nos encanta, a nós que o acompanhamos diariamente, ainda que à distância. Hoje vou beber uma em sua homenagem e à cidade que o está abrigando, no Barão de Itararé, o barzinho na vizinha Peixoto Gomide (chegou a ir lá?). Seguindo viagem, companheiro, todos juntos.

    • Elcio

      Cheguei, Amilcar. Aliás, se bem me lembro é o Barão DA Itararé… hehe Vamos nessa, que o Brasil tá acabando mas ainda tem chão… Abs Elcio

  5. carlinhos

    Elcinho, meu amigo, talvés vc esteja sofrendo um pouco…mas vá em frente, não desista, que daqui esta uma delícia acompanhá-lo. bjbjbj…é a Má

  6. ERNANDO ALVES

    OLÁ AMIGO ÉLCIO! REALMENTE ESTE LUGAR AI E MUITO INTERESSANTE, MAIS EU MEDITEI MESMO FOI NO PAPO DO SEU AMIGO QUE FALOU UMA GRANDE VERDADE!As pessoas tem mania de acumular um monte de coisas para se prepararem para a vida, acumularem riqueza, sem perceber que tudo o que possuem proporciona uma falsa sensação de segurança, mas o peso acumulado traz muito incomodo e sofrimento. Um milionário possui os melhores carros, aviões, iates, mansões, etc, mas tudo isso atrai muita inveja, muita preocupação, impedindo que ele sinta a essencia da vida, a liberdade, a verdadeira amizade, sorrisos. No dia que a doença chega, nem todo o dinheiro que acumulou o salvará e talvez no momento da passagem verá que tudo aquilo que possuiu o impediu de progredir e evoluir.MEDITE NISSO TAMBEM ÉLCIO, SEU AMIGO ESTAR DE PARABENS!

  7. Andréa Lopes

    Pô Elcio, tá ficando difícil….dispensando Paula Fernandez e agora o Oba Oba?!:)
    Brincadeiras a parte, palmas pra vc e essa gente gentil que vc está encontrando pelo caminho. Q maravilha!

  8. Veralice

    Oiii Elcio, que gostoso ler mais um post cheio de novidades, como os vídeos p. ex.!!!
    Essa experiência confirma o que já sabemos, mas precisamos sempre ser lembrados, da generosidade das pessoas, que estende a mão na forma mais simples de solidariedade, embarcando no seu sonho, que passa a ser meu e no fim de todo mundo… menino isso pega, contagia!
    Que você encontre mais amigos.. apoiadores, cidades hospitaleiras nesse seu caminho, ops… quero dizer: meu caminho… ops… quero dizer: Nosso caminho! Deus te acalente 🙂

  9. luis

    Quando o Amilcar falou do bar na… Peixoto Gomide, é que me dei conta de que pensar no que estamos fazendo aqui é o mais potente combustível que vc precisa nessa empreitada. Vai Elcio!

  10. Augusto

    Cicloviagem com balada é meio difícil de conciliar, embora umas 2 ou 3 geladas no jantar caiam bem demais…

    • Elcio

      Pois é, Augusto. Mas uma vez mais, fugi da raia… dia desses não resistirei e vou cair dentro. Abração

  11. Iberê Thenório

    Putz, o mais louco é que você está conhecendo lugarezinhos que estão completamente fora dos roteiros turísticos. Adoro isso. 🙂

  12. Leonardo Colosso

    Muito boa a reportagem, e as fotos também, muito legais.Continua assim que logo, logo, você é um jornalista internacional !!
    Abração.
    Leo.

    • Elcio

      Ahahaha… o pior é que é mesmo. Daqui a alguns poucos quilometros, mas precisamente… abração Leão

  13. Marcelo Morales

    Olá Elcio
    sou ciclista com alguma experiência em longas distâncias, inclusive de reclinada. Torço muito pela sua empreitada e tenho algumas sugestões para vç tentar aliviar o cansaço muscular que parece sério, afinal dois dias para descansar de 60 kms é
    problema, qdo o pedal for de 100 kms então..
    – capriche nos alongamentos, especialmente nas articulações do joelho que é muito exigido na reclinada…faça várias x ao dia
    – o pedal de reclinada exige pouca força e alto giro nesse sentido o pedal clip seria muito importante, eu nunca dispenso.
    – vç desencostar do banco durante a pedalada muda um pouco o músculo utilizado e dá pra relaxar um pouco o músculo principal.
    – use uma pomada forte para dores musculares, sugiro calminex veterinário…sim colega, pomada p/ cavalos…já usei muito. Calminex comum é inócuo.Bengue gel tb é uma boa.
    – meias de compressão eu nunca usei mas falam que ajuda bem…
    – qdo puder procure um massagista, se for um bom profissional faz milagres
    – Reforçe o consumo de proteína p/ ajudar a regeneração muscular. Mas só com comida vç não consegue, precisa de um suplemento. Sugiro a albumina que é prático e barato. Consuma de manhã e antes de dormir pois é de lenta abs

    • Elcio

      Olá, mmoraabr. Gostei muito das tuas sugestões, principalmente alongamentos várias x ao dia e albumina. Clipe não vai dar, porque peguei bronca mesmo… e desencostar do banco também não, porque praticamente só há uma posição possível. Mas se houver dores musculares vou apelar para a pomada de cavalos, afinal isso aqui é quase uma cavalgada mesmo hehe. Obrigado e abração Elcio

  14. Francisco Martins

    Caro Elcio ALVES CABRAL,
    As descobertas continuam e cada vez mais interesantes….quanto ao comentário sobre uma bike mais rápida, acho melhor ficar mesmo com a tua, afinal pra que correr numa aventura tão gostosa? Queria tbém aproveitar pra dar uma sugestão; criar uma rubrica no teu site onde vc poderia colocar os endereços de todos estes lugares onde passa, restaurantes, pousadas, lojas de bike etc…acho que seria interessante para futuros bicicleteiros que quem sabe queiram seguir teus traços….

    • Elcio

      Olhaí, uma boa idéia, hein Chico? É um tgrampinho a mais, mas vale a pena. Vou considerar. Abração Elcio

  15. Francisco Martins

    coreção…. ALVARES CABRAL !

  16. Ronaldo Negro

    Elcio, com a novidade dos vídeos, com tão poucos recusrsos para produzí-los, porém técnicamente corretos e elaborados de forma jornalística pela sua experiência, estão muito bons e didáticos…
    Você é o Cara!
    Abraços;

    • Elcio

      Ueba, que legal. To mesmo precisando de confirmações como esta, na parte jornalística. Obrigado, Raonaldo

  17. Tony

    Parceiro! Certamente uma hora dessas vc vai ter que se livrar da maior parte do que carrega, as narrativas dos que fizeram longas travessias de bike dao isso como líquido e certo… pela frente vc terá distancias (trechos) mais longos e de maior aclive…sem filosofia de boteco mas, siga mais leve…cicloabraco

    • Elcio

      Olá, Tony. Sim, da mesma forma que já me livrei de 50% do que trazia, talvez ainda me livre de mais… sem problemas, só quero aguardar para deixar para trás as coisas certas… abração

  18. Diana

    Caro Elcio! Matei as saudades do meu cantinho…feliz por vc ter conhecido e ao mesmo tempo por apresentá-lo a todos os amigos!! Ví aos vídeos e ficaram muito bacana!! Fera como sempre!! Bjs!!
    PS: Tenho parentes no estado do Paraná e em Santa Catarina…qualquer coisa me dá um toque!! Bjs!

    • Elcio

      Beleza, Diana. É sempre ótimo saber que temos uma reserva de ajuda… Talvez recorra a você, mesmo. bj

  19. vitorio

    boas novas essas de que vc vai mudar de máquina, nós achavamos mesmo a escolha um tanto qto exótica. Pense em mudar tudo o tempo todo senão vc não vai se dar bem… em cada região há um requerimento técnico e vc é um só, tem que ir se adaptanto… meu tio fez isso e se deu bem…
    Bjs.

  20. Eliana Secco Vergos

    Oi primo !!! Adorei as reportagens… e que bom ter um dia de sol!!! O estado do Paraná é mais quente e com certeza dias melhores virão.Hoje é sábado 10:30 da manhã estou te escrevendo e ouvindo uma música que retrata bem o que voce está vivênciando, vou escrever um trechinho dela e pra mim ficará como tema da sua viagem,vamos lá: “Aonde estiveeeerrr espero que esteja feliz e encontre seu caminho. Guarde o foi booomm e jogue fora o que restooouuu. Pois acredito nos meus sonhos eu acredito na minha viddaa”… e por ai vai… tente ouvi-la é muito bonita, um beijo enorme e ótimo fim de semana primo!!!

    • Elcio

      Prima, se vc me revelar de quem é esta canção vai aumentar bastante a chance de eu vir a ouvi-la =) bjk

  21. vitorio

    Sou amigo da Paula Fernadez e liguei prá ela contando que vc estava muito cansado e não foi ver o show dela. Ela lamentou muito, disse que se vc tivesse ido ela certamente teria dado prá vc…
    Pena ná?
    Bjs.

  22. Edélcio - Dédo

    Eu acho que a magrela inclinada não foi feita para a velocidade mesmo. Nas comuns, o peso do corpo ajuda por que os pedais estão embaixo. Mudando de assunto, como é que você me perde o show da Paulinha?…

  23. antonio bernardino filho

    SEJA BEM VINDO A JAGUARIAIVA

    • Elcio

      Desculpe, Antonio. Seu comentário tinha ido para a lixeira por engano… já estou bem além de Jaguariaíva, mas fui muito bem recebido aí. Obrigado, abração e vamos juntos… Elcio

  24. antonio bernardino filho

    SEJA BEM VINDO A NOSSA JAGUARIAIVA

  25. eloi barboza neto

    Bom e falando de Paulinha…quase a ultima chance de vê-la pois na mesma noite ela acidentou-se, não foi grave. Mas do jeito que tá a agenda dela não demora muito e vcs se cruzarão, rs

  26. Sinesio

    Grande Elcio !! Lembra daquela musica que a gente sempre cantava em dupla com o Saulinho:
    …E a gentileza daquele povo
    Que a todos dispensa o mesmo calor
    Eu gosto da vida e tambem da cidade
    Mas sei que existe a felicidade
    Que deve ser filha do interior

    Do Belmonte e Amaraí

    Fica como homenagem a essa gente acolhedora que você tem conhecido Deus te proteja meu irmãozinho mais novo

  27. CARLOS

    EM ITARARÉ-SP,ESTÁ OCORRENDO UMA COISA MUITO IMORAL,FUNCIONARIOS QUE SÃO MAIS CHEGADOS AO PREFEITO OU COLEGAS DO MESMO,CHEGAM A GANHAR MAIS DE 100 POR CENTO DE GRATIFICAÇÃO ,EXEMPLO;SE GANHA 750.00 PASSA A GANHAR MAIS DE 2.00O,OO REAIS COM GRATIFICAÇÕES,PREJUDICANDO ASSIM OUTROS FUNCIONARIOS QUE NÃO SÃO TÃO CHEGADOS AO PREFEITO OU COLEGAS DO MESMO,PORÉM EXERCEM A MESMA FUNÇÃO ,ISTO SEM DUVIDA É IMORAL E VERGONHOSO ALEM DE SER DISCRIMINATÓRIO!E JÁ VEM OCORRENDO DESDE A GESTÃO ANTERIOR OU PREFEITO ANTERIOR E NADA É FEITO PARA MUDAR!

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter