\\ Blog diário de bordo

18 Dec 2011

A SAÚDE DOS DIAS

Em tempo de Festas, o Projeto Rodas Livres segue em marcha reduzida.  Tudo em perfeito funcionamento nos bastidores, entretanto.  Aliás, a esse respeito, lembro-me de certa feita, muitos anos passados, quando entediado devido à imobilidade do mundo circundante queixei-me ao Dédo, meu irmão, dizendo que nada mudava.  Sua resposta: “neste momento não há um único átomo imóvel no universo”.  Abstive-me de queixar-me posteriormente de que as coisas estivessem paradas.

Trazendo a conversa para uma escala mais macroscópica, tenho girado por São Paulo buscando solução para o problema do meu braço, que por doer em demasia impede-me de praticar com desenvoltura as atividades a que me proponho, ciclísticas inclusive.  Vou pelas intumescidas artérias da cidade a bordo do fusca 73 do Geléia, pintado na cor verde-secreção, o que lhe rendeu o carinhoso apelido de “Pigarro”.

Com ele fui a São Bernardo, onde consultei o Dr. Ricardo Zanetti, neurocirurgião que nos idos de 2009 submeteu-me com maestria a uma artrodese cervical de 2 níveis.  Em função desta cirurgia, troquei 2 discos da coluna cervical, na parte baixa do pescoço, por 9 peças de titânio, que ora conferem ao meu corpo uma característica um tanto futurística.  Ameaçando desta feita abrir a parte de trás de meu pescoço, o competente esculápio solicitou-me que providenciasse 3 exames: raios-x da cervical…

… eletroneuromiografia do braço esquerdo e ressonância nuclear magnética da coluna superior.

Tendo realizado os 2 primeiros, ocasião em que fui informado pelo técnico que ao menos um dos nervos do meu braço já está ligeiramente comprometido (suponho que não mais transportando devidamente impulsos elétricos), não tive como realizar o terceiro.  Após aguardar por 3 horas na espera da unidade Shopping Interlagos do Instituto Lavoisier…

… fui, finalmente, inserido na máquina de ressonância.  Ocorre que deitado de costas, sem apoio para a cabeça, é a posição que menos suporto estar, quando mais as vértebras comprimem o nervo adoentado. Conclusão:  pela primeira vez, fiz uso daquela pêra de alarme que nos é deixada à mão exatamente para gritar por socorro.  Com apenas um minuto dentro da máquina, apertei-a freneticamente a ponto de ouvir pelos alto-falantes rentes ao meu ouvido uma voz feminina: “Ok, não precisa apertar mais.  Já entendemos”.

Ao ser retirado do aparelho, em desespero pela dor aguda que sentia no ombro, ergui o tronco e perguntei: “Não dá prá fazer o exame de bruços?”.

– Não!

– Então não haverá exame.  Disse, enquanto me levantava.

E assim tal exame será refeito na semana que entra amanhã, porém desta vez com sedação deste desgastado repórter que vos fala.  Assim apagado espero, portanto, lograr êxito em flagrar a cena em que duas de minhas vértebras operam contra o organismo, pinçando um nervo que desce ao braço.  E aí se vou ou não submeter-me à segunda cirurgia no pescoço em 2 anos é ainda uma questão em aberto em minha mente.

De iluminada mesmo só a presença de inúmeros entes queridos na noite da quinta-feira às dependências do Canto Madalena, onde tive o prazer de celebrar entre goles e risos o fato de estar aqui.  Sim, porque ao Projeto Rodas Livres interessa dar a volta ao mundo, mas ao sabor do vento e do acaso, sem pressa.  A festa estava uma festa!

E foi ali que obtive o mais que bem vindo apoio da HDI Brasil, fraternalmente ofertado pelo Luiz, uma das mais atuantes eminências desta aventura eco-ciclo-jornalística.  Quando retomarmos a estrada teremos, pois, mais este patrocínio.

E vejam como são as coisas: por estarmos em São Paulo recebemos uma proposta inusitada, feita pela diretoria da recém-criada TV Meio Ambiente.  Fomos convidados, a bicicleta, eu e todos os queridos seguidores, a ampliar a pausa que ora fazemos em nosso tour internacional para realizar um giro de 6 meses dentro do Brasil, ao cabo do qual retomaríamos de onde paramos, Asunción.  A proposta me foi feita pelo meu velho amigo Ricardo Carvalho.

Trata-se de um projeto no qual percorreríamos 5 dos 6 biomas que compõem o território nacional: pantanal, Amazônia, cerrado, caatinga e mata-atlântica.  A única exceção seriam os pampas. E os demais detalhes encontro-me temporariamente vedado de revelar por questões empresariais.  Assim que possível, porém, informarei tim-tim por tim-tim.  Mas adianto que haveria remuneração, apoio logístico, esforços de divulgação e que a oferta muito me agradou.

Esta semana saberei(emos) se as condições de meu braço permitirão que este projeto dentro do projeto seja ou não exeqüível.  Aos que oram, solicito atenção.  E fico-lhes imensamente grato.

 

RESUMO CICLÍSTICO:
suspenso até retorno à estrada

 

OBSERVAÇÃO:  Por complicações técnicas, todos os 11 posts publicados após este (a partir de “E os anjos levaram minha mãe pelas mãos”) e até o final do projeto (post “Meu último post”) foram perdidos e posteriormente refeitos e recarregados no blog. Com os posts originais, também se perderam todos os seus relativos comentários originais.  Assim, a partir do próximo post qualquer comentário será novo (posterior a 04.03.2013, data da republicação) e sem relação com a postagem original, infelizmente. Agradeço ao meu amigo Clóvis Gitte, cujo cuidado em haver salvo em separado todos os posts publicados foi o que possibilitou a recomposição do blog.

 

\\ comentários

  1. Vanderlei Torroni

    Parabéns Élcio,

    Tenho certeza que tudo se resolverá e você seguirá destino.

    É um imenso prazer poder te acompanhar neste projeto, seja hora como expectador ouo Staff.

    O que precisar, sabe que pode contar.

    Um abraço

  2. vitorio

    Boa sorte.
    Bjs.

  3. Clovis Gitte

    Lamento não estar presente no dia 15. Estou na torcida para que seu problema seja resolvido rápidamente, para cessar as dores e também para que continuemos acompanhando os comentários diários.
    Abração e ótimo 2012.

    • Elcio

      Beleza, Clóvão. Se Deus quiser, conseguiremos contornar este empecilho. Boas Festas e Feliz 2012 a você também.

  4. Erasmão

    Parabens, amigo,
    Sinto não ter comparecido à beberagem, mas teremos outras oportunidades. Seria ótimo se voce conseguisse identificar o pessoal das fotos, aí quando comentassem saberíamos quem é quem…
    Abraços,
    Erasmão

    • Elcio

      É, Erasmão… o wordpress (a plataforma do blog) não permite identificações sobre a pessoa, como ocorre no Facebook. Em alguns casos, faço a identificação abaixo da foto, mas não é sempre. Vou tentar melhorar isso.

  5. ricardo carvalho

    Criar uma televisão, amigo Élcio, ocupa as 24 horas do dia de um vivente e não pude ir celebrar a primeira etapa desta sua grande e corajosa aventura, na Vila Madalena. Vou ficar torcendo para que o problema no seu braço seja rapidamente resolvido e a gente possa buscar a viabilidade da etapa brasileira da sua viagem, percorrendo os biomas. abs,

    • Elcio

      Estou otimista e buscando agilizar as coisas, Ricardo. Também torço para que dê certo. Abração

  6. Leonardo Colosso

    Parabens camarada. Tens uma bonita torcida.Uma antiga namorada me disse uma vez: movimento gera movimento.E a vida, à pé, em duas ou em quatro rodas, no ar e no mar, continua, segue, e tudo é diferente, sendo igual. Mas permita-me indicar um acupunturista, muito bom e competente, que conheço desde Assis.De quem já levei uma agulhadas que ajudaram, me fizeram muito bem. Osires, 8184-8383 vivo ou 8317-3231 tim, ou http://osirespsicologo.wordpress.com/ Eu garanto. o cara é bom.Um grande abraço.

    • Elcio

      Grande Leão. Obrigadíssimo. O chato é que estou convencido de que no meu caso a acupuntura, embora quase sempre alivie os sintomas, nunca corrige o problema. Estou em busca de uma solução… vou tentar um fisiatra antes da cirurgia. Mas se a dor voltar, a acupuntura sem dúvida é uma excelente aliada e se ainda estiver por aqui, procurarei o Osires.
      Quanto à frase “movimento gera movimento”, que uma vez ouvi de ti, sempre me lembro dela (da frase, não da tua namorada) 🙂

  7. Sadi Moro

    Admiro tua coragem. Com um problema sério destes na coluna cervical. Já trocou 2 discos e querer dar a volta ao mundo de bicicleta? vejo que tem um vulcão dentro de ti. Faz um trabalho maravilhoso. Sabe fazer isto com maestria, mas cuide da saúde primeiro. Boas festas, que se recupere logo. Queremos te acompanhar. Abraços

    • Elcio

      Quando mais o corpo declina, mais quero aproveitar o quanto restou, Sadi. Excelente 2012 prá você. Esperemos que os Maias estivessem errados e que o mundo não se acabe agora 🙂

  8. Paulo Afonso Mello

    Olá Élcio, tem sido muito legal acompanhar seu projeto, blog, comentários e fotos, já indiquei para vário amigos aqui de Campinas e região.
    Espero e estarei orando para que seu braço não o impeça de continuar o projeto e suas reportagens, seja aqui no Brasil ou exterior.
    Feliz Natal com muita saúde e sucesso!

    • Elcio

      Muito obrigado Paulo. Se Deus quiser, superaremos esta dificuldade e retomaremos o projeto original ou esta nova vertente. Abração

  9. Atria do Kilometrando-Brasil

    fue muito bom encontrar vc Pedal de Oro no dia 15, o rodas livres agora fico mais interesante, a gente se ve de novo este ano, estoy por aqui amigo un super abraço

  10. renato ladeia

    São boas e promissoras notícias. A opção de uma viagem pelo Brasil é interessante, dadas as dimensões continentais do país, com uma enorme diversidade geográfica e cultural.

  11. Sinesio

    Muito interessante esse Tour de 6 meses pelo Brasil hein Elcio.?! Vai ter muito o que ver e relatar. Tenho certeza que será um lindo trabalho. Mãos à obra !! Rodas pelo Brasil !! Você não vai fazer uma comemoraçâozinha aqui pelo ABC não? Não deu pra comparecer na 5a. feira. Abraço

    • Elcio

      Pois é, Nésio. Seria um explêndido adendo ao projeto original, internacional. Sair por aí depois de mostrar o que há por aqui realmente viria a calhar. Pena que minha condição não me permita confirmar desde já a empreitada. Aguardemos um pouco mais… abração

  12. Arq Betina de Cascavel PR

    Adorei ver vc sorrindão no meio de amigos !
    Adorei mais ainda a idéia Brasilis, conheço uma pessoa bancana em Tocantins caso precise de contato, estou ainda em Cascacity, estarei breve em Sampa, se rolar outra cerveja me convide ok ??
    Muita PAZ À vc e à todos que te amam,
    O MUNDO NÃO VAI ACABAR NÃOOOOO,SÓ COMEÇA OUTRA HISTÓRIA 🙂

    • Elcio

      Mas claro que não, a não ser que acabe hehe. Quando chegar a SP, me ligue. Se ainda estiver por aqui, tomamos uma birra prá comemorar: 11 8519-5096

  13. Enzo Mauro Ballarini

    Elci Borg ou El Cyborg, põe logo um braço de “prástico” e senta a pua, véi! Mas, falando sério, penso que esse é um projeto muito grande, melhor realizar no tempo que for preciso e não precisar o tempo. “Pedalar é preciso, chegar não é preciso”.
    Torcendo muito por você.
    bjs

    • Elcio

      Baravilha, Bagu. Estamos todos torcendo, acho até que eu principalmente… 🙂 Mas vai dar certo! ‘Bração

  14. juracir h caixeta

    Na torcida para que braço e nervo não interrompam a viagem.Só de ler cerrado, esse bioma que conheço mais de perto, ja me deixa feliz.Te imagino tocando viola de cocho no MT,comendo galinhada com pequi em GO e tomando uma cachaça de Salinas em MG, talvez um encontro com o lobo guará,um descanso sob um pé de genipapo, agua da canastra e uma cabocla(nois pricisa delas uai, trem bão é muié so)Fui na V Madalena, tomei minhas behemias e fiquei bem na foto.
    O comboio deu um tempo, mais vai voltar.
    Há braços para os abraços e para ajudar seus braços, então abraços a todos.

    • Elcio

      Beleza, Jura. Pois é… se rolar vamos mostrar o que o Brasil tem de melhor. Amanhã… resssonância. Aguardemos

  15. Joe - UK

    Boa sorte Elcio, gostei da idéia do projeto dentro do projeto e com certeza “apoiaremos” também.
    Hoje eu também comecei uma pequena aventura com a familia – saímos de Essex e após cruzarmos o canal de ferry boat dirigimos de Calais até Dijon (800km). Amanha continuamos pra Suíça….. Abraço.

  16. Flavio Thenorio

    Tio foi muito bom reve-lo em altissimo nivel junto com seus e meus amigos, na verdade nossos amigos pois acabou que virou um grupo muito bacana de seguidores que acreditam e torcem por tudo que voce desejar fazer! Grande abraco e estou firme na sua cola, seja qual for a empreitada!!

    • Elcio

      Beleza Flavio. Obrigado pela presen’ca e por enfeitar a festa com tao lindas convidadas 🙂 bjao tio

  17. Sinesio

    Entendo perfeitamente suas considerações Elcio. Tomara e torço para que os exames não venha impedi-lo. Estamos na torcida !!

  18. EdneteCosta

    Ola Elcio!
    Parabens pela familia e amigos,pena
    que estamos no Rio,ficamos devendo a cerveja ta?
    Estou entusiasmada com a ideia do projeto NO BRASIL,tem muta experiencia a ser mostrada por ai.
    Feliz Natal a voce e todo o Pessoal.

  19. Geanete Lavorato Franco

    Olá!estive por motivos pessoais um pouco afastada do convívio com seu blog.Porém, hj recebi por tel um convite do Zéca para estarmos juntos na 6ª feira. Infelizmente, estamos de saída para…Mas nos vemos no próximo encontro no ABC. Abrs!fique bem.

\\ Translator


  • \\ Newsletter

  • \\ Onde estou?

    \\ Patrocínio

    • Travel Ace Assistance
    • Kertzman

    \\ Apoio

    • Biene
    • Vinil
    • Puzzle Filmes
    • Milena Rodrigues
    • Loc7
    • Souza Campus
    • Atelier Gourmand
    • ACM
    • Ararauna

    \\ Twitter