JAJOTOPATA PARAGUAY
Acordei na terça-feira, sete de dezembro de 2011, para o meu último dia no Paraguai.
Sou levado pelo Francisco a conhecer um casal de amigos que talvez me hospedem por uma noite, já que em sua casa haverá um retiro espiritual devido ao dia da Virgen de Caacupé. O casal mora defronte ao maior estádio do Paraguai, o Defensores del Chaco. Mas de onde estou, do portento só vejo a traseira.
Dali saímos para minha segunda sessão de laser-terapia. Meia hora e pronto, agora estou livre para correr atrás de meus compromissos burocráticos. Primeira tarefa do dia: ir até o escritório da Pluna, antecipar o vôo para amanhã. Tomo um ônibus, que o local fica longe.
Uma vez lá, tudo certo não fosse o fato de meus 2 cartões de crédito continuarem inoperantes neste país.
A atendente me garante a reserva, mas tenho de voltar à casa do Francisco para pegar reais a fim de trocá-los e poder, assim, pagar a mudança na reserva. Outro ônibus…
… e voltei ao QG portanto, almocei com ele e já saí caminhando para trocar a grana no centro da cidade.
Ali aproveitei para comprar o livro que o Dédo, meu irmão, me pedira: o melhor dicionário guarani-espanhol-guarani que encontrasse. Entrei numa das melhores livrarias, modesta para os meus padrões paulistanos.
Segui novamente para o escritório da Pluna. Mais um ônibus,…
… desta vez com direito a vendedor de refrigerantes. Eles entram vendedo chipas, frutas, água… Entram, gritam, vendem (ou não) e descem. Nem pedem licença ao motorista.
… e nos alto-falantes Roberto Carlos, cantando “Amada Amante” em espanhol.
Pago caro pacas a remarcação e invento de voltar caminhando para a casa do Francisco. Andei qual um camelo no deserto, sob o sol tropical do Paraguai…
Ali já tomei uma ducha, arrumei minhas coisas, montei a magrela, despedi-me do Francisco e fui pedalando para a casa da Aurora, minha laser-terapeuta, que concordou em abrigar a bike por uns tempos. No ponto do ônibus que me levaria ao ponto de ônibus do ônibus que me levaria ao aeroporto, faço a primeira foto deste ciclo-repórter sem seu ciclo-veículo.
O primeiro busão vai vazio.
No segundo, dá-lhe congestionamento e um coletivo abarrotado até o aeroporto internacional, que fica em outra cidade, Luque. No caminho, quase tenho um enfarto… Havia aos meus pés deixado a bolsa verde que o Francisco me dera, um pouco à frente, no corredor do busão.
Pois a certa altura quando olho… Cadê?!
Putaqueopariu, agora entortou (não foi o que pensei, mas ando maneirando nos palavrões aqui no site). Passaporte, reserva aérea, check-in, grana, identidade brasileira e meu tablet. Tudo foi pro saco, pensei, já batendo aquela sensação de desespero misturado com impotência e culpa. Ao levantar-me para ver se ainda divisava o gatuno, contudo, vejo a bolsa placidamente instalada no colo da passageira à frente, que ingenuamente por cortesia a recolhera do chão. Quase lhe dou uma porrada… Mas nada disse e deixei que seguisse carregando-a até que fez menção de descer, quando então retomei o que era meu. Que loucura!
E aí cheguei ao aeroporto já na boca da noite…,
… o mesmo no qual permaneci por 8 horas em minha primeira viagem ao exterior, há 30 anos, agora remodelado. Sendo ainda cedo, achei que iria estar lotado, mas está às traças… tudo fechado no aguardo da chegada de um último vôo.
Fico horas tentando compor este post no meu tablet novinho em folha e percebo que o WordPress, a plataforma do blog, não funciona bem neste gadgetg. Mais uma cara aquisição equivocada. Tomo um táxi, descolo um hoteleco nas redondezas e na manhã de hoje, quarta-feira, volto para embarcar às 07:45 hs para São Paulo, via Montevidéu.
Pela manhã, sim, o local está lotado.
Desço pelo finger e entro no canadense Bombardier da uruguaia Pluna.
Vôo tranqüilo de 1:40 hs, sem incidentes, e aterrisso no moderno aeroporto de Carrasco, na capital da outrora província cisplatina. Faz frio.
Rápida conexão e outro vôo, desta vez de 2 horas, e nova aterrissagem, desta vez na minha cidade, meu estado, meu país. Faz calor. Após 3 meses de aventura, estou de volta ao Brasil. Embora em casa, sinto-me meio desambientado. Provavelmente por não estar muito bem de saúde, mas não estou saltitantemente feliz por estar aqui!
Não sei pra onde vou. Em São Caetano tem o Zéca, parceiro musical e ideólogo deste retorno, mas nem combinei nada com ele. Em Piedade tem meu irmão Dédo (e também as poucas roupas que reservei para o dia em que retornasse) e aqui em Sampa tem o meu amigo Geléia, na casa de quem devo estender o saco-de-dormir em minha efêmera estada paulistana. Decido ficar por aqui mesmo hoje, amanhã penso melhor.
Porém antes de mais nada, subo ao 2º andar do aeroporto para redigir estas mal traçadas linhas, como diria Erasmo. É o reprincípio de uma nova era, se é que me entendem.
Só não sei como marcar os “dias de estrada” a partir de agora… Aceitam-se sugestões.
RESUMO CICLÍSTICO (ontem):
DATA: 06. Dezembro. 2011 / Terça-feira
LOCAL: Asunción (Distrito Capital), Central (Paraguai), ALTITUDE: 43 m
PAISES: 2
POUSOS: 27
TEMPO: Dia nublado e quente
TEMPERATURA: ?
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
PAVIMENTO: –
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / –
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: plano
CONDIÇÃO FÍSICA: Ainda dores nevrálgicas no braço esquerdo.
DIAS DE ESTRADA: 95
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 72
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 1.654 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar):1.654 km
RESUMO CICLÍSTICO (hoje):
DATA: 07. Dezembro. 2011 / Quarta-feira
LOCAL: São Paulo, São Paulo (Brasil), ALTITUDE: 760 m
PAISES: 2 (desconsiderando retorno ao Brasil)
POUSOS: 27 (desconsiderando retorno ao Brasil)
TEMPO: Dia nublado e quente
TEMPERATURA: 18º a 27º
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
PAVIMENTO: –
MÉDIA: –
VELOCIDADE MÁXIMA: –
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / –
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: plano
CONDIÇÃO FÍSICA: Ainda dores nevrálgicas no braço esquerdo.
DIAS DE ESTRADA: 96
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 73
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 1.654 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 4.535 km
Olha só, do nada esta noite sonhei que já tivesse voltado e vc já estava por aqui! Tenho uma sugestão de apoio, me ligue qdo puder.
Blz, Elói. Sugestões de apoio são muito bem-vindas. Ligaloei
ué, se não está na estrada é só não marcar nada…
Bom fim de ano aproveite bem o aconchego de estar em casa,espero que consiga o que veio buscar, recupere suas forças e continue sua viagem com entusiasmo, coragem e alegria
Valeu, Morales. No momento, mais do que patrocínio necessito de cura.
Partiu um senhor e voltou um menino, meeeeuu puta merda é BOM VOLTAR voltar todos os dias para casa.
Será mesmo que mudei tanto?
Elcio, parceiro.
Se optar em vir pra minha casa, em São Caetano, sem problema nenhum. Só me avise um pouco antes – devo ir pra Piedade na sexta agora – e o jeito tá dado.
Abração,
Zéca
Blz, Zéca. Vamos então conversar pessoalmente. bjão
Grande Elcio. Bem vindo. Me avise para umas cervejas…rssss.
Quanto aos posts, a sugestão é:
Ex-trada…..rssss
Haha… boa… mas ex não… é só uma pausa. Vamos marcar de reunir os pedaladores, reais e virtuais, Abração, Roberto
Seja bem vindo à sua terra ardente de amor e trabalho. Será legal se pudermos tomar um vinho e celebrar.
Abração.
Tá liberado o vinho?
Elcio oiii!!!
Bem vindo a nossa querida São Paulo!
Olha, sabe que tenho uma imaginação fértil né… então fiquei vendo a cena no ônibus, bolsa “perdida”, sua cara de bravo… e depois a descoberta da bolsa em segurança.. ainda bem que ninguem apanhou rsss
A gente sempre pensa o pior, isso é automático rss
Seguinte: Qualquer coisa que você faça, terá que fotografar e postar hahahahha se for na esquina, no banco, livraria, bar, leve seu maravilhoso Samsung e depois se enfie numa lanhouse redigir texto e contar tudinho em detalhes, afinal estamos viciados na sua rotina 🙂
Espero poder te ver nesse período que está em Sampa !!!!
Beijo e fica com Deus 🙂
Blz. Vera. Relatarei até onde fizer sentido. Obrigado por tudo. Também espero vê-la. bj
Olá, nossa que rápido.
Continue contando o tempo, e considere os quilometros pedalados como a medição mais importante, porque é a base da aventura e é feita exclusivamente por sua energia.
Se for rolar um encontro avise.
Bjs e bienvenido.
Pois é, Vitorio. Sou um pedalador precoce. Avisarei.
Tb quero ir neste encontro, não esquece de mim!
Seja bem-vindo meu amigo!!!
Beleza, Andréa. Xácomigo. bj
Bem Vindo grande Elcio !! Cure as feridas !! Estufe o peito !! Prepare-se nesse breve intervalo para a recaminhada. Haveremos de nos encontrar por esses dias. Abraço!
Sem dúvida, Nésio
Tenho pouso a oferecer. É só ligar e avisar.
Abraços.
Grande Chico. Brigadão. No momento, estou instalado. Dependendo da necessidade, te dou um toque. Obrigadíssimo e abração
Que bom que chegou primo!!! Cuide primeiro de sua saúde, vamos manter contato na medida do possível, mas vai ser legal se der pra voce postar durante esses dias, vai ser bem diferente e original rsrsrs…tomara que dê pra gente se ver…Um beijo grande e aproveite tudo ok??
Poss aé postar, prima. Mas aos poucos as novidades escassearão. Em breve, espero, voltaremos à estrada, com algum apoio que nos permita profissionalizar a brincadeira
Elcio, se quiser ficar em casa, o tempo que for, está convidado! Bjs e aguardo sinais de sua chegada!
Bjs
Lu
Belê, Lux. Tks. No momento estou no interior, resgatando as parcas calças e cuecas que poupei 🙂 Brigadão mesmo. bj
muito bom Pedal de Oro, ja estas por aqui em Sampa , mulher folgada na historia da bolsa, merecia a porrada, avisa o dia do encontro e seu telefone un abrazo
Blz, Átria. Xácomigo!
Opa! Se rolar uma cerveja, gostaria de participar do encontro!
Opa! Em breve postarei aqui neste espaço o local e horário do encontro
Que este breve retorno te deixe de baterias super carregadas, ainda não inventaram bicicletas voadoras, então quando da retomada que as as panturrilhas não neguem fogo!!!
Até já
Algum atrofiamento haverá, Borba. Que seja das panturrilhas 🙂
Tio que bom que chegou!! Eu tbm vou ao encontro!! E quando disseram que cc voltou menino eu concordo! Seu físico foi melhorando a cada dia! Ta muito mais jovem mesmo! Show! Vamos bebemorar hehe Saudades e aguardo pelas noticias e continue postando a cada semana pelo menos!! Abração
Beleza, Flavim. Em breve divulgarei onde nos encontrarmos todos para um saudável chopinho. Quanto à manter as postagens, não nego que aqui fica mais difícil… porque as novidades já não pipocam como quando se está na estrada. Mas vejamos o que dará prá fazer…
Legal que vc já chegou, concordo com vc estar mais jovem e com o cuidar da saude, espero que de certo de nos vermos. Bjsss.
Ah… vai dar, cunhada bj
Elcio,vi que deram alguns pitacos já.
assim me sinto livre por não ser o primeiro nem único, lá vai:
1. A gente não sai de casa para dar uma volta ao mundo. A gente simplesmente …Sai, Dá UM PASSO. Uma volta. Se for muito grande pode ser no mundo. Depende só de vc.
2. Desculpe, mas qdo resolveu aceitar a “idéia genial” de trocar tudo por um smartphone, achei que nem vc e nem o cara pensaram no projeto seriamente. Um telefone será sempre apenas um telefone, por mais metido a besta que “seje”. O que teus leitores querem é HISTÓRIAS legais e ver “FOTOS” lindas, maravilhosas. Um possível patrocinador não vai levar a sério alguém que vai dar uma volta ao mundo enviando fotos de celular. É o tal do custo/benefício. SUGIRO um meio termo entre o pesado (DSLR) e o “ridículo” (desculpe S II). Tenho e recomendo uma Compacta Profissional. É quase tão pequena qto as menores portáteis, porém tem recursos avançadíssimos, controles automáticos e /ou totalmente manual. Canon G12. É um espetáculo. Vai por mim. …segredo…ela faz fotos em HDR automático (.. o que é isso?- fotos do outro mundo!!) Compre 2 baterias ( o carregador é bem pequeno)Leva também um tripézinho,daqueles maleáveis que cabem na palma da mão e 2 SD de 8 gb. Assim ninguém vai ficar tentado a te mandar msg e etc…rssss, sem amarras!!
3. Já que curtiu a frase do Zóio puxado, hj te brindarei com uma minha.
“…E quando faltar-me a ENERGIA para IR, será hora de voltar! …Ao TODO!!
Um abraço – nos cruzaremos no caminho..
Beleza, Mauro. Pintando patrocínio, tudo pode ser repensado. Por enquanto, estou feliz com a relação custo/praticidade/benefício do smartphone. Em breve, espero , retomaremos a estrada.
ESQUECI, A g12 FILMA EM HDMI.
Bem vindo Élcio!! Aproveite bem esse breve período de volta ao Brasil… Com certeza nos encontraremos em alguma das muitas cervejadas!! bjs.
Nao deixe de relatar os dias ai no Brasil tambem, vai ser legal poder saber como as coisas (e voce) vão se comportar nesse período de revisão e descanso… Abraço das terras geladas…
A frequência diminui, porque não há tantas emoções como quando se está na estrada…. mas vou dando um relatório…