\\ Blog diário de bordo

29 Nov 2011

NEM CRISTO AGRADOU A TODOS !

Hoje tive um dia desafiador. Saí de Oviedo às 08:45 hs e consegui chegar agora à tarde aqui, defronte à sagrada basílica de Caacupe, o centro de peregrinação dos paraguaios.. O sol calcinava. A primeira metade foi transposta sem incidentes, mas a segunda colocou à prova toda a minha determinação de vencer obstáculos. Pensei que teria um treco e que não chegaria… parava de 5 em 5 km para refrescar o corpo, bebi uma dezena de litros de água, mas logrei alcançar o destino.

Estava doido para fazer um post bem bacana, porque aconteceram coisas muito legais, belas fotos… Mas ao abrir meus e-mails no smartpohne, ainda de pé defronte à praça da igreja, onde aguardava encolhido sob um toldo passar o temporal que caía, constatei – com assombro – que o fórum deste blog, um local outrora pacífico e acolhedor transformara-se, da noite para o dia, numa praça de guerra.

Quedei-me boquiaberto ao ler a saraivada de mensagens que zuniam por sobre minha cabeça, partindo de todas as direções e na condição de “dono da casa” vi-me na obrigação de postergar a redação do post que tinha em mente para manifestar-me quanto aos fatos.

Em primeiro lugar, estou absolutamente grato aos amigos que se dispuseram a convidar-me para passar o natal no Brasil. Agradeço pela lembrança, pelo carinho, pela iniciativa e pelas ações concretas realizadas até agora. Agradeço aos que colaboraram e aos que colaborarão.

Em segundo lugar, quero registrar aqui minha solidariedade para com O Leitor, que de forma democrática e respeitosa expressou sua opinião – muito procedente, por sinal.

Reconheço que minha escolha de aceitar o convite que me foi feito contém os quesitos necessários para desapontar os puristas. Desculpo-me por isso, mantenho a minha decisão e explico-me:

Para mim, tudo é aventura. Muito deste projeto tem-se dado ao sabor do acaso. E aprecio isso. Quando saí do Brasil, não havia a previsão de voltar, nem para o natal nem para coisa alguma. No entanto, recebi um convite, que veio ao encontro de certos desejos que tamanha distância exacerbou. E então achei de bom alvitre aceitá-lo.

O Projeto Rodas Livres tem vida própria e faz com que coisas aconteçam à sua volta, por vezes até à sua revelia. Notadamente:

1) Após ter saído do Brasil, vi com grande prazer formar-se um grupo de apoio voluntário.

2) Fui convidado a ceder minhas reportagens, mediante remuneração, à recém-criada TV Meio Ambiente.

3) Fui convidado a migrar o site do projeto para dentro do Portal Terra (processo em andamento).

4) Fui convidado a voltar ao Brasil para passar o natal com os parentes e amigos queridos.

Não pedi para que nada disso se desse. Todos foram acontecimentos motivados pelo “andar da carruagem”, digamos assim. E a cada um deles reagi da maneira que julguei conveniente.

Quanto ao último item, especificamente – o gatilho de toda a polêmica – quero dizer que este projeto não é o que gostaria fulano, nem o que imagina beltrano, tampouco o que idealiza sicrano. Este projeto é meu e é feito do jeito que eu quero. Trata-se de um desafio já grande demais para os meus modestos padrões e não tem a pretensão de ser um vôo sem escalas ou o que quer que qualquer um dos meus diletos acompanhantes desejem. É apenas uma loucura tardia de minha parte, que não tem eira nem beira, e muito menos regras fixas. Se chover de tarde, vou de manhã… é assim que tem sido e assim permanecerá sendo.

Jamais agradarei a todos e esta é outra pretensão da qual declino. O Rodas Livres é o que é. Eu gosto pacas! E cada vez acontecem mais novidades. Continuem acompanhando, vocês todos são mais que bem-vindos, concordantes ou discordantes. Só não queiram fazer do meu projeto o seu. Para isso é necessário largar tudo, pegar uma bicicleta e, sem patrocínio, vir fazer o que estou fazendo.

\\ comentários

  1. Vanderlei Torroni

    Olá Élcio,

    Analise a interface da web, o Google AdSense, que inseri publicidade no seu site. Todos os navegantes ao acessarem está publicidade através dos links, acabam gerando receita para o seu projeto, portanto, para a viagem..

    Um abraço e espero o envio do local em que nos reuniremos para tomar uma gelada…

    • Elcio

      Uma vez usei o AdSense para promover a Nova Engs, minha segunda e última locadora de câmeras. No fim não gostei muito, porque pagava altas contas (R$ 300,00 a R$ 400,00) todo mês e não sentia esse retorno todo. As pessoas clicam, você paga… mas isso não significa que elas vão comprar o seu produto ou usar o seu serviço. Posso estar errado. Alguém me corrija, por favor. Mas obrigado pela sugestão, Vanderlei.

  2. Joe - UK

    Muito bem, bola pra frente…

  3. carlinhos

    Tem aquí outro “velha guarda”.Venha!!!!

  4. Bebel

    Bravo!!!!

  5. Marilia Colosso

    Olá Elcio!
    Que coisa boa vir passar o Natal no Brasil.
    Se o convite chegou até vc, aceite e agradeça, pois nada vem até nós por acaso e sim por merecimento.
    Aproveite todas as oportunidades que a vida lhe da.
    Bjs de luz.

  6. Erasmão

    Elcio,
    Suas palavras aí encima já disseram tudo. Era o que eu gostaria de dizer mas confesso que não tenho a sua capacidade de manter a calma e analisar sem emoções a situação apresentada.
    Parabens pelo discernimento e quem não gostou…que continue protestando, que aí, quando estiveres por aqui o abraço que te darei será bem mais forte.

  7. Fernando Simoes

    Parabens pelas palavras bem colocadas, e é exatamente oque eu penso do seu projeto! grande abraço!!!!

  8. luís

    Uau, o bicho pegou mesmo Elcio! Foi só atravessar a fronteira que a chapa esquentou; celular, legendas, cartão de crédito, um copo para várias bocas, quarto sem banheiro… Está ficando mesmo com cara de aventura. Embora os argumentos do Leitor (e do Augusto) tenham boas doses de razão, acho que dar uma escapadinha não tira o mérito da empreitada, isso também vai introduzir um dado novo que nunca foi testado antes. Quando voltar prá estrada o que sentir será completamente inédito. Só isso já vale o experimento. Abraço, mano.

  9. Delma Nunes

    ei!!! quantas novidades bacanas!!! parabéns!!! defenda seu projeto original com unhas, dentes e pedaladas…bjs.

  10. O leitor

    Prezado Élcio,

    Obrigado pela consideração e comentário ponderado a respeito de minha opinião. Que bom que a entende e respeita. Não quero de forma alguma tornar este projeto uma coisa minha, no entanto, por ser uma coisa sua, o seu viver nos próximos anos, penso e repito para os censores do blog, penso, EU PENSO, que a coisa deveria ser mais regrada, até mesmo para viabilizar o projeto através de patrocinadores que certamente não ficariam muito felizes com uma pausa numa aventura tão saborosa; nesse aspecto foi até positivo como você mesmo disse estar nesta viagem sem patrocínio, pois assim pode fazê-la como bem entender, mas repito, comercialmente seria melhor seguir em frente. Talvez esse dinheiro da passagem seja suficiente para pagar 60 diárias ao longo da américa do sul, mas a decisão é sua e foi tomada e argumentada. Só devo lhe desejar forças para continuar em frente sua viagem e que essa pausa não o esmoreça, pois a partir do momento em que está fazendo uma ruptura com seus laços e se identificando em novos ninhos, uma volta talvez atrapalhe. Como leitor assíduo do blog, e daí meu pseudônimo, espero que isso não aconteça e que continue nos brindando com suas excelentes histórias.

    • Elcio

      Caro O Leitor. Sua opinião é bem-vinda. Quanto aos patrocinadores desapontados. Ora…. que apareçam primeiro, daí a gente conversa.

  11. Elói Barboza Neto

    Ainda sobre a sua volta: Claro, o projeto é seu e a decisão é sua. Bacana ter “leitores” inteligentes, impossível querer que o projeto seja nosso sem ir pra estrada, porém o Caminho de Compostela começou a ganhar dimensão depois das pessoas lerem depoimentos dos peregrinos. E o projeto sendo seu e sem patrocínio, este investimento de voltar será mantido quando você precisar? Veja, o voluntariado já contribuiu mais do que o seu patrocinador desistente, pergunto: será que o Noel não estava te esperando na fronteira do PY com a ARG? Os leitores decepcionados poderiam estar esperando informações sobre como será o Natal nestes lados, ou qual o “milagre” que o faria feliz na noite feliz como num conto de Charles Dickens? que usava o pseudonimo Boz e tb poderia ser “leitor”. Mas certamente na nossa idade a emoção tem que falar mais alto, chato os que não entenderam a colocação mas que bombou, bombou e isto é legal! Uma onda legal nos blogs são as enquetes, pode ser uma opção mesmo concordando que vc é livre pra “pedalar” do jeito que quiser, mas quando os livros forem editados espero que seja de cada leitor. Feliz stop!

    • Elcio

      Elói, após esta saudável e reveladora polêmica, concluí que o leitor que me interessa é aquele que estará comigo passada a tormenta.

  12. vitorio y goolge tradutor (os erros são dele)

    Não concordo com a cor das pombinhas.
    Bjs.

  13. wilson Roberto Zorbha Maziero

    Sábias palavras Elcio é isto mesmo este projeto é só seu e de mais ninguém,
    Nós apenas temos um grande prazer em acompanhá-lo

    Sebo nas canelas e óleo na corrente

  14. Andréa Lopes

    Elcio, orgulhosa de vc, do seu amadurecimento quanto as decisões do seu Projeto.
    Gde bjo

  15. Enio

    Elcio, achei legal este esquema de vir ao Brasil pro natal , é uma ideia que eu não pensaria , de prima, pensei como o leitor , depois achei legal , por dar uma visão de “quem faz as regras sou eu!” , e que quanto mais divertido melhor!!Confesso que me preocupava a sensação de passar o natal solitário , fato que deverá acontecer em alguma etapa do projeto , mas podendo evitar , pra que sofrer?Achei bom, quem sabe consigo te ver nestes dias de Brasil?Abraço amigo
    Enio

    • Elcio

      Passar o natal solitário não é nada perto da carência sexual em que me meti ao entrar nesta história, Enio. Ahaha

  16. lucia tavares

    É isso aí, Rodas Livres indo na direção da liberdade! E quando estiver na África quem sabe iremos até vc! ; )
    Hoje o programa Vitrine, entrevistou o fotógrafo Arthur Simões que percorreu 46 países a bordo de sua bicicleta.
    Me deu mais saudade de vc. Então, matemos esta no natal! Bjs Lu

    • Elcio

      O Arthur é um dos meus inspiradores, Lu. Isso é muito legal no cicloturismo internacional: as pessoas vão se espelhando umas nas outras. Bora beber, cair e levantar. bj

  17. Thais

    Elcio e Leitor: valeu pela sua contribuição para o “vamos pensar fora do quadrado”.
    E vamos todos trabalhar melhor a tolerância às opiniões… lembrando que esse é um projeto mundial! Beijão, boa sorte, e eu estou com uma baita inveja de você que vai poder se reunir com os “amigos dos velhos carnavais” no Natal!

    • Elcio

      Pois curta muito a tua aventura, Thais. E aproveite este espaço para nos contar algo daí. bjk

  18. Augusto

    Arrasou com esse post, Élcio. Ponderado e bem escrito. Enfatizou bem o que eu considero o mais legal do Rodas Livres, que é ser a expressão da livre vontade de um indivíduo, levada a cabo na cara e na coragem, independente de ser atleta, ter experiência, grana, nada. Enfim, como alguém aí atrás disse, você é o Capitão.
    Agora escreve logo o post relatando a roubada de hoje, que a platéia tá sedenta aqui.

    • Elcio

      Beleza, Augusto. Já escrevi. Sacudamos a poeira e vá lá lê-lo. Chama-se “O sol como inimigo”. Abração.

  19. Nelson

    Fala Doctor Elcio!!!
    Eu de cara concordei com O Leitor. E sabe porque? Porque o blog é demasiadamente bom! Sucesso total. E particularmente isso se deu por meu egoísmo, na vontade de continuar lendo suas historias e aventuras mesmo no dia 24/12. E com esse pit stop todos nós ficaremos sem compartilhar e acompanhar suas aventuras que são muito, muito legais.
    Além de que acredito que todo mundo no fundo gostaria mesmo é de estar no seu lugar.
    Grande Elcio! Eu sou da turma dos puristas, que acredita mais na fantasia da sua viagem, no desafio que uma pessoa que tem uma empresa consolidada no mercado, larga tudo e se submete e concretiza um sonho que todos nós gostaríamos de realizar. Mas me colocando no seu lugar, eu voltaria para passar o Natal com minha familia e amigos.
    Quer saber? Acho que todo mundo está torcendo MUITO por você, e a galera (assim como eu) achou que com sua volta a sua viagem não seria assim tão aventura…. Mas é fácil falar quando não somos nós que estamos no olho do furacão.
    Gosto muito do blog, pelo menos pra mim ler seu post todos os dias antes de dormir me deixa mais otimista para todas as coisas da vida. Seu otimismo (mesmo nas suas horas de mau humor) é contagiante.
    É isso aí! Aproveite seu retorno para quem sabe conseguir novos patrocinadores aqui em Sampa!
    Grande abraço….. e onde será a cervejada???

    • Elcio

      Beleza Nelson. Obrigado pela força. Eu vejo assim: se vier a concluir o projeto, tendo viajado tudo e postado tudo… que diferença fará se houveram ou não pausas? A menos que se esteja preocupado em marcar pontos de heroismo, o que não é o caso. Aliás, de certa forma, para os meus modestos padrões, já é uma espécie de heroismo o que estou fazento. No hace falta más!
      Quanto à birra, vou te esperar. Em breve divulgo onde e quando. Abs

  20. Rafael Casachi

    Te desejo muita cerveja gelada!

  21. Arthur Whitaker

    Élcio, na minha mocidade (22 anos) trabalhei em Angola e estava longe de tudo e todos e sei como se sente. Acho que não tem nenhum problema tirar uns dias em sua aventura, afinal quem pedala, lava roupa, tira foto e escreve é você, sei que terá boas histórias sobre o dias passados em SP. Engraçado que ninguém falou de seu aniversário, também passou sozinho, ou qualquer outra data que nos deixa solitários, os aviões estão aí pra isso, mate suas saudades e avise-nos sobre o local das biritas. Abraço.

  22. Sinesio

    Grande Elcio!! Sabias palavras. Sem querer me fêz lembrar de uma corrida que eu participei lá no meu torrão natal nos idos de 1959. O percurso era de mais ou menos 6 Kms., pelas ruas da cidade. Num determinado momento um dos participantes parou para tomar café em sua casa, já que a corrida passava em frente, Perdeu uns 5 minutos, recebeu um carinho da Mama, retornou e acabou chegando em segundo/terceiro lugar. Apenas causos do interior, mas foi engraçado e toda cidade comentou !!

  23. Edson Zeca da Silva

    Elcio, suas justificativas à ” praça de guerra ” formada pelos comentaristas são um requinte de literatura e coerência. Parabéns.
    Agora que a poeira desceu, queria, DEMOCRATICAMENTE, fazer uma perguntinha pro leitor.
    Leitor, você é contra ou a favor o voto secreto no Congresso Nacional ?
    E aproveito, ” de boa ” pra convidá-lo a tomar uma cerveja com o Elcio e seus amigos nos próximos dias em São Paulo. Sem necessidade de identificação.
    Em tempo: Parabéns também ao Augusto que partilha, às claras, da mesma opinião do Leitor.
    Edson Zéca da Silva

    • Elcio

      Sim, para mim seria um grande prazer ver a todos os contendores, O Leitor, Augusto, Zéca e outros, confraternizando nataliciamente com uma gelada e muitas risadas. Sem esquecer a minha própria auto-presença pessoal ao evento.

  24. O leitor

    Prezado Edson,

    Não sou a favor do voto secreto no Congresso Nacional, que envolve decisões pertinentes a todo o país, diferentemente de meus comentários que de nada adiantariam estar assinados pois como já disse, desconheço o Élcio pessoalmente assim como ele me desconhece. Além do mais, o que mudaria minha identidade para vocês, árduos censores deste blog? O que os irritou não foi meu anonimato e sim a capacidade de argumentar discordando dos senhores, como bem disseram aí em cima, uma forma de pensar um pouco fora do quadrado. Se meu anonimato fosse defendendo o natal nada disso teria se estabelecido. No mais, ansioso pelos novos post do Élcio e em paz com todos os discordantes que ao não saberem argumentar se saem com argumentos frouxos como se referir ao anonimato. Bom dia a todos e boas pedaladas Élcio.

  25. Márcia D. Santos

    Todo o bom enredo tem que ter intriga! bom demais… cada dia mais emocionante…Quando estiver em SP tem que postar também… assim não ficará faltando nada. Sucesso!!!

    • Elcio

      Concordo, Márcia. Na medida em que fatos “postáveis” (interessantes e/ou publicáveis) ocorrerem, postarei 😛

  26. Atria do Kilometrando-Brasil

    Gran Pedal de Oro, todo eso significa q/ esta dando todo certo, con las Rodas livres, yo voy a viajar no natal, mais de repente da certo te encontrar p/ tomar umas, asi como fue na tua despedida, un super abraço

  27. Renato Ladeia

    Meu querido Élcio.
    Confesso que ainda não digeri a pausa para o descanso, mesmo que a julgue totalmente merecida pelo esforço até agora. Talvez eu ainda seja um pouco romântico apesar da idade e por isso chocou-me a decisão. Com certeza após a retomada, dificilmente, você terá outra oportunidade para voltar ao torrão natal nos próximos dois ou três anos. Isso justifica a decisão mesmo contrariando os puristas como eu. Apesar da ruptura com os padrões dos romances de aventuras espero encontrá-lo para brindarmos os mil e tantos kms rodados até agora.
    Grande abraço e vamos em frente.

    • Elcio

      Há os romances de aventura e há as aventuras reais. Esta enquadra-se na segunda, Renato. Obrigado pela compreensão.

  28. Erasmão

    Leitor:
    Tudo bem…tudo certo…Como disse o Zeca, voce será bem-vindo para conhecer o Elcio e os demais do grupo.
    Sugestão: Nos próximos comentários do Blog, assine como “Leitor” para que saibamos que é a mesma pessoa movimentou todo o pessoal acima.
    Forte abraço,
    Erasmão (em tempo: Meu nome é Luiz Carlos da Silva, dasilvagomes@uol.com.br, mas coloco “Erasmão” que é como todos do grupo me conhecem.
    Luiz Carlos

    • Elcio

      Erasmão, tua generosíssima oferta de me permitir saborear a pretinha novamente causou-me saudáveis comichões. 😛

  29. renato ladeia

    Caro Leitor,
    Aproveite a oportunidade para se confraternizar com os amigos do Élcio e poste o seu nome e endereço, já que você já é “intimo” da turma. Apesar do anonimato, os seus comentários não me pareceram agressivos, mas apenas puristas em relação à viagem de aventura. De qualquer forma esperamos contar com o seu apoio para o restante da viagem, pois o Élcio precisará de todos, amigos, parentes, amigos e críticos sinceros.
    Um abraço.

  30. Veralice

    Meus amigos e seguidores do blog bom dia!
    Passei um tempinho analisando os posts, as manifestações de cada um pra então poder ter algo a dizer.
    O Projeto Rodas Livres é um desafio e tanto, idealizado pelo Elcio, que por alguma razão especial e louvavel saiu pelo mundo pra uma aventura sem muita expectativa do que pudesse acontecer, pois bem, ele já viajou mais de 1500 km e foi aos poucos aprendendo e ensinando, conquistando pessoas e seguidores, vivendo experiências únicas e delas, tivemos uma pequena porcentagem de emoção, pois não as vivemos litaralmente.
    Esse projeto aproximou pessoas, serviu de exemplo pra outras, provando que basta ter vontade que as coisas podem acontecer, e há tantas outras coisas a dizer sobre o projeto, sobre a coragem do Elcio e etc, e no entando parece que divergências de opiniões passaram a ser o foco das coisas, desviando o real objetivo deste espaço.
    Não iremos concordar em tudo, e que bom que assim seja, mas precisamos aprender a conviver com as diferenças de opiniões, respeitar o blog que é um espaço amigo, somos expectadores, apoiadores, seguidores de uma aventura, e não protagonistas da história.
    Nossas sugestões são bem-vindas ao Elcio, mas o bom senso prevalece.
    Já discordei do Elcio em algumas circunstâncias e me expressei respeitosamente e ele respondeu também de forma respeitosa aos meus argumentos.
    Não faz sentido seguidores entre sí trocarem tantas farpas, isso é triste de ler. 🙁
    Se temos essa admiração, carinho e respeito que tanto expressamos aqui, que isso seja suficiente para sanar as diferenças, afinal as decisões que ele toma, discordando ou não é direito dele.
    Recordem que lá atrás ele parou por motivo de um acidente, nos sentimos orfãos, e depois o projeto continuou. O Elcio é uma pessoa se testando aos limites, tudo na vida tem seu processo, ele se reunir uns dias com amigos não tira o valor do projeto, nos sentiremos orfãos novamente, mas com a certeza de que a pessoa que nos dá esse prazer diário está bem.
    As vezes é necessário dar um passo para trás para conseguir dar dois para frente.
    O mundo virtual é maravilgoso e proporciona de tudo, muitos irão se manifestar de muitas formas e nem sempre terão a mesma linha de pensamento da maioria, mas permitam que o Elcio responda às criticas primeiro, ele sabe se defender, nossos comentários são dirigidos a ele e vez ou outra entre nós.
    Certa vez respondi ao Leitor, pois citou meu nome e em parte estava equivocado, no mais me dirijo ao Elcio que merece minha atenção.
    Gostamos dele, ajudamos, seguimos o blog, nos emocionamos, mas estamos falando de um homem de 50 anos que sabe o que quer e não de um menino indefeso.
    Não quis ofender a ninguém, apenas expressei minha forma de pensar, e claro todos tem o direito de discordar, mas caso queiram fazer isso, por favor me envie um email que terei prazer em responder não aqui no Blog. veralice.v@gmail.com
    Abraços e ótimo fim de semana a todos.
    Elcio beijo e fica com Deus! 🙂

    • Elcio

      1) Quanto a sermos protagonistas, você sim tornou-se uma, Vera.
      2) Também fiquei triste em ver o tom bélico que alguns posts adotaram, não condiz com o espírito da coisa.
      3) É verdade, aquela desbundada foi apenas uma pausa. Depois retomamos, como pretendemos fazer novamente.
      4) Na medida do possível não deixarei ninguém órfão, pois mesmo durante a viagem dentro da viagem algo hei de postar.
      bj

  31. Veralice

    a semana ainda tá no meio, mas de qualquer forma também desejo bom fim de semana rssss 🙂

  32. Eliana Secco Vergos

    Oi primo !!! Confesso que eu também fiquei um tanto surpresa com tudo o que está acontecendo… Mas que bom que todos podem ler, escrever, colaborar e dar opiniões neste espaço. Eu quero escrever algumas palavras aqui…porém não sei escrever tão bem quanto voce e a todos que passam por aqui… Mas enfim: O caminho é um só acho que voce chegou em uma bifurcação. Se vier passar uns dias por aqui voce não deixará de estar no caminho; por isso continue postando – na medida do possível – tudo o que voce vivenciar aqui pra não deixar ninguém passando vontade (inclusive eu),e se decidir não vir voce continuará no caminho e nós continuaremos te seguindo. Como eu disse: O CAMINHO É UM SÓ. Voce só se deparou com uma bifurcação… Um beijo enorme em seu coração um abraço bem apertado. E à todos que passam por aqui me desculpem se falei demais. Mas eu continuarei junto e misturada com todos voces incluindo voce primo até o fim desse Caminho.

  33. Clebson Melo - Natal/RM

    Eh, eh … quanta polêmica! Isso só vem a reafirmar o sucesso do Projeto Rodas Livres e por ter se tornado público, normal que coisas assim aconteçam.

    Conheci dois grandes cicloturistas. Digo grandes pois os mesmos pedalavam havia alguns anos quando os conheci.

    Ambos trabalhavam de todo jeito (honesto, claro) para se manter na estrada: lavavam louça, cuidavam de vaca, vendiam fotografias e por aí vai.

    Eram um boliviano e um mexicano. Ambos eu conheci em momentos diferentes e de comum tinham o cicloturismo. O mexicano ainda fazia maravilhosas bicicletinhas de arame, era a sua moeda. Com elas pagava alimento, presenteava novos amigos, vendia, enfim …

    O blog e as matérias é o jeito Élcio de se manter na estrada e levando adiante com a ajuda de amigos e desconhecidos o Rodas Livres.

    Em meu último comentário falei algo que não sei se foi bem entendido pelo Élcio e talvez o tenha aborrecido. Falei que que talvez ele não deveria se cobrar com tanta responsabilidade em postar diariamente e que em algum momento ele irá atingir o que apelidei de Nirvana do cicloturismo, quando passará alguns dias ou talvez semanas impedido de postar por estar isolado em algum deserto por aí. E que nós, leitores e também “leitores” entenderiamos sua ausência e que ficaríamos mais ricos ao ver os posts relatando a “agruras” do tempo ausente.

    Quanto a passar o natal com os amigos … pra mim sai um pouco do purismo e do romantismo da empreitada. Mas isso é uma opinião minha! Como bem disso o Élcio, o Rodas Livres é uma realização dele! E as decisões se vai ou vem são dele e de mais ninguéml Já me dou por satisfeito em poder ler diariamente sobre essa experiência que me enriquece de conhedimento a cada dia.
    Quanto ao colega “O leitor”, entendo sua posição. Talvez vc seja um cicloturista ou como eu, um sonhador em sair por aí de bike. Só acho que poderia ver um pouco mais as coisas sob uma perspectiva mais ampla que a sua própria.

    Ah, Élcio é um cinquentão?!?!?
    Obaaaaaaaaaaaa …. ainda tenho 39. Ainda dá tempo de criar e executar o meu Rodas Livres!!!!!!!!!!!

    • Elcio

      Não há mal entendidos, Clebson. Tá tudo certo. Sim, entendo exatamente a opinião dO Leitor. É uma posição típica de quem leva o cicloturismo a sério. Tudo bem… eu não gosto de revelar isso, mas sou mais aventureiro do que ciclista ou cicloturista. No momento, o cicloturismo é a minha aventura… mas que seja sem amarras. Quanto às bicicletinhas de arame, adorava tanto vê-las, quando vivia em Paris, que um dia comprei uma de amostra, comprei arame e fiquei quebrando a cabeça tentado fazer uma. Desisti. Por fim, encontrei outro artesanato que acabou sendo muito mais legal. Essa história, modéstia à parte maravilhosa, está em: http://capitaomor.wordpress.com/2010/05/27/minha-vida-em-paris/

  34. Don

    Seria pueril acreditarmos que tudo se desenrolaria num marasmo estático , como numa novela . Todos estes posts, comentários , réplicas e envolvimentos comerciais , jornalísticos , etc etc , só fazem enriquecer , e muito , esta História .
    História esta que , pelo que sei, não pretendia ser fechada à variáveis . Tá todo mundo amadurecendo no processo . Abraço Thenorio. Não esquece de avisar a galera do Violão . Don

    • Elcio

      Tem hora que amadurece, tem hora que amamolece… mas tamos seguindo Don. Avisá-los-ei, tanto quanto os da gaita.

  35. Ana Célia Cruz

    Olá Elcio!!! É a primeira vez que posto aqui, embora esteja lhe acompanhando há algum tempo… Aproveito pra elogiar seu feito, muito legal!!! Quanto às pombinhas, gostei das cores… e quanto ao seu retorno, só espero que chegue à Assunção antes, porque em janeiro quero pedalar por essas bandas e com seus relatos a coisa fica beeeemmmm mais fácil… rsrs. Boa breja! Abraço!

  36. Leonardo Colosso

    Abração camarada !! Você é quem está pedalando, o guidão está na sua mão, vai firme. Boas pedaladas e bom Natal,em qualquer lugar que estiver.

    • Elcio

      Valeu, Leão. Juro que tento agradar a todos, mas não dá. Então farei o que me manda o meu guid… digo, coração.

  37. Arq Betina de Cascavel PR

    Veralice você me orgulha de ser mulher !!!!! do tipo que agente tem vontade de contar segredos e pedir conselhos, garota power !!!!
    Tá vai….vai ter encontro de seguidores em Sampa? que bar da Vila Madalena?????

  38. Luiz

    Isso aqui está ótimo, na realidade só sabe quem pedala!!!

  39. Carla - Prudentópolis

    Luiz, eu não pedalo, mas adoro essa viajem… (meu joelho me deixou numa cama durante 1 ano, imagina pedalar!!)
    Elcio, continuo na garupa acompanhando seu caminho e te desejo um Feliz Natal e com certeza lhe desejarei muitos outros, seja lá onde você estiver e te conto uma coisa, não existe coisa melhor que matar saudade, quem dera pudesse ver meu irmão nesse Natal, quem dera…Abraço, te chamo de amigo, já que li algo dia desses por aqui de alguém dizendo que este é o espaço apenas dos amigos e familiares do Elcio. Sou cara de pau e vou ficando, pois tenho certeza que você não se importa com a presença daqueles que não te conhecem pessoalmente mas que curtem de montão o Projeto Rodas Livres.

    • Elcio

      Carla, gosto muito do Ronaldo, mas neste ponto específico não compartilho da opinião dele. Embora adore ver meus amigos reunidos aqui, meu maior prazer é quando este projeto extrapola, recebendo mensagens de alguém que desconheço. Se for de Prudentópolis ótimo, se for da Conchinchina, melhor ainda. Para nos lançar no ventilador mundial é que serve a internet.

  40. renato ladeia

    É isso aí Elcio. Você está certíssimo em jogar água fria na fervura. Estamos todos juntos nesta empreitada: amigos, familiares e internautas do mundo inteiro. E viva a diversidade!

  41. juracir h caixeta

    Caraaaca !!!!!!!!!!!!!!!.

  42. Tony

    É lei entre os pedalantes que a melhor atitude do garupa é acompanhar os movimentos de quem pedala. sob pena de atrapalhar a desenvoltura da navegacäo . Elcio, durante longas ausências quem nunca se perguntou um oquequetofazendoaqui… ene vezes desejei tivessem inventado o teletransporte… venha pra casa e tenha um bom natal. O resto; Näo paga a pena. Cicloabraco, Parceiro.

  43. Ciça

    Ufa! Cheguei, nem li os coments do post anterior!!Apenas um comentário, como o natal não tem nenhum significado para mim, vc poderia vir hj, amanhã, qdo quiser; a bike lhe aguarda fiel.Com certeza, será a única que lhe levará aonde quiseres! e nós daqui, há kms, torcendo por ti!! Bjs

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter