PRESTAÇĀO DE CONTAS
Queridos,
Amanhã cedo estejam dispostos, porque iremos pedalar até a capital espiritual do Paraguai, a cidade de Caacupe.
Convidado por alguns amigos, aceitei a idéia de ir passar o natal no Brasil. …uuuuueeeeeebbbbbaaaaaAAAAAA!!!!! 😛 Confesso que estou com muitas saudades, aliás não imaginei que fosse sentir tantas… Cicloturismo é muito bom, mas cicloturimo solitário tem esse problema. Passa um tempo e a gente começa a sentir falta das amizades já consolidadas.
Conhece-se muita gente, muita gente boa, faz-se muitos novos amigos… mas nada substitui a interação com quem conhece o teu passado, sabe das tuas raízes, compartilha as tuas origens. E sabe de você já de outros carnavais…
Assim, eu vou ! Esses amigos que tiveram a idéia já se propuseram a arcar com uma parte dos custos, mas sugeriram que eu postasse aqui um apelo para que todos aqueles que vêm acompanhando as venturas e desventuras dessa longa caminhada participem também, doando alguma pequena quantia para pagar as passagens aéreas de ida e volta. Assim como as passagens rodoviárias, já que pela data escolhida para a ida (19 de dezembro) estarei, pelos meus cálculos, bem prá lá de Asunción e terei, assim, de voltar à capital paraguaia para tomar o avião.
E depois terei de ir de ônibus novamente de Asunción até onde terei deixado a magrela estacionada, essa nossa querida amiga proporcionadora de histórias e aventuras diárias e (às vezes) fascinantes.
Então, se você quiser participar do natal do Projeto Rodas Livres, faça algum pequeno depósito na conta abaixo:
Banco: Bradesco (237)
Agência: 0498
Conta: 110502-7
Nome: Elcio Thenorio
CPF: 005.976.618-20
E venha encontrar-se comigo n´algum bar de São Paulo, que não defini ainda, para trocarmos idéias pessoalmente. A data também será divulgada em breve, aqui neste espaço. Obaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! 😛
Que legal! Obrigado a todos você pela companhia ao longo dessa já longa odisséia. Recarreguemos as baterias emocionais e a retomemos. Conto contigo?
PS: Após infinitas horas e guaranis gastos com lan-houses, acho que consegui, enfim, solucionar o problema das legendas. Posto hoje, portanto, em caráter experimental, os 2 últimos vídeos gravados (foram feitos há tempos, mas estavam encalacrados aqui por conta desse impedimento técnico). Ambos são de meu agrado e vão bem ao encontro do espírito do projeto: um sobre ecoturismo e outro sobre solução ambiental. Espero que gostem.
Para ler as legendas, no YouTube, tem de clicar no quadradinho “CC” que aparece no canto inferior-direito da janela do video e escolher “Português”.
Grande Elcio,
Fico feliz pela sua decisão em estar conosco nesse final de ano.
Estou em contato com o Zeca e com prazer colaborarei para a sua vinda.
Se quiser, empresto a negrinha…
Erasmão
Eita, Erasmão. Depois de você ter me emprestado aquel histórico Dodge Polara num dia já longínquo, numa praia do litoral norte, para que eu – finalmente – deixasse de ser donzelo, essa é a segunda melhor oferta que você já me fez. Ahahahahaha Valeu mesmo, brother.
Elcio
Os vídeos estão ótimos e as legendas perfeitas.
Quanto ao Natal maravilha ,vamos colaborar sim sempre na medida do possível claro.
Abraço
Beleza, Borba. Então s´imbora. Nunca fui tão “pidão” na vida, mas acho que agora isso faz sentido. Entre outros benefícios, faz com que a aventura seja de todos.
Olá Élcio,
o caminho é fazer a edição em programas específicos para isto e depois colocar no youtube, de uma pesquisada, o proprio Windows vinha ( ou vem) com um programa chamado movie maker, beeeem simplinho, mas que ja dá para ir se familiarizando com o processo de edição.
Acho que essa bucha eu já contornei, Vanderlei.
Isso é uma volta ao mundo ou um passeio em que se sai e volta pra casa quando a saudades aperta? Dessa vez eu me decepcionei Élcio, no momento em que sua aventura vai tomando forma, em que os desafios da estrada, hospedagem, costumes, começam a aparecer, você vai fazer uma pausa para o natal??Fraquejou? O que fará no Natal daqui 3 anos quando estiver na África? Pedirá vaquinha para passar o Natal em casa? Me desculpe, mas essa decisão pareceu aquele adolescente que diz que vai fugir de casa, mas quando chega a hora da janta, volta pra comer com a família. Siga em frente, não volte para o natal, agradeça seus amigos e encare isso como um desafio psicológico com o qual você terá que lidar muitas outras vezes. Tenho certeza que um Natal na estrada, será muito mais fortalecedor do que voltar com a família. Afinal, a graça da viagem está em testar seus próprios limites, deixe as histórias, que são boas, para compartilhar pessoalmente em 5 anos, quando voltar e não agora. Espero que repense essa decisão. Abraços do seu estimado leitor.
Cheguei ao post-bomba hehe. Parabéns pela força da argumentação.
Está fazendo um belo trabalho, mostrando passo a passo o cotidiano de um ciclista, um passeio que gostariamos fazer e que temos o privilégio de fazelo via internet. Ver os familiares no natal é maravilhoso. A vida é curta. Recaregue as baterias e siga em frente. Voçe não pode se sentir como aquela vaca amarrada sendo arastada por uma junta de bois e recebendo bordoadas na testa, perdendo a liberdade, dignidade etc. Cade a tolerância? Conte comigo na cooperação das passagens. Que Deus te abençõe e proteja!
Grande Sadi. Tê-lo por aqui é um privilégio. Abs
A Terra Brasilis o aguarda. Desnecessário viver todas as dores do mundo para a sua empreitada continuar bonita.
Beleza, Xico. Valeu. Penso em você com frequencia ao escrever.
Parabéns, ” leitor “, você conseguiu o que queria. Ser o centro das atenções, roubar a cena do espetáculo.
Claro que você tem direito de emitir sua opinião, seja qual for. Eu não concordo com ela não mas respeito o direito que tem de emiti-la.
Com o que evidentemente não concordo, não partilho e abomino é com a covardia. Você ficou com medo de botar o nome lá, meu caro ?
Corrija-se, querido “leitor”, nunca é tarde para agir com dignidade.
Edson Zeca da Silva
Zéca, obrigado por tudo, mas viremos esta página. Antes, confraternizemos, afinal é do Natal que estamos tratando. Abs
It’s your life/adventure, your decision! Don’t let any wanker put you down, family and friends for Xmas, why not?! When South America becomes a bit too boring change your plans, Europe, maybe… Enjoy!
I hope I´ll reach Europe some day. But it´s not for the time being. Let´s keep on riding, for slowly we´ll arrive all the same.
Considero este Projeto e o seu idealizador Elcio como “Familiar”, vejo que os posts diários são muito bacanas e seguem uma ética perfeita…, o que me chamou a atenção foi o “””LEITOR””” que expressou a sua opinião alheia ao idealizador Elcio e por “””COVARDIA””” não se identificou. Eu acho que se o Elcio tomar a decisão de parar o projeto por aqui, eu já me dou como satisfeito pela ousadia até então realizada, se ele tocar adiante já será outro grande prazer estar acompanhando as suas aventuras…, mas querer censurar as suas decisões, é indelicado e ridículo!!!
Às vezes, para me consolar, eu também penso que se parasse por aqui já teria sido um feito legal.
O “””LEITOR”””, se não pode ajudar, não atrapalha, ser um “nômade” é uma decisão difícil e corajosa, temos que dar força para o Elcio e não miná-lo psicologicamente falando.
Aqui só tem espaço para os admiradores e amigos!!!
Elcio, além de te ajudar, divulgue o endereço em que poderá estar aqui em SP para tomarmos uma birita e dar muitas risadas. Não esqueça da minha máquina de escrever e do par de tênis “NAIKE XÓQUIS” que pedi para você comprar no Paraguay hein!!! Vai ser muito divertido…
Beleza, Ronaldo. Se quiser mais muamba, é só dizer … hehehe. Mas quanto à frase “Aqui só tem espaço para os admiradores e amigos!!!”, não posso concordar. Aqui tem espaço para todos os que quiserem nos prestigiar com sua presença, como você. Abração
Em primeiro lugar não quero desmotivar ninguém, estou apenas emitindo minha opinião, em segundo lugar, não conheço o Élcio pessoalmente, então não há motivos para colocar meu nome aqui, afinal este projeto não é só para os seguidores e amiguinhos e sim um projeto mundial que caso vocês não saibam está sendo bastante divulgado e pode ser encontrado através de uma pesquisa no google. Além disso, de que adianta colocar meu nome aí? Vocês colocam e eu mal sei quem é Ronaldo Negro ou outros que se identificam. Existe um negócio legal no mundo chamado democracia, eu coloquei meus argumentos, sem ofensas a ninguém, sem ofensas ao Élcio, que tem sido muito corajoso, mas que na minha concepção de leitor acompanhante da viagem está equivocado nesta decisão. Apenas isso. Abraço a todos.
S´imbora pro próximo tema!
Elcio,Feliz natal!e seja bem vindo…bjs
Brigadão Ilza. bj
Elcio, faça o que o seu coração mandar. Vc é dono de vc.
Vc formatou sua aventura, é uma aventura não um castigo…
Estarei com vc se vc vier para cá.
Bjs. Oh Oh Oh
É isso aí, Vitorio. Amigo tem mais é que apoiar, salvo se tiver razões muito claras para discordar.
Elcio oiii!
Concordo com o Elcio ir passar uns dias em São Paulo, independente de ser Natal, e o incentivei a fazer isso porque sei bem o que é viajar por meses e sentir uma baita saudade daqueles que convivemos no dia a dia!
Depois que matar a saudade, vai sentir o desejo de voltar pra estrada e mais feliz, como sempre falo: essa aventura não pode ser um sacrifício!
Se der vou a São Paulo me encontrar com vocês e dar um abraço apertado no Elcio 🙂
Beijo e fica com Deus!
Aguardar-te-ei.
Ahhh gostei desse “Leitor”. Acho muito bom ter ideias e comentários diversificados. Isso enriquece o blog. Ele tem razão quando diz que o Projeto é mundial e neste sentido, é bom que nós, amigos do Elcio, aceitemos a diversidade de opinião.
Hummm… mundial… que chique em Sheilinha? No úrtimo!
Oi primo!!! Poxa vida que notícia boa!!! Talvez eu tenha a chance de te ver pessoalmente e curti essa rodada com os amigos (as), fiquei feliz com a possibilidade desse pit stop rsrsrs…Quanto ao “Leitor”, não posso fazer vistas grossas ao seu depoimento, realmente vivemos em uma democracia e todos tem o direito e a liberdade de expressão…Então: o “leitor” já se expressou, pronto acabou. Agora vamos aguardar a sua decisão final primo e eu espero que ela seja positiva. Beijo grande pra voce primo e fique na paz !!!
Valeu, prima. bjão
Pra mandar um chavão clássico: “Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas morrerei pra defender seu direito de dizê-las.” Dizem que a frase é do Rui Barbosa. Se o Elcio quis publicar suas aventuras dando chance pras pessoas comentarem, ele deu a cara pra bater, e se “O leitor” resolveu bater mesmo, tem mais é que aceitar e, se for o caso, contra-argumentar, não criticá-lo pessoalmente. Do contrário, melhor fechar os comentários pros parentes e amigos do Élcio, que serão paternalistas e condescendentes. Estou publicando aí, ó, meu nome e email, e digo que também acho que essa história de interromper a volta ao mundo pra degustar o panetone em casa descaracteriza o projeto. Por outro lado, também acho que o projeto é um lance pessoal do Elcio e que se ele quiser deixar a coisa toda mais “soft”, ele tem todo o direito de fazê-lo sem dar satisfações a ninguém. Mas o fato é que isso pode decepcionar uma parte de seus seguidores, eu incluso aí.
Augusto, já falei muito sobre isso, agora poupar-me-ei. Mas tenho a certeza de que você continuará nos prestigiando com a sua experiência.
Em tempo, peço ao Elcio que diga se concorda com a frase do “Ronaldo Negro”:
“Aqui só tem espaço para os admiradores e amigos!!!”
Se for o caso, despeço-me por aqui, já pedindo desculpas por ter invadido sem querer esse espaço familiar.
Ué, essa não entendi, Augusto. Por acaso você não se considera meu amigo ?
Faça o que seu coração mandar, afinal esse projeto não é pra ser um sacrifício. Bjsss.
Mas das veiz é, cunhada 😛
Tio vem sim, eu guardei a pedra pra vc ver. E nós sabemos como uma família como a nossa e amigos são importantes. TEM QUE VIR SIM !!! Aguardamos…bjs.
Pedras na vesícula não são mais do que pedras no caminho, Preta. Assim, a vida, como as edificações, é feita de pedras.
Eu nem te conheço “na real”,e “no virtual” te conheço a pouco tempo apesar disto: RESPEITO MUITO sua decisão, CONTE COM MEU DEPÓSITO SIMMMMMMM ELCIO :0 :), numa ocasião da minha vida depois de indas e vindas mais distantes q a tua um AMIGO me pagou uma PONTE BRASÍLIA/SP – então eu repensei TUDO ! perto das pessoas q eu mais amo na vida e q hoje estão perto de mim – não no mesmo território mas no CORAÇÃO.
Obrigado pela oportunidade de ter te conhecido o Rodas Livres um pouquinho
Abraços
Beleza, Betina. Apesar de adorar ter meus amigos aqui, o que me excita é fazer novos.
Heheheheh! Nada como um “Leitor” polêmico e medroso. Eu não vejo nada de errado em você vir dar um abraço na gente, não. Aliás, pra quem tá achando que vai ser moleza, isso dificulta a viagem, porque tira você do seu ritmo. Abração!
Nesse ponto concordo contigo, Berê. Algo me diz que vai ser fueda reaquecer as turbinas, um desafio a mais. bjão
Agradar a todos ao mesmo tempo não é nada fácil!!!
às vezes a gente quer ser transparente, mesmo que não tenham nada a ver com isso, e dá nisso que deu com o “Leitor”.
O Elcio bem poderia fazer o que quisesse e não falar com ninguem e depois voltar à normalidade sem que alguem fosse lhe encher o saco.
Se a moda pega muitos “Leitores” vão querer saber que horas que ele senta no vaso, se nesse tempo todo de viagem ele “catou” alguem ou se houve masturbação. E se souberem que houve uns prazeres solitários, certamente haverá gente que será a favor e outros, iguais ao nosso “Leitor”, que serão contra, achando que o nosso querido aventureiro deva seguir a viagem a seco, se abstendo de qualquer prazer sentimental ou carnal até o regresso às terras Tupiniquins.
Ora, “Leitor”, dá um tempo aí…
“Se houve masturbação”? Pô, Erasmão, não me faça rir…
Quanto polêmica em torno de uma mera opinião hein. De fato vejo que muitos aqui não reconhecem o exercício da democracia, uma pena em pleno século 21 lidar com esse tipo de situação. Será tão difícil lidar com um comentário contrário onde, repito, não há ofensas nem demérito ao projeto sem querer distorcer palavras e intenções? Será realmente necessário essa enxurada de comentários me chamando de medroso? Onde já expus minha razão, mas devo repeti-las? Em um site aberto, um grande projeto mundial, qual a relevância de se identificar como ERASMÃO, ou RONALDO, ou quem quer que seja? Talvez para quem o conheça seja importante essa identificação, mas eu não o conheço e portanto não há razão para me identificar se não pelo meu pseudônimo de O leitor, um leitor voraz deste projeto e que se decepcionou com essa decisão. No entanto, acho que passarei a postar nos próximos com o pseudônimo de Vocês sabem debater? ou Democracia, prazer. Boa tarde e no aguardo dos novos capítulos da aventura do élcio.
Viremos esta página.
Quanta polemica, mais isso é saudavel.
Esses caras que são contra sua parada natalina, tem seus motivos e razões, afinal não há nenhum outro vinculo, estão prestigiando o projeto e de certa forma se decepcionaram.
Agora os amigos, onde me incluo e parentes, é óbvio que são a favor.
A decisão é sua Thenorio,pois só voçê sabe o que está sentindo e seja qual for, eu vou te procurar, seja n`alguma estrada do Paraguai ou boteco de SP.
A chapa esquentou e o comboio segue, mais pode dar um tempo.
Abraço a situação e oposição.
Pois falou e disse. Concordo em gênero, número e grau.
“O leitor” conseguiu audiencia… Vem para o Natal sim!!! E passa lá em casa. Fica com Deus. Bjossss.
Hehe… bjk
Ponderando: Quando morei com vc na frança tive a chance de conhecer uma pessoa aplicada e portanto focada no que queria fazer, vendia flautas peruanas nas ruas de Paris, enquanto eu tentava moedas com o violão pra gente comer e habitar.
As pessoas que não te conhecem passaram a te acompanhar pela aventura e provavelmente estavam empolgadas com a sequencia, por isso a decepção de muitos, mas vc tem o direito de dar um tempo se realmente está sentindo que é preciso. Mas as pessoas estavam na estrada com vc…os amigos e parentes é verdade adoraram vão te rever, poder te abraçar…só que a ídeia passada para o “mundo” não é essa, nisso o “leitor” tem razão. Fica uma coisa entre amigos e parentes uma proposta que era para uma participação mundial.
siga seu coração
vc sabe: te gosto, te respeito e te adimiro.
um beiJoão
Só que entre os amigos incluí todos aqueles, em qualquer lugar deste planeta, que sigam este blog, Johnny. Então não se trata de nenhuma panelinha aqui. Vou às claras e volt às claras. E levo todos (os que quiserem) comigo. Bjelcião
Meu querido garoto menino Elcio, estou de volta depois de uma breve ausencia, pois fui visitar minha querida filha Thais que está no exterior buscando outros caminhos. Eu também tive necessidade de ir lá, sentí-la, abraçá-la, beijá-la. E como foi bom e reconfortante tudo isso!! Li todos os Posts desde 18-11 e pude perceber dificuldades muitas e você as vencendo. Parabéns!! Prossiga. Quanto á sua vinda para S.Paulo no Natal, bem , eu sou da velha guarda e incentivei a idéia. A vida é muito boa e bela, agradeço todos os dias ao Senhor Deus. Mas, também já vi tanta M que prá mim o que importa mesmo é o coração, a mente , que comandam nossas emoções. Me deparei de repente com o Leitor e confesso que achei bastante corajosa as suas colocações. Ele botou lenha na fogueira e fez muita gente pensar. Revitalizou e inteligenciou democraticamente. Quanto a mim que estou beirandinho meus 70, espero-o para abraçá-lo no Natal com coração de Antonieta e espírito de Delçy.Mesmo porque se esperar mais tempo posso voltar ao estagio de 1940, já que nasci 1942. Entendeu Leitor ? Democracia é isso !!!
Também sou grato aO Leitor, Nésio, por ter revelado a efervescência que jaz por debaixo da aparente placidez deste blog.
É isso aí Tio. Eu acho bacana a idéia, você tem todo o direito de parar. Você nunca agradará a todos, então, vai e segue teu coração. Quem puder e quiser depositar deposite, não não concordar não deposite… isso aqui é vida real, vc não está pagando promessa e muito menos dívida! O importante é vc estar bem de saúde e bem da cabeça, o resto é mera opinião, que claro devemos respeitar. Você está trazendo uma visão do mundo que nos tira da realidade eu eu acho válido você voltar sim. E acho que deveria voltar uma vez por ano pelo menos!! Aí vc consegue a volta por completo sem ter a necessidade de sair correndo, com a calma necessária pra fazer bem feito do jeito que está fazendo!! Já arrumei estadia pra você no México!! hehe! e talvez em Asuncion!! Bora Tio, bola pra frente… estou com vc e não abro! 🙂 Fique com Deus sempre!
Grande Flavinho. Beleza, querido sobrinho. É bom ser compreendido pela nova guarda, sinal de que ainda não estou tão defasado assim 😛 bjão
Tio, só pra terminar 2 coisas:
1 – o POST do SINESIO diz tudo;
2 – Isso aqui não é você decide, ou pode até a vir ser… se vc assim desejar!
Afinal você é o capitão!!!
Elcio, voce é uma pessoa muito querida, é tão bom te-lo perto e que voce possa sempre passar todos os natais ou qualquer data que sentir que será importante recarregar as baterias emocionais ao lado de quem te ama… isso a gente conquista e voce conquistou muito respeito e muito carinho, Seja sempre benvindo querido amigo!! Bjs.
Beleza, Sandrinha. Que bom ser querido por gente querida, sobretudo numa existência tão efêmera. bj
bem-vindo
Tem aquí outro “velha guarda”.Venha!!!
Toda a unanimidade é burra disse Nelson Rodrigues, e ainda bem que poucas pessoas discordaram de sua volta, ainda que breve para nos brindar um pouco mais com sua adorável presença.
Divergir é salutar e democrático, o que causa espécie é que a iniciativa de tê-lo de volta apenas por alguns dias não partiu de você, foi uma ideia brilhante de outro amigo cuja sensibilidade,não habita o coração de qualquer leitor, principalmente quando o leitor prega enfaticamente a democracia , mas parece que não aceita muito bem a crítica,ao mesmo tempo não abre mão de critica-lo. Será isto democracia?
Seu breve retorno não descaracteriza absolutamente o PROJETO RODAS LIVRES
ao contrário o engrandece pois cientes de sua determinação e coragem, sabemos muito bem o que significa a diferença entre um abraço saudoso um carinho fraterno
e um desafio desta magnitude.
De toda sorte até os leitores insensíveis ou aqueles que acham que amigos diminuem a importância mundial que representa este projeto merecem o meu respeito.
O fato último é que não sinto que eu esteja amarelando, Borba. To indo porque fui convidado, senão não iria e tudo continuaria como antes. Então, do meu ponto de vista, não perco nada e ganho muito.
Elcio querido, eu confesso que estranhei um pouco a sua decisão de pausa e acredito que, talvez, seja complicado para as pessoas que não te conhecem, pessoalmente, entender este retorno. Quem te conhece entende o seu coração, os seus sentimentos, a pessoa afetuosa que é, sabe tudo que vc deixou, principalmente, sua querida mãe. A única coisa que eu posso dizer é que, desde o início este Projeto é SEU! É um Projeto Mundial, SEU!! Se vc vai desapontar ou não, quem está pedalando é vc! Faço das palavras do Flávio as minhas, vc é o Capitão!
Faça o que o seu coração mandar…
Eu sou da nova guarda e apoio o Elcio!
Abraço à todos que participaram desta saudável e democrática polêmica.
Se a nova e a velha guarda me apóiam, quem será contra mim? 😛
Élcio,
Vou repetir algumas palavras de meu post de alguns dias atrás…
“Rodas Livres, Mentes Livres, Liberdade de ir e vir…”
O pensar diferente é sempre válido pois nos faz refletir!
Você é Livre prá seguir seu coração e estabelecer prioridades…
Apoiamos você sempre!!!bjs
Valeu, Alcione. Tenho mesmo em você uma apoiadora confiável. Obrigado.
Que máximo !!!!!!!!!
Vc ter essa possibilidade e querer aproveitar…!Que sucesso o projeto não ser fechado e todos so estarmos com vc daqui …sabe Deus qtos anos.
Claro q se estivesse na Austrália…seria dificil mas não impossivel.Goxxxxtei.E no frigir dos ovos, quem sabe de vc é você!!!!!!!!
Pués… tudo depende. Ou como diria Caetano: “ou não”… hehe bjk
Hey Elcio, Tudo Bem?
Siga teu coração, amigo. Afinal, o Projeto é Rodas LIVRES, que a liberdade te guie por onde você precise andar.
Você captou o espírito da coisa, Rafael. De que adiantam rodas livres se forem presas?
Stephen King se encontrava dentro de um avião. Poltronas à sua frente estava sentada uma senhora lendo um livro seu,”Carrie”. Ele foi até o banheiro da aeronave somente para passar pela mulher e perguntar a ela se estava gostando do livro. Em caso afirmativo ele podería provar quem era, até mesmo mostrando sua habilitação com foto, com o que lhe daría um autógrafo. Assim o fez.
– O que está achando deste livro?
– É uma merda! – retrucou ela.
– Muito bem, estarei prevenido para não o comprar. – disse-lhe e retornou ao seu lugar.
Elcio, tenha mais cuidado com alguns dos seus amigos declarados do que com o intitulado “Leitor”. Pois que este último parece ter um espírito democrático mais refinado.
Esteja voce onde estiver, desejo-lhe um feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades !!!
Valeu, Sandra. Boas Festas prá você também. Bjao