ENFIM, RODAS LIVRES
Nada como o sol do novo dia para aquecer os recônditos gélidos da alma. Novos ventos arejam os sentimentos e o seguir avante distancia tudo o que ficou, sejam alegrias ou tristezas. O ontem não existe, portanto narremos o dia de hoje.
Ao alvorecer, antes mesmo de deixar o enfim familiar Grand Prix, já era aguardado pela equipe de reportagem da TV RPC, retransmissora da TV Globo, que iria cobrir minha saída.
Gosto de equipes de reportagem, sobretudo de TVs… relembram-me meus 10 anos na profissão de repórter pelas ruas, prédios, favelas, indústrias e sabe lá Deus quais bibocas mais da cidade de São Paulo. Assim, em meio à confecção de uma reportagem, desta feita na condição de entrevistado, despedi-me do Rodrigo e de seu bem cuidado estabelecimento. Foram treze dias em seu hotel, dos catorze que passei nesta cidade, na qual pretendia quedar-me três…
Pela Av. Brasil pouca gente, era ainda cedo na manhã. E assim seguíamos, a viatura da reportagem e a bicicleta, em direção à BR-467, onde nos despediríamos e de onde eu dispararia com destino à cidade de Toledo, que consta um dia já ter sido maior do que Cascavel… Pedalava altaneiro, contente por estar retomando a atividade física. E assim chegamos à rodovia e assim nos despedimos e assim prossegui sozinho, como esperado. Voltei-me e registrei o skyline de Cascavel, que destacava-se na paisagem.
Sendo a primeira pedalada após quase duas semanas, estava atento aos sinais do meu corpo… mas este não se manifestava. Qual confiáveis pistões movendo um propulsor, minhas pernas alternavam-se impulsionando os pedais.
Nenhuma dor, nenhum desconforto. Então regozijemo-nos por estarmos vivos, por estarmos ao sol, por estarmos livres… e pedalemos. Pouco tempo e já estava a mais de 25 kms da cidade, esta contudo ainda era perfeitamente visível.
Mas a continuar as pedaladas, em breve nada mais de urbano se via e eu reganhava os campos infindos deste país. Verde à esquerda, verde à direita, verde que te quero verde.
Eram 11:00 da manhã e eu estava já a ¾ do caminho. Fiz os cálculos e vi que estaria em Toledo poucos minutos passados do meio-dia. Sigo direto, pois? “Não”, reclama o estômago… “preciso de algo além deste ácido clorídrico”. Então decidi-me pelo meio termo: uma rápida parada para uma saudável banana e vamos almoçar comida salgada na próxima cidade. Entretanto muita água, que Helius fulgura soberano esta manhã. Deito a bicicleta no mato à beira do asfalto e ao olhar para trás deparo-me com a visão da estrada percorrida… sinuosa, longa, vinda de outras plagas… filosofo que a estrada é como a vida, que vai ficando, ficando…
Retomo o vigor do pedalar e sem demora chego ao trevo de Toledo, que não sei se é o principal – acho que não – mas não faz diferença.
Saio da BR, percorro o asfalto secundário e à direita a primeira vista da cidade…
… pouco adiante, um portal.
Mais um quilometro e me deparo com as instalações da Sadia, que eu nem sabia localizarem-se em Toledo.
Uma fila enorme de caminhões carregados com milho aguarda a vez para o descarregamento. Na fila da soja, ninguém…
Suponho que esse oceano de grãos será devorado por animaizinhos, que serão devorados por animaizões, que serão devorados pela terra quando lhes tocar a bruxa… que nunca sabemos de onde surgirá. Dizia Don Juan Matus que a morte sempre espreita à esquerda…
Olho à frente e assusto-me com a rampa que se descortina… uau!
Para chegar até ela uma descida daquelas que dá até medo de soltar a massa da bike ao sabor da gravidade. Mas que se foda-se! Loucura pouca é bobagem! Iupppiiiiii….. deslizemos asfalto abaixo… para logo termos de subir resfolegantes quase mil metros a menos de 5 kms/h…
Enfim, Toledo. Gosto do que vejo. São 12:30 hs, quero almoçar. Passo direto por alguns “por quilo” (também denominados serve-serve n’algumas placas do interior), sempre na esperança de encontrar coisa melhor. E encontro. Deparo-me com um simpático shopping center, com várias opções de cardápio. Onde deixar a bike? Não posso largá-la como as demais, amarradas do lado de fora, porque a minha está carregada. Deixo-a na sede de um sindicato à frente. E almoço calma e satisfatoriamente no Shopping. Na TV, o jornal da RPC. Imagino que verei a matéria feita pela manhã, minha experiência me diz que por seu caráter água-com-açúcar ela deverá fechar a edição. Acaba o jornal, nada de reportagem. Mas quem sabe será aproveitada na edição da noite? Quem sabe já passou e eu a perdi?
Ato contínuo dirijo-me ao hotel, sendo que para atingi-lo atravesso um bairro que de tão bem cuidado lembra-me os EUA.
Chego ao refinado hotel Maestro, onde por esforços da Alande, do Chico e da Veralice tenho reserva para uma diária. Descarrego, lavo roupas, corto as unhas, tomo uma merecida ducha, coloco uma roupa leve e saio para perambular pelas ruas do centro. Percebo que há um louvável cuidado em prover estrutura para as bicicletas… há ciclovias, “amarradouros”… mas não entendo bem, porque é uma cidade assaz acidentada.
E vou fotografando o que encontro pela frente.
Entro em três hotéis e não consigo cortesias. Tenho de resolver a situação porque só tenho onde dormir por hoje. Mas não me preocupo, porque amanhã haverá o sol do novo dia.
RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 27. Outubro. 2011 / Quinta-feira
LOCAL: Toledo, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 550m
POUSOS: 17
TEMPO: Sol moderado pela manhã, forte à tarde.
TEMPERATURA: 17ºC a 24ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 49 km (Cascavel a Toledo)
MÉDIA: 10 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 57 km/h
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: 08:00 hs / 12:30 hs
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: serras
CONDIÇÃO FÍSICA: Boa
DIAS DE ESTRADA: 55
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 41
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 1.073 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 1.073 km
Parabéns!!!
1000Kms rodados, é um marco para se comemorar. Aproveite bem.
Abraços
É mesmo… nem tava me ligando… foi hoje, né? Parabéns a todos nós – a mim porque pedalo e vocês porque me aturam.
Xmby0U fvviwerpnvoc
Élcio, fantástico!! Deus lhe acompanhe e te guarde em todos os momentos, tenho um amigo em Valinhos que é de Toledo e estou encaminhando sua msg para ele.
Avante sempre!
Beleza, Paulo. Obrigado pela força. Abração e sigamos…
Elcio, enfim rompeu a marca dos 1000 kms percorridos…
Obsercei algumas fotos e gostei muito do que vi, quando parecia mostrar Ruas residenciais, largas arborizadas com aquele simpático ar de paz interiorana.
Cara, ainda bem que saiu de Cascavel, tava achando que vc. estava gostanndo demais da cobra…
Abraços
Ronaldo… pára de levar tudo por trás, homem…
Agabau, 1000Km! Parabéééns.
abração.
Aêeeee, Bagu… rá-tchi-buuuuuuummmmmmm !!! é nois =)
Tio quanta foto bancana… Cidade muito bonita hein! Que diferença daqui de Santo André. Que tudo flue bem aí em toledo.. estou divulgando o máximo seu projeto! Vibrações Positivas Tio!!
Pois é, Flavim, também to gostando muito daqui. É bonita e muito iluminada. O legal é isso… cada lugar tem um astral e a gente vai descobrindo eles todos. Abração Tio
Show! É o sol, enfim.
No fim, ele sempre pinta…
Aêeeeeeeee! Belo recomeço! 🙂
Vão que vão, Berê! =)
Élcio! Nós aqui de Cascavel só podemos lhe dizer: muito obrigado por ter passado por aqui e marcado nossas vidas com seu testemunho. Estamos juntos na peleia na construção de um mundo melhor.
Não é uma tarefa fácil, professor. Mas toca-nos tentar =) Parabéns por tudo aí. Abração
Maravilha Thenorio, sentiu-se bem, nenhuma dor ?,então siga em frente e havaianas nunca mais.
Na garupa e na torcida.
Abraço,Jura.
O pior é havaianas são úteis prá caramba, Jura. Só são muitíssimo mal planejadas, no que diz respeito ao solado assassino. Alguém deveria processar os caras… (não eu, que não quero azedar a minha vida.)
PARABÉNS POR COMPLETAR A PRIMEIRA MILHAR, SEU PROJETO TEM PLANO DE MILHAGEM? VC GANHA ALGUMA COISA COM ISSO?
GOSTEI DE TOLEDO, ACHEI QUE AI FAZIAM AS BALANÇAS TOLEDO E NÃO OS FRANGOS DA SADIA… POIS É UM DIA TOLEDO JÁ FOI MAIOR QUE CASCAVEL E UM DIA STO, ANDRÉ JÁ FOI BEM MAIOR QUE SÃO PAULO TB…
NÃO DESMERECENDO TOLEDO, MAS VÁ LOGO PARA STA HELENA E FOZ. BEIJOS CARINHOSOS.
Acho que ganho alguma credibilidade, Vitorio.
Mas eles não fazem os frangos aqui. quem os faz são as galinhas. Eles só os congelam e empacotam. =)
Olá amigo Élcio!
Vi sua ligação pela manhã, mas já era tarde para despedidas visto o adiantar de sua viajem.
Fica a lembrança, a amizade e a certeza de que estaremos, eu e Patricia, torcendo pela sua saúde e suas pedaladas firmes “ao infinito e além”!
Estaremos acompanhando seu diário de bordo daqui em diante meu amigo!
Grande abraço, sucesso e que Deus proteja e abençoe-o em sua jornada.
Alemão e Paty
Restaurante do Alemão
Cascavel – Paraná – Brasil
AO INFINITO E ALÉÉÉÉÉÉÉM, Alemão (gostei disso), mas passando primeiro pela Alemanha hehe Abração
A FOTO DO SKILINE DE CASCAVEL É UMA DAS MELHORES ATÉ AGORA, GOSTO NÃO SE DISCUTI, A SUBLIMIRALIDADE DA FOTO É EXCELENTE, E COMO É BOM VER QUE O INTERIORZAÇÃO AGRO DO BRASIL É RICO… JÁ TOLEDO É UMA GRACINHA DE CIDADE…
Põe gracinha nisso… Toledo é 1º mundo
Elcio, a vida sempre nos leva para o melhor….mesmo que no inicio na pareça … “bora” meu amigo!! Agora a contagem é no milhar…rsrsrs.
Eita, 1 já foi, né Sandrinha? O primeiro é complicado… o resto deve ser mais fácil (será?) hehe bj
Cidade limpa e muito organizada, maravilha!
1000 Km e nem sinal de querer desistir….maravilha!!
Quem? Eu?? Nananinanão =) Agora é que tá ficando bão…
Elcio oiii!!
Que bom que curtiu o caminho, que bom que chegou!
Hoje não fiquei feliz como normalmente fico depois de conseguir os apoios de que tanto precisamos, tantos hotéis e tão pouca boa vontade, mas enfim isso também faz parte!
A cidade é muito bonita, quem sabe aparece um anjo como a Vânia de Cascavel e nos socorre, não é mesmo?
Beijo e fica com Deus!
Amanhã é um novo dia! 🙂
Veralice, é assim mesmo… uma no cravo, outra na ferradura. Nem sempre conseguimos o que queremos, mas segue o barco. bj
Boa noite Elcio, Veralice….
Que bom que correu tudo bem nessa retomada. Cascavel é muito linda mas Toledo, apesar de menor, não fica atrás. Faz mais de 15 anos que não vou aí, como mudou, felizmente pra melhor.
E assim, vamos viajando de carona revendo o que já conheciamos e conhecendo muitos novos lugares, lindos por sinal. Estou mandando p/ seu e-mail e da Veralice alguns contatos em Toledo, quem sabe ajude.
Abraço
Fala, Valdir. Obrigado pela presença. Já me ajeitei em Toledo. E estou muito surpreso com a cidade. Surpreendeu-me ainda mais do que Cascavel. Abração
Bravo, companheiro, AVANTE!
AVANTE E ARRIBA!
Estou feliz por te ver melhor!
Vivendo um dia de cada vez e assim se vai longe. Bjos. Fica com Deus.
Só não pode escorregar, Bebel… hehe bj
É isso ai Élcio,
Quero ver você acampando…rs
Um abraço
Vanderlei Torroni
Putz… eu também, Vanderlei hehe
De volta a estrada, parabéns e boa sorte!
Aê, Paulinho… continuo achando que sair por aí de bicicleta é mole. A verdadeira aventura de um homem é casar e ter filhos… Parabéns, véio
Elcio, estou tentando fazer contato com o Marcos, proprietário do Hotel Rosas, que fica bem no centro da cidade, na Barão do Rio Branco, 1076 (perto da Catedral), vou continuar tentando amanhã, mas se quiser, pode ir lá e procurar por ele diga que eu e o Cristiano (meu marido) é que te indicamos ele, como possível colaborador. Tem grande chance de conseguir as cortesias, o Marcão é gente fina prá caramba. Boa Sorte!
Vânia, ontem por coincidência acabei indo lá… tava andando pelo centro em busca de hotéis e achei o Hotel Rosas. Mas o Marcos não tava e não consegui falar com ele pelo celular. Só dava CP…
Mas por sorte, e devido àquele telefonema da Alande para o Chico, acabei conseguindo outras cortesias aqui em Toledo. Ou seja, por outros caminhos, tá tudo certo.
Brigadão por tudo. bj
Oi primo !!! Que maravilha saber que voce percorreu em boas condições os 49 Km até Toledo que por sinal é linda!!! Adorei as ruas arborizadas,nunca estive nos EUA,para poder comparar mas achei uma graça. Que bom tudo parece estar voltando ao normal…Curta Toledo, um beijo enorme e fique com Deus…
Toledo é massa, prima. Ainda hoje, mais tarde, descreve-la-ei =) bj
“Porque se chamava moço
Também se chamava estrada
Viagem de ventania
Nem lembra se olhou pra trás
Ao primeiro passo, aço, aço, aço…
Porque se chamava homem
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem
Em meio a tantos gases
lacrimogênios
Ficam calmos, calmos, calmos…
E lá se vai mais um dia …”
Lembra dessa Élcio. Voce já teve esse vinil,(C.E.II). Agora voce é parte do Clube. Um abraço.
Tanto me lembro, Zeca, que o comentário de 11 de outubro foi intitulado ” E la se vai mais um dia”: http://www.rodaslivres.com.br/2011/10/11/e-la-se-vai-mais-um-dia/
Aliás, lembro-me de ouvir CE2 na tua casa… e também “Minas”, do Milton, e ainda “O Sonho”, do Gismonti.
Abração, brother
Hje eu não estou mais PI!!!!!haha Fiquei feliz por ler que, vc não teve nenhuma dor, nenhum desconforto… Se cuida bj
,
Pi, uma vez Pi, para sempre Pi. Mas não fica brava não, que isso é sinal de carinho. =) bj
parabéns Elcio pela retomada do projeto. Continue a sua garimpagem por preciosidades culturais e por grandes idéias que podem mudar o mundo de uma forma simples. Ficamos aqui acompanhanho, apoiando e torcendo para que tudo sempre ocorra bem. Abraços
Beleza, Marlos. Obrigado por tudo e vamos adiante, que o mundo é grande =) abração
grande pedal de oro das rodas livres q/ bien mi amigo yo sabia, luego estarias bien, esas cosas q/ pasan son para dejarte mas fuerte p/ el resto del camino, los primeros 1000 ya se fueron, luego veras y terminaras – suerte amigo
Seguimos todavia adelante, Atria. Unos dias más y llegaremos a tu ciudad.
E ai, amigo? Parece que está muito bem… Parabéns! Enfim a marca de 1000km rodados foi superada.
Boa Sorte e vamo que vamo.
Rafa
Agora é só repetir 90 vezes e já era, Rafael
Elcio:
Descobri porque sua baique tem roda pequena na frente e uma grandona atrás…é pra ficar sempre na decida e v. não precisar pedalar!!!
Abraços da família Polé
Então deu certo, Polé, porque na subida ela é meio lenta, mas na descida… ninguém segura hehe beijos pro 6
Amigos Rodas Livres bom dia!
Informo que ontem a noite o Sec. de Meio Ambiente me retornou a ligação com a promessa de resolver a questão da hospedagem que faltava, ufa!
Valdir e Vânia obrigada pelas dicas que são sempre muito úteis!
Bjuss 🙂
E resolveu mesmo. Obrigado à Alande, ao Chico, ao Delmar e à Veralice… a “cadeia de comando” que possibilitou que eu tenha um teto sobre a cabeça para as duas próximas noites.
Grande Elcio!! Essa narrativa está bastante poética hein !? Em frente porque o Horizonte despontou e o Sol de ontem já queimou !!
E o de hoje já tá na metade, Nésio… cochilou, a vida passou. É por isso que me joguei. bjão
Mil km!!! Uau! Maior feito do que o Rei. O que é mil golzinhos perto de mil km pedalando? Parabéns!
É mesmo, Renato. Mil golzinhos são moleza… hehe
Élcio, sua aventura está muito boa, mas meu…quando você saiu de SP nem tinha apoio nenhum, saiu preparado para dormir na barraca, ou gastar em hotelzinho, e agora ta reclamando de cortesia? Acho que a Veralice, com toda sua boa vontade lhe acostumou mal. Siga em frente com coragem.
Abraços
Reclamando não, O leitor, batalhando… hehe
O Leitor, boa tarde!
Perdoe-me se respondo a você antes do Elcio, mas já que citou meu nome tomo a liberdade de explicar o que me parece um equívoco da sua parte.
No texto acima, não houve reclamação e sim uma iniciativa do próprio Elcio ir em alguns hotéis tentar conseguir cortesias, o que não é fácil, eu sou testemunha disso.
Busco apoio ao projeto, porque imagino o quanto seria difícil chegar em uma cidade e ainda resolver toda parte de logística, matérias e etc, eu apenas alivio uma parte da viagem, a mais pesada está com ele, e se isso for acostuma-lo mal, então onde fica o meu prazer de ajudar?
Todo custo que pudermos evitar, sígnifica economia para quando ele sair do Brasil e como sabemos, será muito difícil apoio, então vamos fazendo o que dá.. depois o bicho vai pegar.. rss
Abraços a você.
Mas que eu to ficando mal acostumado, isso eu to… =)
Grande Veralice!!! Já tô ficando com ciumes do meu priminho!
Calma, Bebel… é só vc pegar uma bicicleta e sair pelo mundo que eu tenho certeza de que a Veralice vai te ajudar também =) bjk
Bebel… tem Elcio pra todos nós… ahahahaha
Sabe que faz muitos anos que não o vejo pessoalmente, trabalhei um período com ele na produtora da Vila Madalena, uma lembrança bem legal era quando íamos almoçar no buteco perto da produtora e ele já naquela época era adepto a suco de tangerina natural hahahhaha e me fez gostar também! (veja Bebel que ele sempre carrega consigo as famosas tangerinas) rsss
Olha eu contando “causos” aqui rss Bjuss Bebel!
Falando nisso, deve ter banana e mixirica estragando no alforje…
Transcrevo o comentário do post anterior, por acreditar ter tudo haver com este que ainda não estava pornto.
Elcio, que bom estar de volta à estrada. Quando sugeri Toledo como alternativa de pauta durante o recesso forçado, não pesei que você fosse alterar o roteiro homem.
Cidade atraente não?
Aproveito para enviar o link para a reportagem da RPC, caso ainda não tenha visto.
Abraços.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1677816-7823-JORNALISTA+VAI+DAR+A+VOLTA+AO+MUNDO+DE+BICICLETA,00.html
Pois é, Tales. Tua sugestão foi levada em consideração… e mandou muito bem. Na verdade só inclui Toledo depois que decidi conhecer o lago… aí juntou tudo. Obrigado pelo link da matéria. Não a tinha visto ainda, ficou legal. Os caras mandaram bem… =) Abração