52, ALIVE AND KICKING
Pois… nos já longínquos idos da terça-feira, 10 de novembro de 1959, uma morna manhã primaveril, ecoavam pelos salões do Hospital Modelo, no bairro da Aclimação, em São Paulo, os berros inaugurais de mais este vivente que vos fala agora. Desde então, após um longo e sinuoso trajeto feito de erros e acertos, eis-me aqui hoje martelando sofregamente este teclado para levar-lhes mais algumas notícias, que tão mais desimportantes tornar-se-ão quanto mais passarem os anos.
É o eterno sorver de palavras, fatos, corpos e vidas que o inexorável caminhar do tempo promove, desde quando teve um início – se é que um dia o teve. Partilhemos então mais este momento, gozando do fato incrível de nesta vastidão sermos conterrâneos, nesta eternidade contemporâneos. A vida é rara, muito além do que aparenta, e no nosso caso curta. Um pouco mais curta a partir de hoje.
Por isso o dia de meu aniversário teria de ser muito bem aproveitado, e foi. Mas iniciemos dizendo que ontem tive o prazer de jantar numa enorme churrascaria, a Rafain, com direito a um colorido show de músicas latinas.
A casa estava lotada e foi realmente algo agradável. Estava em companhia de uma amiga, Luciana, e dali seguimos para um café, durante o qual vi a reportagem da qual fui o personagem, publicada na Gazeta do Iguaçu.
O café estava saboroso, mas por ter sido tomado muito tarde custou-me a noite de sono. Não conseguia apagar e por fim desisti de tentar – levantei-me às 04:00 hs e fui para o computador da recepção do hostel, colocar em dia os uploads de fotos no Flickr. A boa notícia é que fuçando no Picasa decobri que não perdi todas as fotos que imaginara haver perdido. Ocultas ali ainda estavam algumas de Itapeva, Itararé e Imbituva. Oba! Mas as de Jaguariaíva, Castro, Ponta Grossa e Guarapuava se foram-se a si mesmas para sempre.
Pela manhã já chegava ao hostel o Eduardo para me levar às atrações do dia, todas cortesias coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo. A primeira delas era o Parque das Aves. Confesso ter imaginado tratar-se de um local de menor interesse, talvez influenciado por mal cuidados estabelecimentos similares com que me deparei pelo caminho. Mas ao chegar tive uma gratíssima surpresa: o Parque das Aves de Foz do Iguaçu é uma atração absolutamente digna de ser conhecida.
Trata-se de um grande bosque de vegetação densa, alta e exuberante, no qual foram construídos recintos para as mais variadas aves, uma mais linda que a outra, sendo que em vários é possível a passagem de humanos pelo interior.
Os viveiros são amplos e muito bem desenhados, seguindo modernas técnicas e planejamento de ambientes.
A jardinagem é impecável, incluindo bromélias em profusão. E a convivência entre aves e humanos torna a experiência inesquecível.
Não bastasse, vim a saber que o parque ainda desenvolve projetos de reintrodução de espécies nas áreas protegidas do Estado do Paraná.
Ao cruzar as aléias, acabei por conhecer uma simpática garota de Nova Iorque, Stephanie, que me acompanhou à próxima atração, logo do outro lado da rua: o Parque Nacional do Iguaçu, patrimônio natural da humanidade.
Outra bela surpresa como presente de aniversário. A majestosa harmonia das Cataratas do Iguaçu, que disputam o posto de uma das sete maravilhas naturais do mundo (amanhã é o último dia de votação), encantam qualquer visitante. Ali a natureza não poupou esforços para criar um cenário de estupenda beleza.
Andávamos pela trilha que ladeia o Rio Iguaçu pela margem brasileira e dali tínhamos visão privilegiada das várias quedas d’água que, juntas, formam este espetáculo fenomenal.
De vez em quando topávamos com um quati despreocupado circulando por entre os transeuntes.
De acordo com a minha programação, a próxima aventura seria dar uma volta de bote pela parte baixa do rio. Neste ponto despedi-me de Stephanie, que já fizera este programa ontem pelo lado argentino, e dirigi-me ao trenzinho que conduz às embarcações sob as elucidações da guia Rafaela.
Americanos, franceses, italianos e japoneses (dos que pude discernir) compunham a horda de turistas presentes.
E então embarcamos… sem camisa ou calçados para não ensopá-los.
Mantinha meu fiel companheiro, o smartphone Samsung Galaxy SII, dentro de um precário saquinho plástico à guisa de envelope impermeável e levava atado ao tronco um mal cheiroso colete salva-vidas.
Partimos. Muita gente a bordo, umas 12 pessoas creio. O bote, com dois enormes motores de popa singrava com desenvoltura e certa fúria as águas esverdeadas do Iguaçu.
Subia e descia ao sabor das marolas que, por vezes, vinham de proa e o inundavam. Para dar mais emoção, à toda velocidade bordos fechados à esquerda e à direita.
As garotas gritavam.
A corredeira vindo de frente até que atingimos a base das quedas d’água. Não pude acreditar quando o piloto enfiou o bote debaixo da torrente que despencava das alturas. Literalmente, um caudaloso rio despencando sobre nossas cabeças.
Cheguei a perguntar-me “será que esse cara sabe mesmo o que está fazendo?”. Mal podia manter abertos os olhos, fazia frio. Mas tudo era uma grande e saborosa brincadeira. Todos se divertiam, idosos inclusive.
Na volta, por paradoxal que pareça, as marolas eram mais difíceis de serem vencidas. A proa subia e ao chafurdar deixava entrar jatos enormes. Após uns 20 minutos de emoção reatracamos. Corri a secar meu telefone que, heróico, não dava sinais de qualquer avaria.
Dali saí e liguei para o Eduardo, como combinado. Em pouquíssimo tempo ele chegava e tinha ainda um último presente para mim: uma carona fora do programa até o Marco das 3 Fronteiras, o ponto do território sul-americano onde Argentina, Paraguai e Brasil fazem divisa, separados pelos rios Iguaçu e Paraná.
Que legal. Valeu, Eduardo. Presentão!
De volta ao hostel, teclo-vos. E agora à noite devo encontrar-me com a Magdalena, que gentilmente, em parceria com seu marido, me oferece guarida quando aportar em Ciudad del Este, já em terras paraguaias. E hoje ainda recebi deliciosos telefonemas de parabéns, vindos de pessoas queridas. Segue a vida, de uma forma rica que mais não poderia esperar para uma quinta-feira nublada.
RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 10. Novembro. 2011 / Quinta-feira (Thenorinho, 52 primaveras)
LOCAL: Foz do Iguaçu, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 164m
POUSOS: 20
TEMPO: Nublado o dia todo.
TEMPERATURA: 19ºC a 32ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: -/ –
OCORRÊNCIAS: conheci as Cataratas do Iguaçu =)
TOPOGRAFIA: cada vez mais plano
CONDIÇÃO FÍSICA: Excelente
DIAS DE ESTRADA: 69
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 53
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 1.306 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 1.306 km
meu amigo um felissimo aniversario, que a mae natureza sempre lhe traga majetosos lugares com momentos inesqueciveis como esse de hoje, passar seu niver, muita saude, alegrias e aproveito tbem para agradecer lhe momentos tao delicioso viajando aqui com vc virtualmente…um super beijo!
Com certeza umas das 7 maravilhas do mundo (ja votei viu).
Olá Elcio;
Meus parabéns pelo seu aniversário, que Deus te acompanhe sempre e continue cuidando para que corra tudo bem pra você como tem sido nos últimos dias.
Lindo esse lugar, deve estar entre as sete maravilhas e para isso eu já fiz a minha parte, votei.
Eu também votei,Valdir. Já podemos dormir hoje com a consciência tranquila
Mermão … Feliz aniversario !!!
Todos os dias que fico lendo esse seu diario , fico pensando que , vc ñ deveria sair daqui do Brasil …
Com esse seu começo vc já mostrou tantas coisas legal , e ñ andou nada perto do que temos aqui …
Muda de ideia ,e roda só o Brasil …Eu acho que vai ser ,bem mais legal , e vc ñ vai sofrer tanto …
Afinal vc é um Sr. de 52 anos !!!
Abção …Fica com “DEUS”
Ahaha… o pior é que é verdade…
Um circunspecto senhorzinho. Mas já to tão perto da fronteira que não vou resistir a dar um pulinho do lado de lá. Bodão abs
Elcio… wowwww!!!
Que show meu amigo .. que delícia ler esse post .. ver as fotos, sua alegria neste dia especial!
Que espetáculo o Rafain hein? Caraca quero conhecer… o Parque das Aves maravilhoso, as Cataratas um outro espetáculo que ja tive o prazer de conhecer, mas iria novamente com certeza!
Os quatis não te perseguiram? Pois um bando me atacou, me roubaram um saco de chocolates virei video cacetada de um turista japonês que gravou tudo .. fdm hahahahha uma luta entre um bando de quatis e eu 😛 (perdi)
Tudo muito show.. esse Brasil é mesmo demais né? Tem de tudo um pouco… Adorei tudo!!!! Beijo e fica com Deus! 🙂
E não mandou pro Faustão? hehe
eita elcio….puts logo as fotos da nossa região, foram se para sempre….mas tenho umas fotos suas no moinho de castrolanda, em castro…posso te enviar…
ah felicidades……parabéns
Grande Juliano. Demorô!!! Manda tudo, por favor =)
E desculpaí… foi mal
Parabéns e muitas felicidades, aproveite bem cada passagem, vai tudo ficando para traz. Abraço
Valeu, Luiz. E obrigado pela força concreta que vc tem dado. Agora o PRL é vc tb.
Elcio, parabéns pelo seu aniversário, muitas felicidades e sucesso nas pedaladas mundo afora…
Abraços!!!
S’imbora Ronaldo…
Parabéns! Que esse seja o primeiro de uma série de aniversários inesquecíveis, cada um passado em um lugar fantástico desse mundo velho sem porteira!
É… isso vai ser engraçado…
O dia de hoje remeteu-me há 2 anos na comemoração dos seus 50tinha no escuro! Black out na Vila Madalena no dia 10.11.2009, um dia histórico na cidade de São Paulo e no país, aconteceu mais um apagão. E vejam só, neste mesmo dia, 2 anos depois, o antagonismo: Vc comemorando seu niver ao lado de ITAIPU, em compensação, pelo menos ENERGIA não faltará e a ALEGRIA já está garantida com toda esta programação. 52 = 7 e vc deve saber o que este número significa: FÉ, siga o seu objetivo. Gde abraço!
Pois é, Elói. Se parar de novo, agora a gente vai lá e gira os eixos no muque! hehe Abs
Feliz aniversario!
Valeu, Joe. Brigadão
Élcio,
Neste momento (20h40min) estou tomando uma cerveja e brindando o seu dia e a sua jornada. Parado aqui em casa ouvindo Ultraje a Rigor, jogo que musica que incrivelmente, neste momento, me dá uma invejinha de você. A musica se chama “ciúme”, olha que ironia..
Parabéns e que você tenha muita felicidade neste seu propósito de vida.
Po, cara… Acabou de chegar e já tá com ganas de sair de novo? Sossega um pouco, véio hehe Dia desses vc apronta mais uma.
Elcinho! Ótima maneira de comemorar aniversário, hein? Rodando o mundo de bike! Parabéns! MUITA SAÚDE, ALEGRIA E MUIIIIIIITOOO ANOS DE VIDA!!!! BJS
Veleu, Sheilinha… é apenas a continuidade de nossas noturnas pedaladas pelas bucólicas e aprezíveis ruas de Ribeirão Preto =) bjk
Élcio,Feliz Aniversário!!!!
Que lugar maravilhosoooooo!!!!!!
Que Brasil lindo!!!!
Bjssssss
Beleza, Andrezza… deve haver muito mais por ai… bj
Feliz niver!!! vai começar uma nova jornada fora do pais e no começo de mais um ano seu! parabens!!!
Valeu, Fernandim. Bjão, brother
Feliz parabéns!!!! Oi Elcio, q baita dia de niver, hein? Presentes lindos q vc compartilhou conosco. Parabéns pelos 5.2 turbinados, pelas fotos, pelo texto, enfim, td tá uma maravilha como sempre. Tô com o Bondinho: muda de ideia e fica em terras brasileiras! Pensa no litoral do Nordeste… só prá começar. Bjs. Fica com Deus. Ah! mais uma vez não consegui de alcançar!
Gente… não dá prá dar a volta ao mundo ficando em terras brasileiras. bjão
Cinquentão , que coisa boa heim …
Costumo dizer que quanto mais velhos ficamos menos “responsabilidade” temos em relação as imposições da vida … a filosofia é essa !!!
Parabéns , tudo de bom !
Abraço
Então… largado desse jeito, já tô no caminho certo
Como diz o Sinésio, Elcio, ” o tempo avúa “.
Há dois anos estávamos juntos no apagão em Sampa.( foi problema em Itaipu, não foi ? )
“Eu já estou com um pé nessa estrada
Qualquer dia a gente se vê
Sei que nada será como antes,amanhã
Que notícias me dão dos amigos,
Que notícias me dão de você ?
Alvoroço no meu coração … “
Avúa e depois sé restam fugalhas…
Desse tempo, muitas vezes ocorre de me lembrar dessa aqui:
“Alguém que vi de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou o riso que eu tinha
E esqueci sobre a mesa
Como uma pera se esquece
Dormindo numa fruteira…”
Oi sobrinho querido. Feliz aniversário e um abração bem apertado! Estou com saudades. Deus te abençoe muito. Bjs.
Querida Tia querida, brigadão. E tudo de bom para vocês aí. Que bom que temos a internet para ficarmos próximos apesar da distância. beijão
Caro, manda brasa que a viagem ta ficando cada vez melhor! Feliz aniversario e até breve….continuo seguindo as tuas aventuras!…ah, gostei da stephanie!?
Cara… vê lá o que vc escreve… vais arrumar prá tua cabeça hahaha
Oi Elcio! Parabéns pelo seu aniversário… Muito legal você iniciar um ano de vida fazendo tantas coisas diferentes!
Ah… amanhã reserva um tempinho pra pegar parte da energia positiva que está sendo derramada no nosso planetão… Segundo amigos entendidos exotéricos o 11-11-11 vai ser especial…! Beijão e sucesso.
Uau! Então agora desencalho, Tatá =)
Poxa mano, espero que todos os seus próximos aniversários sejam como esse. Tá um calor do cão nesse momento em que lhe escrevo e ver toda essa água deu água na boca!
Então, abre uma cerveja aí e brindemos os aniversários, Luis, que no fundo são vitórias…
Parabéns Elcio, pelos seus 5.2 “Flex” (água/cerveja).Ora, mais de dez lustros de existência não é para qualquer um. Eu mesmo costumo brincar que, a partir dos cinquenta, não sei se continuo fazendo aniverário ou adversário. desejamos-lhe muitos anos de uma vida extremamente feliz. Zeca, Sandra, Isabela.
Ahahah… trocadalho do carilho. Muito bom, Zéca. Pois é… tem gente que depois dos 50 pára de contar…
Parabéns, Élcio. Vida e jornada longas.
Valeu, Zé. Brigadão e sigamos.
Tudo muiiiiiiiiiiito lindo, que inveja. Bjsss.
Ah… mas eu conto tudo, cunhada =) bj
Querido amigo, feliz aniversário!! Vejo que passou um dia lindo é assim que deve ser!! Bjs.
Foi mesmo, Sandroca. Todos merecemos. bjk
Oi Tio. PARABÉNS, tudo de bom e mts e mts pedalas de vida. é oq a Família Thenório Régis deseja a vc.
Amei as fotos tio. bjs.Iara, Guilherme e Flávio.
Valeu, Preta. Bjs a toda a família… mostra o blog pro Guilherme, senão o moleque logo vai se esquecer do tio-avô.
Esuqece nada, ele tem tanta coisa que vc deu pra ele esqueceu? e tem uma foto sua com ele no meu painel de fotos, mas mostro sim o blog pra ele,rs. bjs
Quando eu voltar, o moleque não vai mais me reconhecer… hehe (talvez nem eu a ele)
Élcio,
Depois de um tempo longe do blog, volto a te acompanhar justo hoje, a tempo de desejar um feliz aniversário! Desejos de muitos anos de vida e, mais, muita vida aos anos que ainda terás pela frente! Vida intensa! Grande abraço pra ti!
Valeu, Luciele. Não vá voltar ao blog só no meu próximo aniversário, hein? bj
Grande Arabal, primeiramente feliz restinho de aniversário, mais uma vez. Quanto às fotos não recuperadas, creio que você poderá voltar a tê-las, uma vez que recuperou algumas.
Não despreze a idéia do Bode, de fazer a volta ao mundo dentro do Brasil. Da maneira como você sabe fazer, creio que seria uma bem-vinda novidade.
Você tem se preocupado com o andamento do cronograma do Projeto, porém a região onde você se encontra, creio exigir mais um tempinho. Que tal permanecer mais uns dias em Foz para poder nos passar mais detalhadas informações sobre essa fronteira, sobre as cidades de Puerto Iguazú e Ciudad del Este?
Também devo dizer que já votei, sem dúvida nas cataratas. Desde criança tenho uma admiração enorme por essa dádiva da Natureza. Não esperava conhecê-la melhor, como hoje, de forma tão saborosa. Lendo e vendo as fotos, dignei-me até a comemorar seu cumpleaños com uma branquinha.É tanta beleza esse jorrar que me fez achar mais válida ainda a letra do samba do Paletó Vermeio que dizia sobre a água ‘…por que a água é tudo/é vida, é fauna, é flora/é o bem maior./ É sonho que seduz/e ainda traz pra gente força e luz…”
E eu vou postar logo, senão passaremos pro segundo dia mais esperado do ano (o primeiro foi hoje) que será 11-11-11.
Beleza, Dédão. Ontem fui de carona jantar em Puerto Iguazu. Outro presentão de aniversário (detalhes no post de hoje). Manda o link da canção. Abração Arabal
PS.: Quanto a continuar no Brasil, vc me conhece… sou xenófilo desde criancinha, quando devorava livros com fotos da Europa. Já to tão perto da fronteira que vou experimentar botar o focinho ali fora.
Feliz aniversairo meu amigo que deus te acompanhe sempre do seu lado todos os dias…
Valeu, Geléia. E a ti também. Abração
Élcio, cheguei em casa há pouco, mas ainda em tempo de lhe desejar muitas felicidades e que as alegrias superem sempre todos os contratempos que porventura possam ocorrer nessa nova fase…
Que a boa saúde, o otimismo e a fraternidade prevaleçam!!!
Estaremos juntos na sua rota internacional e vamos em frente que esse motor 5.2 é super potente!!!
Adorei o post, vou rever depois e vou votar tb!!
beijos.
Beleza, Alcione. É nosso dever como brasileiros…
exelente Pedal de Oro, parabens p/ ti p/ tu cumpleaños y por las cosas marvillosas q/ estas mostrando, yo cuando sali de Chile(1976) iba p/ Venezuela, siempre senti deseos de conocer Brasil, ahi me encuentro c/ esta marvilha das Cataratas,y estoy hasta ahora en este maravilloso, Brasil- (personas y lugares) por eso voy Kilometrando-Brasil una dica ahi fuera cuando nesesites una COLHER tiene q/ pedir una CUCHARA por ellos van a enterder CULIAR q/ significa-foder,(esto paso conmigo y yo pedi en voz alta mi cara fue al suelo) y cuando te coviden p/jantar van a decir -Vamos al Comedor -pero no tenga miedo El Comedor es la sala de jantar rs-rs-rs, ESQUISITO en Brasil es-Raro-Extranho en español es algo muito bom-delicado-delicioso, hasta mañana amigo
Bueno, Átria, se pido una COLHER e ellos me dán algo para CULIAR… no me voy a lamentar, pués =)
Parabéns tardio. Pelas fotos, recebeste um belo presente no seu aniversário. Tudo de lindo.
Verdade, Clóvão. Foi legal mesmo abs
Elcio
Só faltou descolar um passeio de helicóptero sobre as cataratas. “Alô Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu.” A Veralice podia tentar junto a eles, o máximo que pode acontecer é ouvir um não, mas quem não arrisca….
Abraço
Vruuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm… atenção queridos leitores, apertem os cintos em suas poltronas empresariais que nós vamos levantar vôo…
Meu amigo Thenório! Feliz aniversário!
Entrei só pra te desejar mais um tanto de coisa boa pra essa sua jornada! O dia de ontem, bem, me consumiu como tem sido neste meu “sempre”. Luz pra alma!Força na peruca!
E vai “deitar o cabelo” na estrada.
S’imbora, Angelo. Que as velinhas tão apagando rápido…
Arrasou Elcio !! Seus Posts cada vez mais surpreendentes e fantáticos. Esse então, nem se fala!! Num determinado trecho você me fez refletir que a vida sempre tem alguma coisa oculta a nos surpreender e nós também às vezes nos vamos por nós mesmos. Natureza, Terra ,água, matas e pássaros brindaram teu Niver !!! Parabéns !
Também gostei muito, Nésio. Foi mesmo um aniversário memorável
Elcião, me da carona, posso falar de mim?.Contam as minhas tias que:
04/11/55, sexta feira +OU- 16,30HS.
Fazenda Jacaré de gado leiteiro, Lagamar- MG.
Uma jovem chamada Ana,casada com um dos filhos do dono da fazenda de apelido Juquita, estava dando a luz a seu segundo rebento.
Chamaram a parteira, uma idosa senhora, que ja estava de plantão.
Corre comadre, que o menino ja está nascendo sozinho.
E ela esbaforida de cansaço e na sua sabedoria respondeu.
Se ja ta nascendo sozinho, não carece mais de mim, eu vou é sentar e me arruma um copo d´agua.
E assim eu cheguei, apressado e sem pedir licença.Cada um com sua historia de vida.Abraço e pedala.
Agora entendi porque vc é assim, Jura hehe
Giuliano… é algo tentador, mas diante de tanto apoio da Sec. de Turismo seria um pouco de abuso da minha parte, apesar que imaginar um vídeo sendo gravado pelo Elcio sobre as cataratas e postado aqui… seria fantástico!! hehehehe
Vou pensar no assunto 🙂
Querido! Muuuuitas felicidades prá você! Sempre! Que privilégio passar o aniversário vendo paisagens tão belas! Parabéns pelo aniversário, pela coragem de seguir um caminho diferente, pela ousadia de se lançar no mundo como cidadão do planeta, realizando o sonho de cada um de nós que, dos nossos “escritórios”, ficamos a saborear suas aventuras traduzidas em palavra tão carinhosamente escritas! Beijo grande!
E aí, Li? Pois é… loucura pouca é bobagem =) Se é prá despirocar, despiroquemos de vez bj
Camarada Elcião, depois de tantos e tão bons presentes de aniversário, só posso de deixar um grande e carinhoso abraço e o desejo de que tudo continue assim, tão bem.
Pois fora o fato de termos perdido o apoio de um dos únicos dois patrocinadores bem no dia do aniversário, tudo está maravilha, Leão
Pois é Veralice, sei que seria uma espécie de “pede a mão e já quer o braço”. Mas mobilizemo-nos todos leitores e caroneiros do Elcio. Vamos ver se sai leite desta pedra…
Já sugeri a Secretaria de Turismo o lugar de uma entrevista com o Elcio… sobrevoando as Cataratas.. heheheh 🙂
Grande Vera!
Ok Veralice. Se não der certo junto a Sec. Turismo, posso tentar junto a Helisul, que é a empresa que faz os voos.
Se você conseguir, Giuliano, todo mundo que está na garupa vai var as cataratas láaaaa de cima =)
Pois é Elcio. Vamos aguardar resposta da Sec. Turismo. Caso negativa, tento com a empresa.
Feliz Aniver atrasado, estava mudando de escritório. Muitos e muitos km de vida. abs
Valeu, Galo. Mucha suerte en las nuevas instalaciones. Abrazo
Elcio POR FAVOR entre no site da prefeitura de Cascavel e vote CONTRA a demolição do Teatro Barracão que fica no lago da cidade.
Arquitetura da madeira não é motivo de vergonha (coisa do sítio dizem alguns paranaenses…)O TEMPO AVÚA MAS A MEMÓRIA POUSA EM TERRA FIRME 🙂 É OU NÃO É ??
OK, Betina. Votarei e conclamo os demais a seguir-nos. bj
Oi primo!!! Que dia incrível!!!As aves são lindas,deslumbrantes mesmo, o passeio de barco nem se fala então. O voo de helicóptero seria mesmo majestoso, quem sabe né…Agora com certeza os seus próximos cinco aniversários serão comerados em estilo exótico sabe-se lá onde como e com quem,vai ser. Nós estaremos presentes pode crer.E depois de curti este dia tão especial cheio de aventuras e acontecimentos inusitados e inesquecíveis talvez só tenha faltado mesmo um bolo e o pic…pic… mas em compensação não faltaram demonstrações de amor e carinho. Beijo grande primo fique na paz e CARPE DIEM …
Não mesmo prima. To feliz. bj
Grande Élcio Feliz aniversário vida longa saudável e próspera, saúde principalmente para os músculos das pernas para permitir a conclusão desta maravilhosa aventura.
As fotos os filmes as reportagens estão ótimas, me permita um comentário nada ideólogico nada a ver com que eu penso, mas depois que ví os detalhes da usina de Itaipú suspirei e ponderei,”Bem a merda da ditadura fês alguma coisa que presta ” nada justifica aquele maldito golpe de triste lembrança. mas a usina foi bem feita menos mal.
Abração
Concordo plenamente, Borba. Assim como o Collor nos fez a cortesia de permitir que carros de primeiro mundo rodassem pelo país…
Cara! No seu aniverssário é vc quem nos deu um puta presentão com essas imagens incriveis sobre sua li-te-ra-tu-ra. Que Deus te conserve feliz e pedalante para sempre.
Tem mais garotas de NY dando mole por aí??? rs… abraco forte
Se tem não sei, Tony. O que sei é que essa não deu… rs
E as Cataratas já são uma das novas 7 novas maravilhas da natureza!!!
Ueba! Ueba!! =p
Que maravilha o Rodas Livres estar em Foz do Iguaçu pra comemorar essa linda vitória das Cataratas como uma das 7 Novas Maravilhas Naturais e Amazonia junto!!!! uhuuuu 🙂
Na Band vai ser dada a noticia… o Diego da TV Tarobá acabou de postar que o anúncio será em Rede Nacional Jornal da Band… já já !!!
Ueba!! =)
Muito bom essse presente de aniversário. O Passeio do Macuco é uma lembrança para o resto da vida e ao passar rente as quedas dágua fas com que a adrenalina vá a 1000…é inesquecível.Otimo passeio.Abc.
Aí sim heinn Thenório!
Que fotos lindas, matéria show…
áh, tô “atrasinha” feliz aniversário, que os Deuses te protejam nessas aventuras deliciosas.
Beijos 😉
Sorte sua, Eu to atrasadão.