\\ Blog diário de bordo

18 Nov 2011

PERAMBULANDO POR CIUDAD DEL ESTE

Bem…  ontem não postei, como alguns de vocês podem haver percebido.  Ocorre que para preparar um post levo no mínimo 1 hora e meia, podendo facilmente chegar a três ou quatro…  então nemsempre dá.  Até por às vezes não estar disposto a começar enquanto ainda brilha o sol, sabendo que dali só me levantarei noite fechada…  Depende muito de como foi o dia, de onde estou no momento de redigir, da eficiência do equipamento de que disponho (muda quase todo dia).  Fazer o post em notebook, por exemplo, é excruciante, porque não posso sentar a pua, como estou acostumado a fazer em desktops.  Demoro o triplo e aí dá desespero.

Mas, apesar disso, ontem investi uma grana na compra de um tablet Samsung 10¨ que, espero, vai me ajudar a manter em dia estas postagens, ainda que com muita dificuldade…

 noite fomos, o Rafael e eu, visitar um amigo dele, Agustin, na próxima cidade, Minga Guazu. Foi então que me advertiram para ser extra careful nos acostamentos do Paraguai, porque é comum veículos (carros inclusive) virem por ali na contra-mão.  Ah…  que legal… então tá.

E hoje acordei de bem com a vida e lembrei-me de, antes de sair, tirar do alforje minha toalha de viagem, que havia guardado às pressas, molhada, no dia em que saí do hostel.  Tarde demais!  Estava com pontos de mofo e fedendo a dar com pau. Restou-me lavá-la, pendurá-la e pedir-lhe desculpas, na esperança de que com estes bons tratos ela ainda se recupere do choque traumatizante que levou.  Mas o mofo não saiu.

Sai de casa e tomei um ônibus, porque de onde estou hospedado para caminar até o centro é meio puxado (sei bem porque volto do centro a pé todos os días).  Estas jardineiras decrépitas são uma piada, mas funcionam e custam barato.  A viagem ficou pelo equivalente a R$ 1,00.

Chegando ao centro, internei-me numa lan-house (que aquí são conhecidas por cyber café) e passei a manhã inteira resolvendo pepinos computacionais.

O principal deles (que não resolvi ainda) é como legendar videos, para traduzi-los, no YouTube.  O Iberê, meu sobrinho,falou-me acerca de um software especializado chamado ¨Subtitle Workshop¨.  Mas estou apanhando dele que nem gente grande…  Então acabei por postá-los na versão que tem o encerramento ¨TV Meio Ambiente¨ mesmo.  Mas o ideal será descubrir como fazer isso da forma correta.

Saindo dali, já quase 1 da tarde, almocei e fui à agencia do Banco do Brasil para tentar ajuda, pois preciso pagar dois boletos (que imprimi) atrasados de meu plano de saúde.  Chegando lá, descubro que a agencia fechara às 13:30 hs.  Puta que o pariu! Tudo aquí fecha mais cedo do que eu gostaria, mas uma e meia da tarde já é demais.

Dancei e confesso que não sei como farei para pagar estes boletos, porque aquí não há agencia do banco cedente (Real/Santander).  Por estarem atrasados não posso pagá-los pela internet.  Durma com esse barulho…

Aí então saí para ver se comprava uns óculos escuros, já que perdi o terceiro (sorry, Peter) e uma bandeirinha do Paraguai para colocar acima da do Brasil no mastro da bicicleta.  Fui fotografando as coisas diferentes que encontro por aquí.  Bom…  gato é gato seja em Ciudad del Este seja na Favela da Rocinha, certo?

Mas estranho o fato de os vigilantes de qualquer estabelecimento utilizarem sempre uma arma pesada levada a tiracolo (na Colômbia, todos tinham a companhia de um cão…).

Estava na parte baixa de Ciudad del Este, onde funciona o comércio popularzão mesmo.  Lugar para deixar a 25 de março com inveja.

Imensas lojas de badulaques e nas calçadas muito comércio informal.

Dentro das galerias, é comum asistir à intensa atividade dos lacradores de caixas.  Sei lá o que tá rolando, mas é um frenesi de fita adesiva prá todo lado.  Elas fazem um barulhão ao serem desenroladas rapidamente, então é uma zueira muito particular desse ponto do mundo…

… tanto que há bancas de rua especializadas em vendê-las.

Procurei prá todo lado uma bandeira paraguaia pequena, só as achava das grandes…  Numa das lojas, havia bandeiras brasileiras de todos os tamanhos, mas paraguaias…  uma ou outra.

Por fim, entrei numa loja de telefonia, onde as houvera visto penduradas, expliquei a situação e consegui comover o árabe dono da loja (aqui os proprietários dal lojas não são paraguaios, mas árabes e coreanos).  Saí de lá com uma bandeirinha bem fuleira, mas que resolvia o problema.  Se tivesse encontrado, teria comprado uma de melhor qualidade.

Eram 15:30 hs, as portas começavam a fechar e eu querendo encontrar bons óculos escuros. Amanhã devo voltar à usina de Itaipu na companhia do Rafael, que é engenheiro de manutenção lá, e então não terei tempo de voltar aqui ao centro para retomar a procura…  Assim, comprei uns Nike vagabundos mesmo, só prá quebrar o galho até eu chegar a Asunción.  Custaram ¨dé real¨.

Mas ao pasar defronte a uma óptica ainda aberta, achei por bem salvaguardar a saúde dos meus olhos e investí 50 dólares num Oakley legítimo, que pelo menos deve ter proteção anti-UV (ao menos assim crê minha santa ingenuidade).

E agora, voltei à mesma lan-hou…, ops, ao mesmo cyber café e estou aquí martelando neste teclado ¨castelhano¨, que é diferente e que me obriga a manter o ¨ã¨ na memória do computador e ter de teclar control+V a cada vez que tenho de usá-lo.

Minhas costas doem por pasar praticamente o dia todo sentado, tô doido prá sumir daqui.  Quero caminhar tooodo o camino de volta até a casa do Rafael e da Magdalena (que tá em viagem ao Brasil), queridos amigos que conheci através do Servas.  Mas não poderia deixar meus queridos co-pilotos leitores na mão por mais um dia… então eis-nos comparecendo.

Trechos desérticos virão, que nos separarão por bem mais do que um dia…  mas até lá tudo pode acontecer.  Ou não?

 

RESUMO CICLÍSTICO:

DATA: 18. Novembro. 2011 / Sexta-feira
LOCAL: Ciudad del Este, Alto Paraná (Paraguai), ALTITUDE: 210m
PAISES: 2
POUSOS: 21
TEMPO: Sol ameno o dia todo
TEMPERATURA: 16ºC a 29ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / –
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: plano
CONDIÇÃO FÍSICA: Excelente
DIAS DE ESTRADA: 77
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 60
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 1.326 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar):1.326 km

\\ comentários

  1. Rafael Casachi

    Hey Meu Amigo… nunca se acha uma boa bandeira quando se precisa dela…hehe

  2. Rafael Casachi

    opa… hoje fui o primeiro!!

  3. Amilcar M. Claro

    Élcio, você não tem a obrigação de postar aqui diariamente, se não tiver a fim. Faça-o quando tiver vontade (se bem que sou dos que esperam diariamente por seus escritos –os posts!–, feito capítulo de novela). Abraços

    • Elcio

      Pois é Amilcar… como a platéia é fiel, esforço-me por ser fiel também e postar diariamente. Mas tem dias que não to afins. Se fosse rápido o faria diariamente com certeza, mas não é. Abração

  4. Vanderlei Torroni

    Esta do banco do Brasil, gatos na luz e óculos que berram foi boa…

  5. Clebson Melo - Natal/RN

    Olha, se não houver “trechos desérticos”, te digo que vc não está fazendo cicloturismo. Acho até que vc tá escrevendo muito para quem viaja de bike! Conheci dois cicloturistas: um colombiano e um mexicano. Este último já havia pedalado pela América do Sul por 4 anos quando pousou aqui por Natal. E a única estrutura que possuia era a bike e o que havia sobre a mesma. Sem internet, patrocínio … nada! Vivia do que conseguir arrecada na estrada trabalhando ou vendendo umas bicicletinhas de arame, sua moeda própria. Quando chegares a esse estado da evolução … eh, eh, eh … entenderemos sua ausência. Mas cá pra nós … será o máximo!!!

    • Elcio

      Bom, Clebson. Sou um jornalista… para mim, viajar sozinho seria bem menos legal do que arrastar essa turba comigo. Então invisto mesmo, tempo e dinheiro, em Internet. Tem gente que pedala todos os dias… Avança muito mais do que eu, mas… cicloturismo é isso? Um eterno pedalar? Acho que cada um tem seu ritmo e sua forma de viajar. que vengan los desiertos! Abração

  6. Veralice

    Oiii Elcio!
    Eu to aguada de vontade de andar nesses ônibus pitorescos hehehehe
    Não posso andar por ruas de comércio como essa ou na 25 de Março, certamente vou levar coisas que nunca irei usar! Gostei dos óculos ficaram bem e protege as vistas.
    Por hoje é só.. beijo e fica com Deus 🙂

  7. Marta

    Hola Elcião, há quanto tempo náo lia o Rodas Livres, da ultima vez você tava ainda muito proximo daqui, quando vejo tá na Ciudad del Este, que prazer ver quanto já pedalou, que tá inteiro, de oculos novo e com o humor de sempre…Felicitaciones!!! concordo com teu amigo, senão não postar não postou, a gente tá junto mesmo, nem nós vamos deixar de voltar a ler , como no meu caso, nem você vai deixar de dar noticias!! que legal! bjo grande, prosseguindo!

    • Elcio

      Po, Marta, justo vc me abandonou? : ) Pois é… devagar se vai ao longe? E o Dirceu, já tá dando prá gente comemorar tomando umas ? bj

  8. Joe - UK

    Grande abraço aqui do Pais de Gales Elcio… Hoje foi meu dia de pegar a estrada! Pena que foi de carro…
    Mande notícias quando der. Abraço

  9. Edson Zeca da Silva

    Elcio, você está certíssimo na explanação que nos fez a respeito das postagens e tem toda a nossa confiança.
    Sabemos que se você não postou é porque não deu. Não se preocupe mais com isso.
    Grande abraço

  10. Carla - Prudentópolis

    Oi Elcio, to aqui ainda e sou da mesma opinião dos seus amigos, se não der pra postar não deu horas!! E não é por isso que você vai ficar sem seus garupeiros…Abraço!

  11. Rosana

    Eta aventura boa sô! Eu que adoro uma muvuca, sempre que vou praí me divirto. A Monalisa tem coisas muito boas, apesar de mais caro, eu que conheço pouco a malandragem do lugar, prefiro compra lá. Bem, acho que você falou mal do óculos de alguém. Será possível perder tantos óculos em pouco tempo assim, rsrsr. O Oakley ficou bem legal. Siga feliz e se cuida nos acostamentos.Rô

  12. Alcione V S Moscardi

    Rodas Livres, Mentes Livres… Liberdade de ir e vir, de postar ou não postar, de ler ou não ler o post num dia ou outro…
    Uma simbiose forte e saudável!!
    É por aí …
    bj

  13. Eliana Secco Vergos

    Oi primo!!! Bom pra começar digo que concordo com o Edson, a Carla e a Alcione se der pra postar ótimo se não der sem problemas. Eu nunca vi voce reclamar quando um de nós fica um ou mais dias sem aparecer para comentar no seu post, então faça do seu jeito e do seu gosto, com post ou sem post eu to junto!!! Agora devo confessar que no que se refere a cidade, dessas muvuca eu to fora, não gosto desses ambientes como a 25 de Março e essa ai que voce mostrou, os gatos esse mar de gente tudo isso me assusta muito então prefiro não frequentar esses lugares mas valeu a pena conhecê-los pelo seu post rsrs… Beijo grande primo !!!

  14. Flávio

    Ola Elcio,
    Saudações pela aventura!!
    Acredito que você possa emitir boletos pela internet, provavelmente no site do banco cedente, por ex no caso descrito: http://www.santander.com.br/portal/wps/script/templates/GCMRequest.do?page=5644&entryID=7948, nada q o google não resolva rsrs, como diz o seu sobrinho Cauê, q por sinal eh um grande amigo e trabalha comigo, e me apresentou essa sua aventura.

    • Elcio

      Boa dica, Flavio. Será que eles emitem o boleto já corrigido, com os juros? É isso que me possibilitará pagá-lo pelo computador…

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter