\\ Blog diário de bordo

8 Oct 2011

TRAJETO ALTERADO

Assim, após me arrastar de cansaço pela BR-277 por um longo trecho, acabei dando com os costados na gloriosa Cantagalo, uma localidade que abriga cerca de 13 mil almas, sendo ⅔ na zona urbana.  Adentrei os limites da cidade e já tratei de recolher-me aos meus aposentos, no Hotel Sonho Real onde, como de hábito, dei-me à faina de lavar roupas.  Concluí a lida esfregando a roupa com a qual nasci, minha pele, e sai para internetar o post nosso de cada dia, pois já eram quase 18:00 hs e em breve tudo fecharia.

Ao retornar ao hotel crente que me aguardava um jantar, como havia sido combinado com a D. Inês, a proprietária, fui informado que o Valdir, quem nos havia viabilizado o alojamento, passara por lá e deixara instruções para que o jantar não fosse feito, pois ele iria me levar para uma pizza com um seu amigo.  Então pus-me a aguardá-lo.  Quando chegou estava só, porque o amigo tivera um compromisso de última hora. Mas com a fome com que eu estava, após um dia inteiro de pedalagem, importava mesmo era ingerir com urgência algum carboidrato.  Assim, fomos o Valdir e eu ao local mais animado da cidade, onde nos foi servida uma pizza meia margherita, meia pinhão.

A escolha foi minha, e escolhi pinhão porque era realmente uma novidade, fruto da criatividade brasileira com a culinária regional.

Valdir & eu

Valdir & eu

Mais tarde haveria ali uma banda tocando, mas o cansaço era grande… então agradeci ao Valdir, que além de empreendedor é um cara magnânimo com idéias grandiosas, e fui para a cama.  Mal cheguei e já caí nos braços de Morfeu, deus dos Sonhos, um dos mil filhos de Hipno, deus do Sono, filho de  uhaaaaaááá (bocejo)… capotei.

Pela manhã, como combinado, o Valdir veio novamente com sua bicicleta, que há anos ele larga em qualquer lugar público e jamais foi roubada, para irmos à Rádio Cantagalo, onde eu concederia uma entrevista.  E assim foi feito.

Dali fomos conhecer as novas instalações de uma confecção de jeans, que trabalha fazendo as costuras para confecções do Brás, e após internei-me na lan-house para responder às muitas mensagens que já se acumulavam.

Também aproveitei para refazer meu roteiro para as próximas pedaladas, já que fui avisado que o que traçara anteriormente passava por estradas que estavam fechadas desde 2003… (quase me meto numa fria).   O atual ficou assim:

10.10.11 (2a. feira) / Cantagalo – Guaraniaçú (93 km)
13.10.11 (5a. feira) / Guaraniaçú –  Cascavel  (74 km)
16.10.11 (domingo) / Cascavel – Matelândia (70 km)
19.10.11 (4a. feira) / Matelândia  – Foz do Iguaçú (76 km)

O tempo refrescara demais e agora, 12:30 hs, ventava e chovia.

Após umas 3 horas de lan-house, fui ao restaurante da esquina para almoçar.  Comida boa, uma espécie de mini-rodízio de carnes.  E aí, por já não haver o que fazer, muito menos debaixo de chuva, fui para o hotel fazer nada – o que costumeiramente significa fazer a siesta.  Sabia que com o mau tempo o passeio ciclístico que o Valdir dissera que talvez houvesse estava obviamente cancelado.

Quando acordei dei-me a checar os e-mails no smartphone e havia um muito interessante, enviado pela minha prima Rita.  Dizia:

Primo!
A FISIOQUANTIC, empresa de Maringá,  quer apoiar o projeto com a reposição dos minerais que voce precisa para não sentir este cansaço súbito.
Mas não sei como enviar isso para voce.

Puxa, que legal!  Fico felicíssimo em constatar que o projeto Rodas Livres vem despertando este sentimento de credibilidade nas pessoas que o conhecem.  É o que há de mais gratificante, além da aventura em si.

Bem, a chuva amainara e decidi sair para ver a cara do dia.  Eram 16:00 hs e ainda chovia um pouco, assim paramentei-me com minha capa amarela – que me faz parecer uma lâmpada acesa passeando pela rua.  Chamava a atenção mais do que de costume, e isso não chega a ser exatamente agradável.  Então estávamos assim:  chamando atenção, numa tarde chuvosa, numa cidade com escassas opções de lazer.  Aproveitei para sacar algumas fotos e entrei na rodoviária para comprar uma água tônica.

Ao chegar ao minúsculo bar, um rapaz que tomava uma cerveja com um amigo pergunta:

-Tá com medo da chuva?

Ele sorria e queria fazer amizade… mas, sei lá, não gostei da pergunta negativa e respondi:

– Se estivesse com medo da chuva ficava em casa, não é?

Imediatamente o bar silenciou, arrependi-me um pouco mas vi que já não haveria como consertar a situação,  Então saí.  Mal pus os pés do lado de fora e todos explodiram em gargalhadas lá dentro. Ri também, ciente de que para ser um marciano completo aqui só me falta ser verde, sob a capa amarela.  Sim, com certeza foi por causa dela que as crianças apontavam para mim e riam no único ponto movimentado da cidade.

Agora, adivinhem, estou de volta à lan-house… não chove, mas a rua está molhada.  Não há perspectivas de lazer para hoje à noite e amanhã é domingo, com previsão de chover 24 vezes mais do que choveu hoje ( 24mm x 1mm).  Bem… cicloturismo é aventura em todas as suas vertentes.

RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 08. Outubro. 2011 / Sábado
LOCAL: Cantagalo, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 840m
POUSOS: 14
TEMPO: Nublado pela manhã.  Chuva o restante do dia.
TEMPERATURA: 16ºC a 27ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / –
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: serras
CONDIÇÃO FÍSICA: Excelente.
DIAS DE ESTRADA: 36
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 25
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 831 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 831 km

 

\\ comentários

  1. Amilcar M. Claro

    Bem que você poderia ter tirado uma foto sua com a discreta capa amarela, não?

  2. Edélcio - Dédo

    Dei umas boas gargalhadas sozinho aqui, imaginando a lâmpada. Por que você não pediu para alguém tirar uma foto sua, pra gente rir também?

  3. Veralice

    Elcio.. normalmente sou risonha.. portanto esse post me fez rir claro!!! rssss
    Deu vontade de comer a pizza de pinhão.. adoro novidades!
    você diz que caiu nos braços de Morfeu, eu costumo dizer que vou pro Vale.. Vale dos Lençóis rss
    Beijo e até amanhã!!! 🙂

  4. vitorio

    Cantagalo. Pois é, uma pequena mostra de que o mundo todo não é pura exitação.
    Há lugares onde o valor supremo é a paz.
    Bjs.

  5. Augusto

    Tô rindo sozinho aqui. Vendo a foto na rádio, achei que fosse você cantando na pizzaria…

  6. Bebel

    Também quero conhecer a capa lâmpada… Kd a foto? Aquela pizza deu água na boca! Bjos. Fica com Deus.

  7. Edson Zeca da Silva

    Arabal, cê vai me desculpar, mas melhor do que pedalar mundo afora, seria tê-lo como âncora dos melhores programas de nossa mídia.Mais gente teria o privilégio de acompanhá-lo.
    “O post nosso de cada dia”. Genial.
    Abração.

  8. Renato Ladeia

    Você vai passar por Londrina? Se for, vou ver se consigo acionar um antigo contato que tenho por lá.

  9. Renato Ladeia

    Elcio,
    Aproveite e mande a receita da pizza de pinhão que pareceu deliciosa. Vai ser uma contribuição para a difusão da culinária paranaense.

    • Elcio

      Renato, para ser sincero com os fatos, a pizza de pinhão – embora inusitada – deixa um tanto a desejar no quesito sabor. Isso porque o pinhão, tão saboroso quando consumido cozido, não passa esse seu gosto para a pizza, e o resultado é um tanto indefinido. Ainda sou bem mais uma margherita… hehe Abração

  10. Charles Zimmermann

    Esse nosso pais tem os fins de mundo que as vezes vamos buscar la longe… Fantastico seus relatos!

    • Elcio

      Grande Charles. Os seus também, my brother. Prá quem não conhece, recomendo a leitura de “Terra Estrangeira”, um saboroso relato de viagem pelos locais mais perigosos e improváveis do planeta. Eu sou aventureiro, o Charles é doido. hehe Abração, véio.

  11. Marta

    Elcião, oi, há quanto tempo não dava um pulinho no Rodaslivres, bom ter noticias tuas!! boa tambem a experiencia de sentir-se ET, entender isso e rir junto com quem rí de vocë, gente que nem nós faz alquimia com situações como essa, nunca reage tira de letra e toca o barco, adorei o relato! vc pedalando e nós também hoje de dentro do projac aqui no Rio numa exposição de parceiros inovadores, ai, ai, como se trampa ainda meodels, bora lá que tem muita estrada pela frente aqui também e um mar azul lá fora esperando a gente um oceano a cruzar esperando por você, tamos na área, bjao querido

    • Elcio

      É Marta… ficar rica dá trabalho… Aproveite bem o oceano aí, que o daqui ainda tá longe… alguns milhões de pedaladas heheh bjão

  12. Leonardo Colosso

    Estou admirando suas fotos, mas hoje faltou um autoretrato ( tá correto na nova ortografia ? )seu, de corpo inteiro, com a capa amarelo canário do reino, pintado de ouro solar, reluzindo amarelo feito banana madura.
    Abração.

  13. Andréa Lopes

    hahahaha….
    Bjão

  14. Eliana Secco Vergos

    Puxa primo lavar roupas nas condições em que voce está deve ser um saco!!! Mas estou aqui pensando como voce vai fazer quando as distâncias entre as cidades ficarem maiores e a infraestrutura for precária?? Será que voce vai conseguir se comunicar com a gente todos os dias?? Bom também posso estar pecando por excesso de preocupação deixá pra lá!!! Eu também quero ver voce com a capa amarela,deve ficar parecido com um quindim kkkk Beijo lindo e pode ter a certeza ( e eu estou falando em nome de todos que estão te acompanhando) que voce está desempenhando ao que se propôs muito, mas muito bem mesmo. Eu diria que de um limão tu estas fazendo uma limonada deliciosa para todos nós e tenho dito…

    • Elcio

      Pois é, prima. Vai faltar cama, privada, comida pronta e conforto… internet, então, nem se fala… os posts diários se tornarão quinzenais. Mas a saga continua. Bj

  15. Sinesio

    Grande Elcio ! Literalmente em CantaGalo, você cantou de Galo lá no boteco hein !? Dei risadas e fiquei imaginando como você se sentiu ! Mas tirou de letra não é ?

    • Elcio

      Fora o fato de termos perdido, a dupla formada pelo Leandro e eu, a nega de três… foi tudo perfeito, Nésio

  16. juracir h caixeta

    Vai haver mais chuva, sol, o frio dos Andes e piadas em espanhol.
    Relaxa Thenorio,Abraço.

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter