UMA IMENSA POUSADA SÓ PRÁ MIM
Aí fui muito bem recebido na sede da secretaria municipal da indústria e comércio de Castro, onde deixei a bike em segurança e da qual segui de carro para as instalações da Pousada Canyon Guartelá, de propriedade do secretário, Sr. Izidro Constantino Guedes quem, generosamente, está me dando acolhida. A ida até a pousada foi outra viagem… vai-se por uma estrada de terra de cerca de 29 km por entre as montanhas, vales, pastos e paisagens onde a vista se perde. Pena que já era boca da noite. Mas devo registrar ter visto um dos mais espetaculares e inesquecíveis pores-do-sol desta minha efêmera existência. Não tive como parar o carro e fotografá-lo, infelizmente. E uma vez na pousada fui confortavelmente instalado num dos chalés debruçados sobre o Rio Iapó, onde no lavabo passei a esfregar freneticamente as roupas sujas com o sabão de côco comprado em Jaguariaíva especialmente para a ocasião.
Fiz a barba, tomei uma ducha revigorante e fui para o restaurante, onde me foi servido o jantar com distinta exclusividade – já que por ser meio de semana sou o único hóspede desta pousada imensa. Sendo noite, não tive como ver muita coisa e apenas pude ligar o meu SPOT para transmitir minhas coordenadas. O chato é que algo aconteceu e estas não mais estão aparecendo na página do projeto no Facebook. Não sei nem explicar nem consertar isso. Tenho tentado, porém é um saco de tarefa. Mas ainda deu prá conhecer o antiquário que é mantido sob o restaurante, onde há de tudo um pouco – de rádios a equipamentos de dentista – tudo à venda e muito interessante.
Pela manhã, devidamente descansado e sem dores nas pernas (Ueba), fui tomar o café e pude analisar o memorial construído em homenagem a Raul Seixas, com direito a estátua do ídolo.
Então recebi um telefonema da Veralice que, de São José do Rio Preto, está conseguindo abrir portas para o Projeto Rodas Livres com uma excelência ímpar. Tenho muito a agradecer à Vera, ao Elói, à Ana Paula e ao Luiz por essas incríveis virações. Por sorte, pude fazer já logo pela manhã mais uma reportagem-relâmpago para o site, enfatizando a utilização de cacos de cerâmica para a construção do piso da recepção e do restaurante, com entrevista com a gerente da pousada.
E então fui trazido pelo Bira, de pick-up Jeep, ao centro da cidade. Agora pude saborear a estrada em todo o seu esplendor. Uma vez mais lembrei-me de meu estritório na Av. Paulista e concluí que se não tivesse optado pela atual insanidade jamais transitaria pelos mágicos caminhos que venho trilhando. Chegando ao centro, almocei. E no restaurante descobri uma pequena novidade: um palito de dentes que numa das pontas foi embebido por uma substância com forte gosto de pasta de dentes. Genial
Caminhando pelo centro, fiz algumas fotos e internei-me numa agradável lan-house onde estou enfurnado há cerca de 4 horas – e não conseguirei concluir tudo o que tenho a fazer.
Ao meu lado, cinco adolescentes ocupam todas as demais máquinas compenetradamente jogando League of Legends. Minha cabeça ligeiramente dói e não vejo a hora de sair para o que restou do sol da tarde. Amanhã pretendo conhecer melhor as matas que pertencem à pousada que, vistas rapidamente, prometem um passeio muito agradável pelo sopé do Canyon Guartelá. A cada dia, mais constato o quão desconhecido me é nosso exuberante país.
RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 22. Setembro. 2011 / Quinta-feira (ÚLTIMO DIA DE INVERNOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO)
LOCAL: Castro, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 988m
TEMPO: Dia quente. Sem chuva.
TEMPERATURA: 13ºC – 24ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / –
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: região montanhosa
CONDIÇÃO FÍSICA: Excelente, fora uma ligeira gastrite crônica noturna
DIAS DE ESTRADA: 20
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 13
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 522 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 522 km
Elcio, que local interessante, aproveita…
Adorei a existência do antiquário e compossibilidade para compra das peças.
Abraços!
Elcio, traz pra mim uma máquina de escrever do antiquário, pega uma bem bonitinha, carrega ela com carinho que na volta da viagem te pago!
rsrsrsrs
Opa, xacomigo Ronaldo. E de presente vou te levar aquela cadeira de barbeiro, ok? =)
Companheiro, coisa boa, pode ter certeza que muitos de seus seguidores no Rodas Livres, onde, claro, me incluo, gostariam de estar aí participando dessa sua deliciosa loucura.
Pois é só subir numa magrela e sair pedalando, Amilcar =) hehe abração
É isso ai Élcio!!!! Qual será o próximo destino, que quero tentar arrumar uma guarida procê!!!!
Um abraço e estamos te acompanhando, virtualmente é claro!!!
Fala, Vanderlei. Legal, seguinte.. alguns amigos, independentemente, começaram a “produzir” alojamentos para mim. Então, um deles, o Luiz, deu uma organizada e criou um grupo no Google para coordenar os esforços – e tem dado certo, porque há comunicação e cada um ajuda um pouco: rodaslivres@googlegroups.com
Assim, se ficar legal para você, eu lhe pediria para entrar nesse grupo – aí fica mais fácil para mim me comunicar (para esse fim de alojamentos) com todos ao mesmo tempo. Você será muitíssimo bem-vindo =)
A próxima é Ponta Grossa, parto amanhã cedo faça chuva (o que tá parecendo) ou faça sol … heheh
Abração Elcio
E a notícia no rádio o dia todo: 22 de setembro, dia mundial sem carro. Só lembrei de vc cumprindo o objetivo do dia. Veralice encontrou a formula e tem sido a melhor RP. Como me conheces bem, já estou pensando em outra forma complementar de acolhimento nas cidades. Aguarde, pq tem muito Brasilzão à frente!
Veralice tá precisando de um help, Elói. Quanto mais ajuda, melhor. Vocês são absolutamente eficientes. Parabéns e obrigado.
Estou impressionada tb, qtos lugares bacanas…
Bjão procê e se cuida!!!
Né mes, Andréa? Também to adorando =) bjk
Good news! Acabo de testar, plotando o seu percurso Jaguariaíva- Castro no site e ele deu a altimetria. Mas o site pra bicicleta é outro: http://www.mapmyride.com
Muito legal. Estou apanhando um pouco, mas o básico já consegui. Essas ferramentas são muito úteis. Valeu mesmo, Augusto.
Elcio é um alívio sua postagem rsss.. agradeço o carinho!
Não é fácil articular a logistica de cada cidade, precisamos de voluntários, pois são muitas cidades envolvendo sempre muito trabalho, se manifestem please… que podemos trocar emails!!!
O Sr. Izidro foi de uma gentileza sem tamanho, já sou fan dele e certamente irei conhecer esse recanto, me interessei também pelas antiguidades 🙂
Próximo destino Ponta Grossa, quase tudo pronto pra sua chegada! Beijo grande e fica com Deus 🙂
Vera, imagino o perrengue que seja essa produção. De fato, precisamos de voluntários e fica aqui o apelo. O trabalho de vocês tem escancarado portas de um jeito que até parece que é fácil =)
Você tem o dom, parabéns. Deve ser a simpatia.
Bj e muitíssimo obrigado
Muito legal esse memorial construído em homenagem a Raul Seixas..
Tem ate estátua dele,rsrs..
Ate+
maluquez e lucidez… tudo a ver comigo =) Abração
Grande Elcio! Incrivel as fotos, o texto, a hospitalidade do povo brasileiro. Tb tô na garupa. Força na canela. Deus te abençoe. Bjok
Prima, por enquanto só to encontrando portas abertas (devo muito à minha maravilhosa equipe voluntária de apoio). S’imboraaaaaaaaaaaaa =) bj
OLÁ AMIGO ELCIO LUGAR MUITO INTERESSANTE ESSE ADOREI VER AS FOTOS DOS RADIOS ANTIGOS EU SOU FAN DE ANTIGUIDADES,NO SEU RESUMO CICLISTICO TEVE UMA OCORRENCIA SIM,RSRSRS {PARADO PELA POLICIA PARA UM CHECK-UP}BRINCADEIRINHA OK? ABRAÇOS ….
Pois é Ernando. Mas isso é ocorrência do bem hehe
Olá lindão,
Que lugar encantado, tudo isso acontecendo e eu aqui na praça….
Raul Seixas, adorooooo.
Que aventura louca e maravilhosa, quero conhecer este lugar e tantos outros que vc. apresentar. Meu guia preferido. rsrsr
Viva um dia de cada vez (ipsis litteris)hein.
Saudades,
Heee…. Aninha, bele? Pois é, loucura pouca é bobagem. Vê quanta coisa nova a gente vai descobrindo ao sair por aí? To curtindo muito mesmo. Só que dá umas saudades… =) bjk
Oi primo!!! Linda apousada, as antiguidades,o Raul Seixas e a moto, eu e o Benzão somos fã dele (maluco beleza) kkkk. Essa Veralice é um anjo mesmo hein !!! E o Augusto também está sempre antenado…que bom que esta tudo dando certo… um beijo pra voce primo boa noite e bom descanso.
Ah! esqueci de comentar: muito, mas muito linda a foto da Igreja Matriz, um céu azul e um colorido todo especial,digna de um poster…
É mesmo , Elinana. Das últimas cidades pelas quais passei, Castro é a mais bonita. bj
Ola Elcio, eu tbm estou te acompanhando! Tenho uma amiga super gente em Ponta Grossa, o nome dela e Marilyn da TV momento, se precisar procure por ela e diz que e meu irmão! boa sorte e continue errante brilhante!!!
Belê, Fernando. Se puder, já me manda o número dela. Assim, se rolar eu ligo para ela. Legal que vc tá junto na bicicleta, só não engorde que senão fica difícil de pedalar heheh abração
Que pousada gostosa hein!
Achei o site dela: http://www.pousadadocanyonguartela.com.br/ Muito boa!
Toca Raul!! :-B
Hehe… ela é enorme. 28km de terra, mas vale a pena.
Lugares bonitos, gente boa,ótima acolhida, apoio logístico.Que continue assim.
ABRAÇO .Jura.
Que pais maravilhoso nós temos !! Gostei demais da pousada. Acho que qquer hora vou passar uns dias lá. O Site o Cauê já me deu Abraços
Élcio vejo que está indo muito bem a sua viagem, as rotas que está fazendo na região sem dúvida está perfeita em questões de lugares e ocasiões. Um grande abraço e boa sorte em Ponta Grossa, ve se consegue ir até Vila Velha e também no buraco do Padre abraços Osmin
Grande Osmin. Já estou em PG, acabo de chegar. Valeu a dica, vou tentar visitar estes dois lugares. Sempre legal falar contigo. Abração
Grande Elcio,até que enfim uma pousada para chamar de sua.
Vai com fé meu caro.
Abraços
Ahaha… e aí, Nivaldo? Pois é… cada canto uma história diferente… tô adorando isso aqui. Brigadão por tudo e vamos nos falando.
Qdo achamos q já vimos td ou, pelo menos ouvimos falar, alguma pequena coisa surpreende né… Parceiro, esse palito de dentes é o ingresso desse costume (vício) ao século XXI…rs…show seu pedal. abraco
Detalhes que fazem a diferença… hehe