OBRIGADO, AMIGOS
Ontem, ao escurecer, caminhei até o final da Av. XV de Novembro, uma das principais de Guarapuava, até o Parque do Lago.
Ali várias pessoas corriam ou andavam desestressadamente e juntei-me a elas. O local é bonito, embora para fazer jus ao nome de parque pudesse ter mais árvores.
Voltando ao centro, parei numa loja de fast-food atraído pela foto de uma cumbuca com sopa de espinafre. Foto enganosa, a minestra era rala e com gosto de sopa de envelope. Nisso ligou-me meu amigo Luiz Couto com informações sobre a organização da agenda de endereços do projeto, que ele está montando no Google Docs. Enquanto conversávamos, tive de atender outra ligação… desta vez era a Rafaella, do portal Terra, com uma excelente notícia: o Terra tem interesse em abrigar o site do Projeto Rodas Livres. Isso nos conferirá maior visibilidade, credibilidade e – para minha surpresa – lucratividade, já que passarei a receber, segundo ela, um percentual sobre os anúncios. Uau! Estamos ficando profissionais. Dia 31 de outubro entrará no ar a TV Meio-Ambiente (www.tvmeioambiente.com.br) , que também replicará nossas reportagens, com remuneração. E assim, vamos ganhando um muito bem-vindo espaço no universo virtual, bem como meios de viabilizar a permanência do projeto. Embora saibamos que, como disse Buda em suas últimas palavras, “tudo é impermanente”.
Hoje pela manhã acordei disposto a conseguir realizar duas reportagens da pauta que me havia sido gentilmente passada ontem pelo Guilherme, do Diário de Guarapuava: uma empresa de ônibus que lava a frota com água da chuva e uma agência de publicidade que promove a coleta e reaproveitamento de lixo eletrônico. Assim, mal ganhei a rua sob o sol da manhã e já liguei para a empresa de ônibus , tentando agendar uma entrevista. Expliquei o projeto e sugeri que visitassem o site. Disseram-me que me retornariam a ligação. Putz…
Sendo assim, vou aguardar dentro de uma lan-house, para ganhar tempo. Não queria ligar para a agência de propaganda porque temia que a empresa de ônibus retornasse deveras a ligação e aí as coisas se encavalariam… mas não. Fiquei bem umas 2 horas internetando e decidí ir até a agência pessoalmente.
Lá chegando, fui muito bem recebido e ao explicar os objetivos da minha visita acabei por sensibilizar o proprietário, o Elodir, a levar-me até onde os computadores coletados encontravam-se, num local distante, a Unicentro.
Enquanto aguardávamos a Andréia concluir alguns telefonemas que nos dariam a certeza de acesso ao depósito, pediram-me que traçasse para a posteridade algo numa parede já coberta de desenhos.
Senti-me intimidado, porque o nível de qualidade estava muito alto, mas tinha de comparecer. Então, pego assim de surpresa, meu cérebro expressou-se refletindo aquilo que tem sido a tônica do meu dia-a-dia ultimamente… e precariamente mandou ver a visão que tenho desde o banco da bicicleta.
Dali seguimos, o Elodir a Andréia e eu, até ao campus da Unicentro, universidade onde estão depositados os equipamentos. Fizemos a gravação, com a ajuda do Guilherme, que trabalha ali, e parabenizei-os não só por tamanha consciência ambiental mas, sobretudo, pela iniciativa. Todos os detalhes deste admirável projeto estão em www.lixoeletronicoguarapuava.com.br. Com eles peguei uma carona de volta ao centro da cidade, onde almocei e, sim, voltei para a lan-house. Antes, porém parei para um café na animada XV de Novembro a qual, guardadas as devidas proporções, me lembra uma rambla de Barcelona.
Ao sair dali, já 3 da tarde passada, pensei em ligar para a empresa de ônibus… mas ao conferir a carga da bateria do smartphone (25%) vi que seria temerário arriscar agendar algo. E desisti da reportagem, lamentando e dirigindo-me ao hotel – onde botei o talzinho para carregar. Espraiado na cama, assistindo no Nat Geo um documentário sobre o processo de envase das latas de Coca-Cola, atendi a um telefonema. Era o pessoal da empresa de ônibus… E então, já quase 4 da tarde mas com um pouco mais de energia na minha câmera (37%), fui para o terminal de ônibus no centro onde embarquei num coletivo com destino à garagem da empresa.
Outra vez fui muito bem recebido, outra vez gostei do que vi. Eles coletam toda a água da chuva e reutilizam toda a que escorre da lavagem de uma frota de 92 carros, lavados diariamente. Resultado: em menos de um ano o investimento se pagou e hoje já não precisam mais pagar taxa de esgoto. Que legal. Meu último dia em Guarapuava rendeu 2 excelentes materiazinhas.
Ao sair do páteo da garagem, o céu ameaçava desabar… o vento refrescara e fez-me desisti de voltar a pé, como tencionava.
Tomei outro bumba e quando cheguei ao centro, chovia.
Preocupei-me… choverá ainda amanhã? Será amanhã o primeiro pedal com chuva? Quem viver, verá. Para facilitar a vida de minha maravilhosa equipe voluntária de apoio, hoje estabeleci qual será meu itinerário nos próximos dias, daqui até a fronteira… Ficou assim:
1) Guarapuava – Cantagalo (81,5 km)
2) Cantagalo – Quedas do Iguaçú (88,3 km)
3) Quedas do Iguaçu – Capitão Leônidas Marques (86,5 km)
4) Capitão Leônidas Marques – Serranópolis do Iguaçú (89,3 km)
5) Serranópolis do Iguaçú – Foz do Iguaçú (75,6 km)
Então pela manhã partirei, faça chuva ou faça sol, para a gloriosa Cantagalo, por sugestão da Cintia (minha amiga de Ponta Grossa), já que minha idéia inicial era ir somente até Lagoa Seca. Mas, segundo ela, o local faz jus ao nome e não oferecerá boas condições de hospedagem. Melhor esticar um pouquinho a pedalada…
Quero encerrar agradecendo imensamente a cinco pessoas que se manifestaram no sentido de atender ao apelo que fiz, ontem e anteontem, por recursos: Edélcio Thenorio, Sinésio Dozzi Tezza, José Claudio Rosas, Augusto Andrada Sobrinho e Tony Berlini. E tomo a liberdade de reproduzir seus comunicados de estímulo:
Arabal, gostaria de colaborar. Dê-nos as coordenadas. Como é que eu transfiro créditos? Poderia depositar em uma conta? Abração Dédo (Edélcio)
Fantástica Cachoeira Elcio. Um longo véu de noiva ao sabor da brisa serpenteando orvalhada ao longo da rocha ! Imagino como deve ser linda à noite Como fazemos para colaborar com os creditos ? Sinésio
Elcio, que cachoeira linda…. Pretendo visitá-la em minhas férias. Como ajudar com os creditos do Skipe? Qual o próximo destino???? Como disse seu amigo, não perco um “capítulo” desta “saga” ……. José Claudio
Olá Elcio, maravilhosa aventura que acompanho desde o principio e é hora de colaborar com créditos do skype pra não amargar a perda desse relato brilhante. Continue firme no pedal que há muita gente nessa garupa. Augusto
Parceiro, salve!
Todo mes deixarei 4 cervejas lá no bradesco. 10 reais, sei que é muito pouco pelo que estou aprendendo e curtindo com nossas aventuras, todo mes passo no caixa eletronico e pago a cerveja, depois vou a lotérica e faco um joguinho, quem sabe, né. Se eu ganhar te alcanco e vamos tomar essa sub zero juntos. Ciclo abraco. Tony
Aos demais amigos, informo que a conta para depósito dos recursos para a compra de créditos será informada através do em-mail:
veralice.v@gmail.com
E agora, companheiros, vou indo que já são 19 hs e ainda preciso encontrar um estabelecimento aberto onde possa comprar bananas. Estamos no interior e tudo fecha cedo…
RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 06. Outubro. 2011 / Quinta-feira
LOCAL: Guarapuava, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 1098m
POUSOS: 13
TEMPO: Sol o dia todo. Chuva moderada a partir das 17:30 hs
TEMPERATURA: 14ºC a 28ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / –
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: serras
CONDIÇÃO FÍSICA: Excelente.
DIAS DE ESTRADA: 34
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 23
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 748 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 748 km
Super Pedal de Oro, de Rodas Livres q/ bien que estas bien,y los reportejes super sensacionales, no me pierdo nada, q/ suerte q/ no alcance a depositar en tu cuenta p/ skype lo hago mañana,en la cueta de Maysa,todo mes un poco, MUCHA SUERTE AMIGO, HASTA LUEGO
Grande Átria. Muchas gracias, amigo. Vamonos juntos heheh abrazo
Excelente notícia!!!!
Conte comigo tb!
Bjo e boa viagem
Grande Andréa. Brigadão
Bj
Peralá Elcio meu amigo! Vim te alertar de um pequeno detalhe importante com relação ao trajeto proposto para os próximos dias!!!!
NÃO EXISTE MAIS O ACESSO, via Parque Nacional do Iguaçu, entre Capitão Leonidas Marques e Serranópolis do Iguaçu!!! Este caminho, por dentro do mato, é conhecido como Estrada do Colono e está fechado fazem mais de 20 anos. Portanto, vc precisa repensar seu trajeto, indo de Capitão em direção à Cascavel e depois ir em direção à Foz do Iguaçu… 😉 Abraço, Rubiam.
Putz, Rubiam. Quase que o Google Maps me derruba… ainda bem que tenho amigos. Vou refazer o roteiro, ao que parece passando por Medianeira.
Obrigadíssimo e abração
Elcio
Fala meu amigo, espero que vc esteja lendo meus comentários e aproveito para dizer que amanhã vou depositar uns R$ 20,00 naquela conta no Bradesco, é pouco mais a intenção é das melhores, não perco um capitulo dessa aventura e eu que pensava que só Ubatuba é lindo. rsrsrs
“Fé em Deus e pedaladas no asfalto”
Eita, Gê. O Brasil inteiro é um show de bola… Brigadão, meu irmão. Bjs Thenorio
oi Elcio!
Não tem pic nic sem formigas… e não vai ter viagem sem chuva. Então, vá em frente.
abraço
Mas até agora consegui fugir dos dois, prima =)
Boa sorte garoto, vou dar uma forcinha.
Bjs.
Já tem dado, Vitorio… bjão
Elcio, a imagem da “estrada” já impregnou em sua mente….achei muito legal seu desenho. Também vou depositar na conta indicada. Abçs e boa sorte.! E tempo:tbém faço minha ‘fézinha’….se emplacar, descolo uma bike e e alcanço………
Ahahaha… vai dar certo, Claudio. To torcendo e te esperando… obrigado e abração
Viu só como essa coisa pega Elcião !! Unidos jamais seremos vencidos !! Beijão cara !! De irmão !!
Grande Nésio… é… tá ficando legal. Espero que continue assim… bjão proce tb
Estou ca a conversar com meus botões, voçê correndo o mundo levantando questões ambientais, informando, denunciando e alertando.
E eu esta semana trabalhando na Usiminas (antiga cosipa) em Cubatão que ja foi considerada a cidade mais poluida do mundo e nos anos 80 se ouvia falar de crianças que nasciam com ma formação cerebaral por causa da poluição,informo que de la para ca, muito coisa foi feita, mais que ainda há um passivo ambiental muito grande, como metais pesados depositados nos fundos dos rios e mangues e enquanto energizamos um transformador para receber 345000 volts de uma linha de transmissão, assisto a uma nuvem de pó de ferro gusa se misturar com as nuvens do criador ao mesmo tempo que um bando de guarás vermelhos sobrevoam nosso canteiro de obra,alimentamos tié sangue com frutas, observamos uma cobra engolir a rã e a capivara assustada mergulhou no mangue.SOBREVIVENCIA AMIGO.
Cubatão, um dia já considerada o cú do mundo, graças à Cosipa, agora melhorou de situação e já alcançou o status de umbigo. Tá subindo…. abração, Jura
Oi primo !!! Ontem dia 06/10/11, passei a tarde toda com o Benzão e o irmão dele no Salão Duas Rodas que vai até no domingo,muitas motos, peças, acessórios e bicicletas de marca e profissionais,me lembrei de voce, esta sendo lá no Anhembi e estava lotado !!! Bem ao que me parece a próxima etapa vai ser um pouco mais longa 81,5 Km, então da-lhe bananas, mixiricas e granólas e força na peruca, estamos junto com voce beijo grande primo…
Legal, prima. Por enquanto positivo e operante. Câmbio =) bj
Grande Elcio,
maravilha estas reportagens. Cada vez mais me identifico com o seu projeto, mostrar as coisas boas que acontecem neste Brasilzão de meu Deus.
Sugeri, em e-mail, para o Elói, e fica aqui uma sugestão para os demais membros desta confraria, da possibilidade de organizarmos uma viagem até Foz do Iguaçu,e comemorarmos o fim desta primeira etapa do seu projeto, quando de sua viagem ao Paraguai. Posso ver com as operadoras de viagem se consigo um bom preço para um pacote de fim de semana, para tal mister, necessito de um número de pessoas interessadas.
Se gostarem da idéia, é só entrar em contato.
Abraços
Bem, eu adorei a idéia e só posso esperar que vingue. Parabéns pela idéia, Nivaldo. Tô esperando vocês lá… hehe Abração
Parabéns pela iniciativa e boa sorte na empreitada (rs). Por hoje vc escapou da chuva, mas já ela vai te pegar.
Pena só ter visto a notícia sobre sua estada em Guarapuava hoje quando vc já esta nos deixando.
Creio que deve ter ouvido falar que quem bebe a água da Serra da Esperança sempre volta.
Abraços
Então dia desses estaremos de volta, Tales. Gostei muito da sua cidade, mesmo. Abração Elcio
Amigos, boa tarde!
Quero informar que já recebemos o suficiente em créditos para skype, um total de R$ 150,00 até o momento registrado no meu email.
Portanto não precisam mais fazer nenhum depósito na conta divulgada acima.
Se quiserem contribuir diretamente com o Elcio, há uma aba no site informando como proceder.
Bom fim de semana a todos! 🙂
É isso aí. Já viram o nível de honestidade? hehe Pára de botar grana aqui, gente, que já não tem mais onde guardar.
Mas, essa Guarapuava é grande (ou é impressão minha, pelo menos é a impressão que passa pelas fotos; me pareceu uma cidade bonita também). Boa viagem a Cantagalo –e boa chuva (proteja-se). Abração (sigo nessa garupa virtual)
Guarapuava é uma das mais legais pelas quais passei até agora, Amilcar. Gostei mesmo.
Élcio, vc é muito modesto, seu desenho ficou lindo!!! Sentado na bike, olhando prá frente, sempre buscando ir além do horizonte… E assim voltará um dia, prá alegria geral!!!
Em tempo: solicitei o estorno no meu cartão do apoio ao Projeto Rodas Livres no Catarse e, espero em breve, transferir o valor para a sua conta. Abração. Boa Sorte no Sol ou na Chuva!!!
Puxa, Alcione, desculpe por este inconveniente… isso foi uma coisa que realmente não funcionou. Ainda bem que o projeto está funcionando assim mesmo… Mas obrigadíssimo pela força que vocês tem me dado. bjão