\\ Blog diário de bordo

7 Oct 2011

CARREGADO, 80 KMS AINDA SÃO DIFÍCEIS

Não choveu, ao contrário, fez um sol explêndido durante todo o dia.  Sai de Guarapuava às 8:00 hs, como de costume, e após poucas pedaladas já ganhava a BR-277, conhecida como Grande Estrada.  Tudo normal, digno de nota apenas um out-door que considerei absurdo:  à beira do asfalto um anúncio de cachaça com os dizeres “Tá na hora de Jamel!”…

Ou seja… isso pode ser interpretado assim:  “Caminhoneiro amigo, encoste sua carreta, jamanta, bi-trem ou o que lá seja, carregado com umas trinta e tantas toneladas e vá tomar uma pinga”.  Aliás, por que não duas, já que o cartaz não especificava quantidade?  Só posso pensar que De Gaulle estava certo quando disse não ser este um país sério.

Hoje não vai dar prá escrever muito…  já são mais de 18:00 hs e combinei com a dona do hotel que estaria de volta lá às 19:00 hs para o jantar…  E não adianta tentar voltar à lan-house à noite porque ela estará fechada.  Mas faço questão de deixar um registro.

Comecei a pedalagem todo pimpão, disposto mesmo.  O dia estava maravilhoso, eu estava descansado, não estava chovendo e nem doendo nada.  Que maravilha.  Portanto decidi pedalar direto até metade dos 82 kms previstos até Cantagalo.  E vim pela movimentada rodovia notando que não havia nada…  raramente um posto de gasolina, nunca uma habitação… sombra, portanto, nem pensar.  E aos 40kms começava a preocupar-me quando, providencialmente, havia uma Casa de Apoio ao Usuário, da concessionária EcoCataratas, fresquinha e pronta para uso.  Ufa!

Não tive dúvidas… estacionei e fiz meu lanche abrigado do sol, sob o galpão.

Aos 58 km, quando já começava a sonhar em chegar, notei que o pneu traseiro estava furado.

Bem.. paciência.  A primeira providência é chegar até a sombra daquelas árvores, logo ali à frente…

Cáspita… calculei que perderia uma hora para trocá-lo. Doce ilusão.  Eram 13:20 hs e só retomei o asfalto às 14:40 hs, tendo empregado na tarefa, portanto, uma hora e vinte muinutos.  Mas troquei-o sozinho.  Estava na dúvida se consertava a câmara sem desmontar a roda ou se a desmontava e trocava de câmara.  Optei pela segunda alternativa e mandei bala…

Bem… isso nunca será algo simples, rápido ou fácil.  Mas deu certo e enriqueci meu cabedal de conhecimentos biciclísticos.  Foi o quarto pneu furado, 2 dianteiros e 2 traseiros.  Quando concluía o conserto, toca o celular… era meu grande amigo Emerson, que comentou que as reportagens estão agradando o povo.  Partindo dele, um jornalista que respeito, fez-me muito bem nossa rápida troca de idéias.

Porém, quando faltavam cerca de 10 km para chegar comecei a perder forças…  o problema é que isso acontece de supetão…  estou bem e de repente começa a dar vontade de desmontar da bicicleta a cada ligeiro aclive.  Para complicar, a água acabou-se.

Vim me arrastando, perguntando-me como é possível estar tão bem pela manhã e assim destruído à tarde.  Num determinado ponto a sede falou mais alto e fez-me lembrar de que ainda tinha 5 mixiricas no alforje.  Encostei na entrada sombreada de uma chácara e devorei-as todas, 2 murcots e 3 mimosas.  Sendo doces, entretanto, eram apenas um paliativo temporário.

Assim, faltando um quilômetro paro trevo de acesso a Cantagalo, desisti de continuar sedento e parei num mercadinho.  Pedi uma garrafa de água natural, tomei-a de virada, paguei e já ia saindo quando um senhor com um jornal na mão me pergunta:  “Esse não é o senhor?”.  Olhei e me vi num canto da página, com foto e tudo.  Supus ser o Diário de Guarapuava, órgão para o qual concedi uma entrevista, mas estava tão alterado que não me animei a espicular mais.  Disse algumas palavras de agradecimento e voltei para a estrada.

Umas pedaladas e já adentrava a pequena Cantagalo, a menor, creio, localidade das que parei desde que saí de São Paulo.

Aqui já tinha alojamento garantido graças aos préstimos da Veralice e do Sr. Valdir Baltokoski quem, gentilmente, nos enviou um e-mail oferecendo apoio.

Adoraria escrever mais e melhor, mas se o fizer não sobrará tempo para postar as fotos.  Bye.

 

RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 07. Outubro. 2011 / Sexta-feira
LOCAL: Cantagalo, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 840m
POUSOS: 14
TEMPO: Sol o dia todo, moderado pela manhã e forte à tarde. Sem Chuva.
TEMPERATURA: 16ºC a 28ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 83 km
MÉDIA: 9 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 54 km/h
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: 08:00 hs / 17:00 hs
OCORRÊNCIAS: pneu traseiro furado
TOPOGRAFIA: serras
CONDIÇÃO FÍSICA: Excelente, mas muito cansado.
DIAS DE ESTRADA: 35
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 24
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 831 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 831 km

 

 

\\ comentários

  1. Roberto Rosso

    Esta aventura tá mais interessante que as novelas da globo.

  2. Marcio Nunes

    Vamos pedalar aee Elcião, tô acompanhando o blog.
    Abrass

    • Elcio

      Iaê, Marcio. Blz véio? Exercício não é só dar porrada em neguinho não… pedalar tb faz parte hehe abração

  3. Edson Zeca

    Ô Roberto Rosso! Mais interessante que as novelas da Globo…
    Nâo desestimule o Elcio senão ele chuta o pau da barraca e nos deixa na mão.
    Abração e bom fim de semana, Elcio, Roberto e demais comentaristas.

    • Elcio

      Por enquanto não me passa pela cabeça chutar o pau da barraca, Zéca. E competir com a Globo é gostoso, mas no fim a grana fica com eles hehehe abração

  4. wilson Roberto Zorbha Maziero

    Élcio avalie se não é o caso de você fazer uso destes isotônicos tipo Gatorade, este seu cansaço repentino pode ser perda de potássio ou outra coisa, é só uma sugestão.

    Abraços

    • Elcio

      O problema é que essas coisas custam caro, Borba. Sem dúvida que seriam muito bem vindas… quem sabe, um dia… abração

  5. Elói Barboza Neto

    eSplêndido! vc atingiu mais um objetivo!

  6. Marcelo Morales

    Élcio
    parece que vç está mesmo é com falta de combustível do meio pro final do pedal. Como alimentação é dificil na estrada sugiro maltodextrina diluída na água, é leve e alimenta, carboidrato puro à base de milho, muito barato tb. E água não deve acabar nunca mesmo.

    • Elcio

      Olá, Marcelo. Eu tomava maltodextrina para ir prá academia. Talvez seja a hora de retomar a prática mesmo. Gostar não gosto! É doce e isso atrapalha, mas valeria a pena se resolvesse o problema da “queda de energia”. Bem lembrado, acho que vou comprar na próxima cidade grande. Abração

  7. Alexandre

    Elcio,
    Se eu não me engano seu pneu já furou umas 3 vezes … Vc esta utilizando fita anti-furo ?
    Ela é colocada entre a camara e o aro , eu utilizo sempre nas minhas viagens , faz tempo que não troco uma camara , acho que vale pena instalar, caso vc não esteja usando. Custa em média R$ 40,00 reais cada uma.
    Um abraço
    Alexandre

    • Elcio

      Alexandre, estou usando não só fita entre o aro e a câmara como também entre a câmara e o pneu. Mas não tem jeito… ainda to pra ver volta ao mundo de bicicleta sem furos nos pneus… hehe abração

  8. luis

    Elcio, tô curioso com o cara que vai surgir disso tudo. Torço prá que faça todo o trajeto. Até aqui vc ainda é o Elcio de sempre. Vai, mano. Um forte abraço

    • Elcio

      Talvez eu seja sempre o Elcio de sempre, Luis. Mas um pouco mais enriquecido por tanta coisa e gente boa que tem surgido no meu caminho… abração

  9. Vanderlei Torroni

    Olá Élcio,

    Parto amanhã para minha jornada de 2.500 pela Argentina e Uruguai.

    Vou acompanhar remotamente.

    Boa sorte para nós dois.

    http://vjtorroniliberdade.blogspot.com/

    • Elcio

      Aê, Vanderlei. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Muito bem! Gostei dos alforjes e do guidão hehe BOA VIAGEM!!! E vamos nos visitando mútua e virtualmente. Abração

  10. Veralice

    Elcio que bom chegou bem!!!
    Tenha uma boa estadia nessa simpática cidade cheia de gente amiga!
    Beijo e fica com Deus!

  11. Leonardo Colosso

    Congratulations , pelas fotos e pela administração do pedal. Tambem, particularmente, por “me portar” contigo no caminho.Abração.
    Leo

  12. Amilcar M. Claro

    Não vá cair em tentação com aquele cartaz, hum… Parabéns, companheiro, e toda a força.

  13. Mano Hood

    É amigo lembro-me bem de perguntar dos pneus furados, não precisava logo mostrar-me rsrsrs, abração e continue firme!!!

  14. tony

    Parceiro, sei que vc deve usar aquelas fitas antifuro nos pneus mas, tbm uso e fiquei surpreso a primeira vez que tive o pneu furado, mesmo usando as fitas. Percebi que geralmente os furos, nesse caso, são provocados por objetos bem pequenos que vão penetrando aos poucos com kms de rodagem comprimindo. Fui aconselhado a dar uma boa olhada no final da pedalada (ou ao ressucitar), alicate na mão e vc verá sempre um pedacinho de apara de aco grudada… Viver é perigoso. Pedalar então… O desenho ficou bacana, notei que vai direto a montanhas…rs…Bõa Sorte!!! E, água sempre! Abraco

    • Elcio

      Pois é… uma checagem nos pneus antes de guardar a bike é uma excelente idéia. De fato, o arame era 1 fio só de aço finíssimo, quase não achava… abração, Tony

  15. Nivaldo Pereira

    maravilha meu caro Élcio, muito boa esta sua sacada sobre a anúncio na estrada. É de reportagens assim que precisamos.Depois vem as emissoras de tv lamentar o número de acidentes nas estradas depois dos feriados prolongados.
    Continue firme meu caro, estamos torcendo por ti.

    Abraços

  16. renato Ladeia

    Olha aí o nosso viajante solitário penetrando no Brasil profundo dos grotões. Acho que as suas aventuras estão ficando melhores do que as do Amyr Klink.
    Abraços

  17. RITA SECCO

    Primo!
    A FISIOQUANTIC, empresa de Maringá, quer apoiar o projeto com a reposição dos minerais que voce precisa para não sentir este cansaço súbito.
    Mas não sei como enviar isso para voce.

    • Elcio

      Po prima, q legal! muito mesmo. Ora, eh soh eles entrarem em contato comigo, atraves do projetoradaslivres@gmail.com ou do 11 8519-5096. Mas se vc esta se referindo a como enviar os produtos, bem… Creio q terah de ser para a posta restante de alguma das cidades pelas quais passarei em breve.
      Dia 10 vou p Guaraniacu
      Dia 13 vou p Cascavel
      Dia 16 vou p Matelandia
      Dia 19 vou p Foz do Iguacu
      Brigadissimo. Bj
      Primo

  18. Flavio Thenorio

    Fala Tio… Estava fazendo umas contas aqui. Você tem um pneu furado a cada 207km rodados aproximadamente. Isso é um numero importante, pois da pra tentar prever alguma coisa. Tente verificar o que pode fazer essa média subir, trabalhar em cima de números é muito util. Tente descobrir m relação a outros ciclistas, se essa é uma média aceitavel etc. Indicadores são muito importantes quando se faz algo que requer profissionalismo. Adotando as “melhores práticas possivels” da pra ir mais longe com menos contra-tempos! Estamos aqui na cooooopilotangem tio rs Grande Abraço!

    • Elcio

      Ahaha… não tinha pensado em fazer esta média. Boa idéia, Flávio. É… acho que tá furando demais pro meu gosto. Se alguém aí que estiver lendo spuber informar se 207 km por furo é uma média boa ou ruim, por favor se manifeste.

  19. Carla

    Parabéns Elcio!! sou de Prudentópolis e te vi na rua tirando foto das casas, mas nunca imaginei do q se tratava, que pena, apenas hj descobri seu blog, seria uma honra poder tietar, rsss! Deus que te acompanhe… (ficarei na expectativa de novas atualizações. Abraço!

    • Elcio

      Olá, Carla. Teria realmente sido legal se tivéssemos nos falado. Viajar assim é bom, mas solitário. As atualizações são diárias (até quando houver lan-houses por perto) e agora então podemos seguir juntos. Obrigado, bjão

  20. juracir h caixeta

    Thenorio, será que não está na hora de passar por uma avaliação médica ou com nutricionista para saber a causa do cansaço súbito ?E tome Jamel, mate e morra na estrada,Brasiiiiiiiiiiiiiillllllllll.

  21. Eliana Secco Vergos

    Oi primo!! É 83 Km não é brincadeira não…cuidado pra nao ultrapassar os seus limites sejam eles fisícos ou psicológicos a jornada é longa. De certa forma estas indo para uma guerra e sendo assim terá que escolher os parceiros certos, tirar o melhor de cada um e ter sensibilidades para se desfazer do desnecessário… Beijo grande lindo fique com Deus!!

    • Elcio

      Já estamos travando várias batalhas que aparecem no caminho, prima. Até agora, sem baixas exceto as materiais…. bj

  22. Sinesio

    Meu querido irmão Elcio. E os creditos, estão chegando ? Até amanhã o meu já estará colocado. Abração e continue com Boa Viagem !

    • Elcio

      Nésio, confesso que não sei, porque a conta fornecida é da irmã da Veralice. Mas pelo que tenho lido, creio que sim. Obrigadíssimo não só pela grana mas por estar viajando junto.

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter