UMA MARAVILHA DA NATUREZA
Ontem concluí dizendo “vejamos o que consigo nesta terra em termos de pauta para reportagem”… pois hoje consegui reportar uma das coisas mais lindas que já vi… uma cachoeira de 200m absolutamente deslumbrante. Mas iniciemos o dia… Fui acordado às 6 da manhã pela barulheira vinda do recinto ao lado. Estou num quarto parede-e-meia com a cozinha, assim ao alvorecer começam as atividades, capitaneadas por um estridente liquidificador… já sabia que assim seria, pois fui advertido pelo proprietário de que esta era uma unidade barulhenta, porém a única em que seria possível guardar a bicicleta. Aceitei-a e agora não tenho do que reclamar.
Após um substancial café matinal dirigi-me ao centro da cidade, mais exatamente aos estúdios da Rádio Cacique AM, onde iria conceder uma entrevista ao Programa do Lobo, que atinge cerca de 100 mil pessoas em 26 municípios da região. Fui muito bem recebido e aproveitei para solicitar, no ar, a única coisa que me faltava… uma condução para ir até o Salto de São Francisco, uma cachoeira altíssima localizada a mais de 50 km da cidade. Pois então, ali mesmo já recebi uma oferta de carona, vinda do Mano Hood, que é outro apresentador da rádio e que se prontificou a levar-nos. Sim, porque o Lobo também quis aproveitar o passeio, já que o dia estava maravilhoso.
Fomos, o Hood e eu, até a Prefeitura, onde concedi outra entrevista para o Guilherme e a Camila, do setor de Comunicação. Por fim partimos para buscar o Lobo e adentrarmos os caminhos rurais que portavam à cachoeira.
Que prazer percorrê-los. Pela primeira vez vi uma estrada asfaltada de uma mão só… ou seja, não importa se você está indo ou voltando estará sempre na contra-mão e arriscado a uma ligeira colisão frontal.
Mas o caminho por entre pastos, bois, cocheiras, porteiras e araucárias era deveras mavioso aos meus olhos metropolitanos. Ao chegarmos, contudo, foi que recebi todo o impacto causado por uma cena natural de indescritível beleza.
Uma queda d’água de quase 200m em meio a imensos paredões de pedra, escondida dentre o verde de um parque conservadíssimo. Ao cair, a água formava um feérico arco-íris na base e uma cortina de spray que alçava vôo naquele vale imenso. Eu estava extasiado. Poucas vezes na vida tive a oportunidade de testemunhar uma obra de símile esplendor. Gravei minha reportagem grato por gozar de tão rica oportunidade.
Dalí subimos mato adentro cerca de 100m até uma segunda queda d’água, minúscula em comparação, mas não desprovida de charme, chamada Salto dos Cavalheiros.
E retornamos à cidade. Tendo o Lobo ficado em sua casa fomos, o Hood e eu, batalhar um almoço – pois no interior todos os restaurantes fecham às 14:00 e não às 15:00 como ocorre em São Paulo. Demos sorte e conseguimos um PF bem honesto. Despedi-me dele muito agradecido pela visão encantadora que me proporcionara e fui bater pernas pelo centro, disposto a conhecer a praça da Matriz. Não sei porque, mas para mim ir até a praça central é uma obrigação turística indispensável.
E agora estou numa lan-house. Satisfeito por poder levar aos meus queridos leitores este post positivo e uma espontânea reportagem.
Quero apenas reiterar a necessidade que o Projeto Rodas Livres está enfrentando de suprir de créditos Skype a Veralice, que é quem tem tornado possíveis todas estas armações. Queridos amigos, sejam generosos e ajudem-nos a continuar levando-lhes saborosas novidades diárias. Entrem em contato para saber as formas de apoio. Basta tão pouco…
RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 05. Outubro. 2011 / Quarta-feira
LOCAL: Guarapuava, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 1098m
POUSOS: 13
TEMPO: Sol ameno o dia todo. Sem chuva
TEMPERATURA: 11ºC a 26ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / –
OCORRÊNCIAS: conheci um lugar maravilhoso
TOPOGRAFIA: serras
CONDIÇÃO FÍSICA: Excelente, pernas um tantinho cansadas ainda pela serra de ontem…
DIAS DE ESTRADA: 33
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 22
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 748 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 748 km
Gmail funcionando….q blz e q blz de cachoeira!!!
Bom sentir vc positivo. rs
Bjão
Prá cima é que se anda, Andréa… hehe bjk
Positivo operante, capitão!
O Salto de São Francisco é mesmo impressionante, hein? Parece que do ponto de onde você estava fotografando não dava para pegar o início e o fim da queda em uma mesma foto sem grande angular.
Matou a charada, Dédo. Por um centímetro não dava mesmo… por isso é que além da geral fiz fotos de cima e de baixo… abração
Voltou a funcionar o mailing. Beleza. Avoé Cauê.
Basicamente, o cerne do projeto divide-se em piloto/repórter, bicicleta e site. Dos dois primeiros cuido eu. Do terceiro, não sei o que faria sem os préstimos do Cauê.
Ufa ja tava preocupado, não recebi link seu dois dias é a mesma que coisa que perder capitulo de novela na semana final…rsrsrs mas fico feliz junto com vc e compartilho essas maravilhas de lugares…
“Fé em Deus e pedaladas no asfalto”
Abç se cuida e esteja sempre com Deus…
Gê, niquiqui acontecer isso de novo, antes de sair comprando a coroa de flores dá uma olhada direto no site… hehe abração Thenorio
Eu passo por Guarapuava com uma certa frequencia e não conhecia este lugar, perfeito e parabéns! Vá em frente!
Moisés, depoimentos como o seu são muito estimulantes. Valeu mesmo, obrigado e vamos juntos… abração
E na garupa…
Essa cachoeira é linda!!! Colírio para os olhos.
abraço primo.
Que nem você era há uns aninhos, Rita… tás linda ainda? Deve estar… bjk primo
Olá Elcio, maravilhosa aventura que acompanho desde o principio e é hora de colaborar com créditos do skype pra não amargar a perda desse relato brilhante.Continue firme no pedal que há muita gente nessa garupa.
Grande Augusto. Obrigadíssimo por este apoio. Ainda não sei exatamente, mas assim que a Veralice me explicar, te passo a explicação. Isso deve ocorrer ainda hoje. E vamos que o Brasil tá acabando… rumo a CHINAAAAAAAAAAAAAAAAAA (onde a gente tá comendo mas não sabe se é vegetal ou animal) hehe
Elcio estou encantada com esse lugar, maravilhoso isso é Brasil!!!!
Legal a cidade abraçar o projeto e solicitar as entrevistas, que rendeu o transporte, que por sinal você estava muito bem acompanhado hein rssss 😛
Já estamos com um nobre colaborador e bora fazer contato com as cidades!
Cintia falou comigo hoje, deve enviar email a você!
Beijo e fica com Deus!
Tá tudo indo maravilhosamente bem, Vera. Ontem tive uma excelente notícia… acho que o Terra vai levar o site para dentro do portal. E eu, além de mais visibilidade e credibilidade, terei direito a um pequeno percentual dos anúncios gerados. As coisas vão ficando sólidas e devo muito a você. bjão
Putz Que lugar lindo cara, Eta Brasilsão de Deus.
Abraços
E já quase caindo fora dele, Borba…
Uma cachoeira linda , maravilhosa, dessa e você nem pra dar um mergulho com triplo mortal escarpado ?? Mas valeu pelas fotos e pelo dia ensolarado. Abração.
Mergulhar não mergulhei, não, Leão. Mas cheguei a comentar com o Hood e o Lobo que havia descoberto o local ideal para o caso de um dia eu querer me suicidar hehe (se tiver de ser, que seja em grande estilo). Abração
Quanta beleza…Brasilzão!!!Tá cada dia melhor…Continuo no seu calcanhar…Abração Thenorim.
Grande Little, lesgal que vcs tão curtindo. Eu também, e muito =) por enquanto ainda não me arrependi… hehe abração
ESTOU ESTASIADO!!!!!!
Também fiquei, Vanderlei. Ao vivo, além de lindo é impressionante. Abração
Elcio, caso verídico.
Na ZF, empresa de origem alemã, chegou da matriz um novo gerente de custos. Esforçava-se em aprender o nosso idioma. Em meio a essa empreitada começou a namorar nossa amiga Neila.
Um dia foram fazer um passeio numa fazenda e ele pra ela:
– Quêrrida, vamos namorrar lá no cocheira?
Minha amiga meio sem graça, negou. Mas o gringo insistiu:
-Você vai adorrar …
Não era cocheira, Arabal, era cachoeira…
Abração
Pois ela agiu errado, Zékalunga. Namorrar na cocheirra pode serr ton bon quanto na cachoeirrra, uai =) ahahah
Que lugar maravilhoso..
E outros virão, Ibraim =) abração
Elcio, aqui também voltei a receber seus informativos diários…
Realmente a cachoeira é maravilhosa, por mais que se tente fotografar e ou falar, nada se compara ao estar aí “ao vivo” vendo e admirando a força da natureza.
Falando das belezas, que “toca” feia é esta que te dá mais ainda credibilidade para o seu título de “mendigo internacional”?
Abraços;
Uai, aprendi com o Chico Anísio que a gente tem de se esmerar para compor o personagem, Ronaldo. =)
Muito legal, impressionate que isto exista…
Cara, se por video é bão, pessoalmente… é duca.
Boa noite Elcio.
Que lugar lindo!!Cachoeira maravilhosa.A cada dia viajo um pouquinho com vc.Que Brasilzão.
E rumo ao segundo aniversário.
Bjsssss
É mesmo, Andrezza. A gente fica enclausurado numa casa ou escritório qualquer e só o que vê mudar é a posição dos ponteiros do relógio. Enquanto isso, o sol brilha por sobre o imenso e rico território nacional… vamos desbravando. bj
Elcio, que cachoeira linda…. Pretendo visitá-la em minhas férias. Como ajudar com os creditos do Skipe? Qual o próximo destino???? Como disse seu amigo, não perco um “capítulo” desta “saga” …….
Grande Cláudio. É um prazer para mim, enquanto repórter, poder mostrar essas maravilhosas descobertas. Quanto aos créditos, estou aguardando uma explicação da Veralice, que é quem irá utilizá-los, para explicar tudo direitinho a vocês. Ainda hoje devo te dar uma resposta. Obrigadão mesmo. Um abraço Elcio
Cadê a priminha Eliana? Ela ia adorar essas fotos e a reportagem.
Prima querida não podia deixar de falar com voce…ainda esses dias eu e a prima Isabel falávamos de voce do PaulinPrima querida não podia deixar de falar com voce…ainda esses dias eu e a prima Isabel falávamos de voce do Paulinho e da tia Alzira, muita mas muita saudades mesmo por favor não sei se voce tem email mas vai ai o meu pra gente se falar um pouquinho mais ,eu iria ficar muito feliz em ouvir a sua voz. Meu email: elianavergos@uol.com.br e meu tel: res: (011)49901999ho e da tia Alzira, muita mas muita saudades mesmo por favor não sei se voce tem email mas vai ai o meu pra gente se falar um pouquinho mais ,eu iria ficar muito feliz em ouvir a sua voz. Meu email: elianavergos@uol.com.br e meu tel: res: (011)49901999
Se não servir prá mais nada, ao menos o Projeto Rodas Livres serviu prá fazer aparecer nossa querida Rita. =) bjs
É mesmo. A Elianinha, uma de minhas maiores incentivadoras, não pode faltar.
Rita Secco esse comentário saiu meio truncado mas é pra voce tomará que veja e se comunique comigo, ficarei aguardando.Beijo enorme em seu coração prima!!!
E quanto a voce priminho Edélcio estou aqui heheh, adoreiiiii as fotos e nem precisou dizer nada,pois, são de tirar o folego, jé tive a oportunidade de ver uma dessas em Gramado ou Canela não me lembro bem, mas foi em uma viagem com o Benzão em 1986 a cachoeira se chama Caracol e fica no Parque Knnor…muito muito linda mesma e são até parecidas. Mas voce perguntava por mim?? Olhe nos comentários anteriores e verá, eu já estava desesperada, pedindo socorro e noticias até por email,pois, estava preocupadissíma Deus me livre pensei que tinha acontecido alguma coisa, sei lá, eu não sabia que o Élcio ou o site não estavam funcionando, puxa que sufoco…agora estou aliviada, beijo no coração de cada um de voces primos queridos, estou com muita vontade de vê-los… Quanto a voce Élcio hoje o comentario foi mais pra Ritinha e pro Edélcio, mas não fique com ciúmes não, voce me deu um susto garoto num faça mais isso não,pois, já estou ficando velhinha para grandes emoções kkkk beijão pra voce também lindo!!!
Beleza, Eliana. Reuniões familiares são sempre bem-vindas. bj
Ah!! Esqueci de falar uma coisa,não querendo contrariar o Ronaldo que disse que sua toquinha” dá mais credibilidade para o título de mendigo internacional ” eu já acho que ficou muito legal em voce principalmente com os óculos, muito charmoso parece mais menino tá aprovado…
Entre agradar o Ronaldo, que é um barbudo feio, e vc, que sempre foi uma menina linda… desculpe, Ronaldo. =) bj primo
Que país maravilhoso esse nosso!!! Há tanto que se ver… Vale a pena os km de pedal morro acima. Lindíssimas fotos. Parabéns
Por enquanto, tem valido cada pedalada, Tony, morro acima ou abaixo, não importa =)
Adoraria ter te conhecido pessoalmente Elcio! Fantástica sua descrição do Salto São Francisco.
Tenha uma boa e bela jornada! estou por aqui te acompanhando!
Abraços….
Que bom, Marja. É um excelente indicador quando alguém ligado ao objeto reportado, como é o seu caso, fica satisfeita com a reportagem feita. Muito obrigado e parabéns pela linda e rica cidade. Elcio
Elcio a notícia do Terra é sensacional, eu imaginei que no decorrer do caminho algo assim pudesse acontecer, sempre tem os antenados no que tá rolando de bom!
E o que tá rolando de bom é o Projeto Rodas livres!!!!
Beijo!!!
Que legal, né Vera. No post de hoje vou contar a novidade. bj
..titio…isso é o sentido maior dessa vida…ser livre….e….
Fala, PH… pois é, véio, cheguei à mesma conclusão. Por enquanto ainda não me arrependi… =) Zuzuzen aí na metrópole? Vê se não some. Abração Thenorio
Então, nós aqui de Guarapuava, vamos ao Salto e voltamos de bike. 110 km de pura emoção, pelo menos umas 05 vezes no ano.
Ah, Jean, mas com esse AUDAX no nome… já é covardia né? hehe Deve ser um passeio maravilhoso, porque a estradinha é uma delícia (até onde tem asfalto, bem entendido…) abração
Fantástica Cachoeira Elcio. Um longo véu de noiva ao sabor da brisa serpenteando orvalhada ao longo da rocha ! Imagino como deve ser linda à noite Como fazemos para colaborar com os creditos ?
Grande Nésio. Rapaz… vc me fez pensar… será que dá prá vê-la à noite? Claro que sim, né? Numa noite enluarada, sem dúvida… tem razão… deve ser uma visão majestosa.
Para colaborar, eis a conta de depósito:
Banco Bradesco 237
Agência: 2740 – São José do Rio Preto
Conta Corrente: 000562-2
Favorecida: Maysa Aparecida Garutti Vello
Brigadão, Nésio
Grande abraço
Elcio
Já que o Zeca me incluiu ali mais pra cima posso dizer que no Cocheirra tem um até agradável perfume naturalíssimo ! Abraços
Namorrrarr ser bon em qualquer lugarrr =) Prost tutta la famiglia!
Erro de localização do salto. É Prudentópolis ele o Salto São Francisco é pra ser o 3º mais alto do Brasil
Pois é, Élio… pelo que vi a briga tá braba entre os municípios aqui prá saber quem é o pai da criança… segundo apurei, o São Francisco ficou mesmo prá Guarapuava. Mas não assino embaixo… não deu prá pesquisar o suficiente. Portanto talvez vc tenha razão. De qualquer maneira, espero ter estimulado os leitores a vir conhecê-lo. Obrigado pelo comentário. Abração
Elcio, não consegui conectar o site por alguns dias, problems in my computer. e hoje me deparo com a descrição e imagens deste lugar lindo e as boas novas do Terra. fico muito feliz,sempre acreditei que seria por aí, pedala que vem mais! suas histórias continuam ótimas! bjs
Beleza, Ciça
Legal saber q vc continua junto nessa =)
Bjão
Toda essa beleza… é o Brasil sendo descoberto pedalando
Gde Abraço
Fala, Achilles. Pelo menos um pedacinho do Brasil, né? Que o bicho é grande prá danar… hehe abração
Voltei Thenorio, deixei de ser spam-talho para o gmail.Bom saber que a aventura segue em grande estilo, obrigado pelas fotos e vou mandar uma graninha para Rio Preto.
Abraço.
Grande Jura. Brigado, irmão
Bom dia Elcio…
Parabens pela coragem e boa sorte nesse trabalho/aventura, mais estou passando por aki apenas para dizer-lhe, aki próximo a guarapuava, cerca de 60 km, na cidade de Prudentópolis, tem muitas outras maravilhas da natureza pra ti prestigiar, inclusive este Salto São Francisco pertencia a Prudentópolis até o ano passado, sendo que Guarapuava, conseguiu a posse, politicamente, como noticiam, sou morador prudentopolitano, apaixonado por esta terra e caso tenha oportunidade passe por ela, com tempo para conhecer este povo descendente de ucranianos e poloneses, os quais certamente lhe acolheram muito bem.
Um abraço e muita força para continuar sua viagem.
Olá, Sandro. Passei por Prudentópolis antes de Guarapuava e fiz uma matéria no Salto Barão do Rio Branco. Tá lá no site e chama-se “As Cachoeiras de Prudentópolis”. Estou a par das disputas pelo salto S. Francisco… é compreensível. O lugar é explêndido. Abração
Mandei cenzinho para esta conta, so que favorecido tem nome de marmanjo com final Vello e não Maisa.
Eita… então tem boi na linha, Jura
Só se for conjunta com o marido dela. Não sei…
Tens a aventura nas veias. Parabens, sou de Guarapuava-Pr., espero que tenha gostado de nossa cidade da nossa hospitalidade. Vai com Deus e sucesso nessa grande empreitada. Dirceu Silva – Radialista da Radio Cacique onde esteve.
Fala, Dirceu. Obrigado. Gostei mesmo de Guarapuava, uma das mais legais até agora. E fui muito bem recebido aí na rádio também. Grande abraço
a minha istoria é tudo verdade naci la onde se chamava antigamente fachinal dos cavalheiros meu avô era dono de mil e duzetos equarenta alqueires de terra en volta da queles saltos eu quando era guri eu os meos primos joguemos todas as pedras que ficavao soltan en volta da quele salto ai que saudades que nao volta mais jango
Pois é, João. A pedra atirada, o dia passado e a palavra dita não voltam mais. Temos de aproveitar muito bem cada segundo. Abs