NAS GARRAS DA SAUDADE
E entre raios de sol, após terem percorrido mais de 150 milhões de quilômetros no vácuo, transcorreu meu último dia em Cascavel. Sou muito grato a esta cidade por ter me recepcionado de tão amigável maneira. Amanhã partirei… nos últimos tempos tem sido assim… estadas fugazes, tendo delas sido esta a mais duradoura. Por vezes, tamanha celeridade nos relacionamentos afeta-me os sentimentos. E fico triste. Sei lá… caminhei muito sob a luz da tarde neste dia, refletindo, mas estava invadido por um sentimento amargo, de pesar, perda, carência… Examinando-o, vejo que tem muito a ver com a impossibilidade de voltar a rever meus pais. Quase sucumbi ao desejo de chorar sem razão. Mas é apenas a vida que passa, como tudo um dia passará.
A jornada começou com a equipe de reportagem da TV Tarobá aqui à porta do hotel. Vieram fazer uma matéria que deveria ter sido feita à minha chegada e que ficou suspensa devido ao acidente sofrido no meu primeiro dia aqui. Hoje pude pagar a dívida…
Aproveitando que a bicicleta estava montada, resolvi ir com ela à fisioterapia, para a quinta e última sessão que farei, das vinte que o Dr. Sotine me havia prescrito.
Não tenho tempo para as demais. Devo retomar a vida nômade que deixei pendente ao dilacerar veias e músculos. Mas agora, com os tecidos parcialmente reconstituídos, pude sair pedalando em direção ao Colégio Itecne, onde fui recebido com júbilo pela molecada e pude passar-lhes um pouco da emoção que sinto em realizar este projeto.
Fui lá a convite do Prof. Ivo, que desenvolve um trabalho digno de aplausos ao incutir nos pequenos os fundamentos do respeito à natureza.
Gravei ali uma reportagem e parti cortando de fora a fora a gloriosa Av. Brasil em direção à minha última refeição no Galetto’s. À tarde, tendo guardado a magrela para caminhar um pouco, fiz questão de ir pessoalmente à SEMDEC – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde também funciona a COMTUR Conselho Municipal de Turismo, para conhecer a Vânia e agradecer-lhe todo o apoio que me proporcionou. Lá conheci também a Alande, que já tratou de providenciar-me um contato na cidade seguinte, Toledo. Muitíssimo obrigado a vocês por toda a atenção.
Na volta, deparei-me por acaso com a casa de Dirceu Rosa, um artista local que cria suas obras valendo-se de elementos ligados às mãos – ou aos dedos especificamente.
E então parei no supermercado para comprar o básico de que necessitarei para a viagem de amanhã e outros produtos faltantes: granola, bananas, mixiricas, castanhas-do-Pará, água mineral, aparelhos de barba, sabão de côco e – rendo-me – desodorante. Ao partir, havia abdicado de itens de toucador secundários tais como shampoo, condicionador, creme de barbear, enxaguatório bucal e desodorante. Mas deste último não quero mais prescindir, por óbvias razões. Para não caminhar carregando sacolas, tomei um ônibus e fiz a devida baldeação no terminal leste.
E agora estou ultimando os preparativos para a minha iminente partida, que se dará por volta das 08:00 hs da manhã, quando uma equipe da TV RPC me acompanhará nas pedaladas iniciais dos 46 kms que me separam do meu próximo destino. Por hoje é só… desculpem se revelei-lhes mais do que deveria. Por vezes a interação virtual é tudo o que me resta.
RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 26. Outubro. 2011 / Quarta-feira
LOCAL: Cascavel, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 781m
POUSOS: 16
TEMPO: Sol moderado o dia todo.
TEMPERATURA: 11ºC a 22ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / –
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: serras
CONDIÇÃO FÍSICA: Em recuperação, mas pronto para retomar o pedal
DIAS DE ESTRADA: 54
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 41
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 996 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 996 km
É isso ai Élcio. Tô ligado em você e aguardarei mais um capitulo da sua extraordinária viagem.
Logo mais estarei em São Paulo e acompanharei melhor as suas postagens.
Um grande abraço
Vanderlei Torroni
Vanderlei, eu tab to viajando contigo… já atravessei o Prata e só não gostei foi do preço da passagem…
“Quase sucumbi ao desejo de chorar sem razão” Como assim, sem razão ?? O coração tem razões , que a propria razão desconhece. E se o coração desejar, chore, chore. Não pense nem busque razões. Simplesmente chore. E agradeça por saber e conseguir chorar, e sinta-se leve, e alivie a saudade, porque é bom e faz bem.
Um abraço…quase lacrimoso.
É… a gente segura de idiota que é… Tens razão, Leão, há coisas que estão melhor se postas para fora.
Orgulho de vc meu amigo, sempre muito corajoso em se expor. Admirável!
Siga em frente, ainda tem muito por vir….
46 km, moleza hein!
Bjoo
Já eram, Andréa =)
Boa viagem,e se cuida!!!!
Pi, vc é um doce. bjk
sinta-se virtualmente abraçado.
Grande Maurão, valeu brother.
incite ao pessoal das tvs links das matérias onde passa.
Caro amigo você nunca estará só, ainda que de maneira virtual estaremos sempre juntos nesta jornada, mas quando a solidão bater à suas rodas
seja homem e CHORE se tiver vontade,
se for o caso choraremos juntos
Abraços
No fim chorei mesmo, Borba. Até lamentei não conseguir chorar mais. Abração
De que vale a razão, se ela nos tira a felicidade (epígrafe do meu filme).
Pedala, Elcinho! Sucesso nesta retomada das estradas.
A razão é relativa, Amilcar. E por vezes nos conduz a erros. Abração
Quando vejo o pneu murcho, queria que soubesse o quanto admiro sua escolha e como gostaria de experimentar uns metros disso tudo. Agora não tem mais distância ou tempo, agora é intenso ou banal. E oxalá seu caminho seja longo.
Longo ou curto, Luis… o que importa é viver o agora intensamente. Abração
Elcio querido!
Você controla o choro mas eu ao ler seu post de hoje me reservo o direito de chorar, como se sentisse o que sente!
À cidade de Cascavel devemos muito, às pessoas que te acolheram mais ainda, fico imensamente feliz de tê-las encontrado e acompanhado por todos esses dias o carinho, a maneira generosa que se doaram, cada uma delas com o que tinha de melhor, cuidaram de você, nosso viajante… tão querido viajante!
Sou muito suspeita em falar, mas sinto-me verdadeiramente honrada por participar do Rodas Livres e poder dar um pouco de mim pra você!
Tenha uma linda viagem, aproveite a paisagem e Deus te acompanhe!
Beijo 🙂
Vera, tua honra em participar do Rodas Livres transportou-o para uma outra dimensão. Mais pessoas ajudaram – e ajudam – e a todas sou muitíssimo grato. Mas o empenho com que você se dedica fez com que eu perdesse definitivamente a hegemonia desta iniciativa e a visse abrir-se para o esforço coletivo. A equipe voluntária de apoio é o que dá consistência a esta aventura, que de outra forma não passaria de uma loucura solitária. E parabéns por ter a energia de agir como ages. bj
Amanhã é um novo dia e tudo se renova,siga em frente porque para trás fica a saudade, na solidão das pedaladas sinta a brisa confortando o coração desse viajante solitário.
Solitário não porque Deus te faz companhia…Abc.
Tem razão, Comandante. Às vezes a gente sente um nó na garganta, um aperto no peito, chora um pouco e segue adiante – porque outro caminho não há. Abração
Quantos laços sendo construídos.
Muito, muito legal! 😀
É verdade, Mari. E todos muito bons. O problema é que nem sempre substituem aqueles que têm história em nossas vidas. O tempo tem muito valor… bj
Elcio,
estes sentimentos de carência, solidão, e até abandono, são inerentes a todos nós. sentimos em qualquer lugar, em qualquer tempo. muitas vezes no meio a multidão. não há nada que substitua uma viagem pelo mundo, mas a maior delas é a viagem ao universo interior….boa viagem meu amigo, neste caminho sem volta. a descoberta da paisagem compensa!! sinta-se abraçado e beijado 😉
Deborah, melhor que isso só ao vivo e em cores =) bj
Boa sorte, não vejo a hora que vc chegue a Foz do Iguaçu… lá sim vc vai precisar ficar uma semana, depois adios brazil.
Bjs.
Brrrrr…. dá um certo cagacinho… o cagacito, para empezar con el castellano
Sorte,amigo…sorte!!!!Beijos nossos.
Em certos momentos, Little, na falta dos pais é muito bom poder contar com os irmãos. bjs
Prefiro vc assim: de verdade e desnudo d’alma. Que sentido tem a sua viagem se ñ for nossa também?
Se sentir vontade de chorar, chore. Pq meninos tbém choram e depois saem para pedalar pelo mundo.
Boa viagem e confiança. Seus pais e nós todos estamos com vc.
Beijos
Meu pai, talvez, Lux. E vocês com certeza. Minha velhinha não sabe mais nem o que ela mesma está fazendo neste mundo…
Seu relato de hoje é literatura de altíssimo nível, poesia da melhor qualidade.
E não adianta me desmentir porque estão comigo a Veralice, a Deborah, o Zorba, o Leonardo, a Andrea, a Lucia e, principalmente, aqueles que aqui não citei.
Tomara que você, na bicicleta, tenha o mesmo talento que apresenta ao escrever. Vai ser difícil…
” Não chore ainda não
Que eu tenho um violão
E nós vamos cantar
Felicidade aqui
Pode passar e ouvir… (CBH)
Abraço, parceiro.
Gozado é que quando pensei na frase “seu padre toca o sino” começaram a badalar os sinos daqui da igreja ao lado. São 18:00, hora da Ave Maria. Que coincidências inexplicáveis, né Zéca?
Elcio, esse ser você que nos emociona a cada capítulo não preço! Capitães também choram. Boa partida.Que os novos ventos às pedaladas lhe tragam sempre mais e mais grandes e intensos encontros. Estamos na torcida. beijos
Bonitas palavras, Ciça. Obrigado. bj
Elcio,viajar de bicicleta é isso , um mix de emoções que só a magrela proporciona …
Vá com calma , 46 km é uma boa kilometragem para você começar .
Siga em frente !!!
Abraços
Recomeçar, né Alexandre? De fato… o saldo tem sido extremamamente positivo. Alguns pontos é que deixam a desejar, como carinho e sexo. No começo a gente sublima, depois começa a incomodar bem no âmago do ser. Abração
Hoje está dificil dizer algo, estou a uns 45min lendo e não sei o que dizer,ja falei de mim achei que não devia, apaguei, ja falei de sentimentos achei que não ia te fazer bem e apaguei(bendito recurso).Então de tudo que li, acho quie a Lucia Tavares tem razão afinal quando eu era moleque, tomava uns tapas da minha mãe e ia para o campinho jogar bola.Pedala camarada,abraço.
No fim, o tempo é o melhor remédio, Jura
Chora q faz bem… Tb tenho saudades deles. Bjos. Deus te abençoe.
Esse asssunto é a única ferida aberta que sinto no coração, Bebel. É só me concentrar que a alegria desaba… mas quando ela também se for, acho que melhorarei. Se eu não for antes.
Élcio, que Deus te acompanhe, te Ilumine e te proteja em todos os momentos…..boas pedaladas.
te admiro muito
beijos no coração
Jussara, você foi maravilhosa e merece tudo o que tem. Muitíssimo obrigado pelo apoio e pelo carinho. Fico feliz que você esteja junto nessa loucura coletiva da qual sou o mentor. =) bj
Oi primo!!! Nossa hoje vai ser inevitável mas como cheguei aqui depois de muitos comentários vou ter que plagear quase todos, pois, farei das palavras do: Leonardo Colosso,da Andrea Lopes, do Wilson Roberto Zorbha Mazieiro( ele e dono das cuecas Zorba???)…kkkkk, da Veralice, da Deborah e da Lucia Tavares, as minhas palavras. Eles falarão tudo,confesso que também chorei (pois choro até em inauguração de farmácias, mas e daí??), cada um chora quando e onde quiser e aprenda uma coisa que vou te ensinar com toda humildade: ” As melhores coisas estão dentro de nós. Onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos de motivos”. Faça uma boa viagem na companhia de Deus nosso pai maior, um beijo enorme nesse coraçãozinho que hoje esta apertado por motivos óbvios e verdadeiros e um abraço daqueles que só ursos conseguem dar. Até o próximo post!!!
Legal, Eliana. Nada melhor do que um abraço de urso… ou cura ou acaba com tudo de uma vez =)
Elcio, voce tocou num assunto em que sou especialista…Mesmo sem sair pedalando pela vida, já me encontrei nas esquinas do mundo, sem saber pra onde ir, deixando para trás meus amigos e meus amores, e não tendo ânimo de continuar a viagem…Viagem??? Que viagem, se nada nada via a não ser uma estrada obscura e incerta.
Nessa hora é que espíritos de luz de meus antapassados e uma força enorme me invadiu e me fez ver que eu tinha uma missão a cumprir e meu primeiro alento foi de jamais desisti e sempre tocar em frente, mesmo com lágrimas nos olhos mas com a felicidade de cada passo caminhado…
Erasmão
É, Erasmão… você me entende… tem dias em que somos invadidos pela noção da pequenez da nossa circunstância frente a tudo o que queríamos resgatar e não podemos… mas apesar de sentir meu coração sangrando às vezes, como você até hoje nunca deixei que isso me impedisse de prosseguir. Abração
Amigo, tenho muito orgulho de vc,admiro sua coragem de seguir em frente atras dos seus sonhos e de compartilhar conosco seu caminho, seus sentimentos, as paisagens do mundo que te rodeia e o seu mundo interior. A viagem que empreendes é uma jornada por dois caminhos diferentes mas, que sempre em paralelo seguem ao mesmo tempo, o das pedras do mundo e o das trilhas da alma. Em verdade vc não está só. A verdade é que ninguém está acompanhado.
Para aplacar sua angustia fui correndo perguntar a Guimarães Rosa e colhi estas linhas, espero que te ajude a seguir enfrente, até pq não há volta:
“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem…”
Um forte abraco, diretamente da sombra das tipuanas da vila madalena.
Minha querida Vila Madalena, onde vivi por 7 bons anos… É Tony… Guimarães sabia das coisas… ontem a vida me apertou, mas hoje já afrouxou. Da desinquietação voltei ao sossego. Valeu.
Elcio, querido garoto, se assim posso chamá-lo como se por lapso de segundos, poderia considerar-me seu pai. Desejo – lhe muitas felicidades em seu recaminhar. Nada mais a dizer a não ser concordar com as palavras do nosso querido amigo irmão Erasmão Tocando em frente
Tava meio jururú, ontem, Nésio. Já passou.
Texto poema, comentários poemas.
Valeu o dia. Abração.
Grande Dédo…
Nossa!!! Mas enfim, te vi em minha cidade tirando fotos e te encontrei aqui…hoje foi muito emocionante, passou um filme em minha cabeça, nem ao menos nos conhecemos e te considero muito, sempre te desejando tudo de maravilhoso nessa caminhada! Enfim, aqui restaram lágrimas…
Fala, Carla. Então, enxugue-as, que hoje já é outro dia, brilha o sol e eu tô contente =) bjão
Qua a nossa energia esteja contigo. E que façamos desse mundo um lugar mais saudável para se viver. Divulgamso seu trabalho no nosso blog.
http://ongamigosdosrioscascavel.blogspot.com/
Beleza, gente. Muitíssimo obrigado. Divulguemo-nos mutuamente, pois, que uma mão lava a outra… abração
Mermão !!!! O homem, que é HOMEM ,
Chora é toma cachaça !!!!!
Vai com “DEUS” !!!! ABÇÃO …
Bodinho… então tenho que ir num psicanalista ver o que tá acontecendo, porque de cachaça não gosto não… se bem que com limão e açúcar até que fica legal hehe
Falando sério… tem dias que de noite é foda. Mas passam, como tudo o mais… abração