Atitude
RODAS LIVRES – ciclismo pela conscientização ecológica é um projeto educacional de eco-conscientização, realizado na forma de uma volta ao mundo em bicicleta com a produção de reportagens, veiculadas através da imprensa e de redes sociais.
A iniciativa é do jornalista brasileiro Elcio Thenorio.
Foco
- Reportar iniciativas bem sucedidas de conservação ambiental por diferentes povos
- Promover a expansão das práticas do cicloturismo e do uso da bicicleta
- Concluir o roteiro proposto
Porque
No mundo de hoje atividades que divulguem conceitos ecológicos são não apenas essenciais como prementes. Assim, o projeto RODAS LIVRES visa levar aos 5 continentes, de forma direta e cativante, uma mensagem de sustentabilidade global, através da consciência ambiental e de práticas cidadãs.
Como
Reportagens serão produzidas ao longo do trajeto, enfocando as realidades locais dos diversos povos e culturas no que diz respeito à preservação do planeta. Este material jornalístico será disponibilizado gratuitamente através de um blog permanente e de mídias sociais, nas quais os internautas serão incentivados a interagir entre si e com o ciclo-repórter. Matérias locais serão realizadas, através de entrevistas às TVs, rádios, jornais e revistas dos países visitados. Estes relatos também serão, sempre que possível, exibidos no site do projeto.
Onde
O projeto RODAS LIVRES prevê a travessia de 63 países, nos 5 continentes, totalizando cerca de 80 países, nos 5 continentes, totalizando cerca de 90 mil quilômetros durante não menos do que 5 anos. Partindo do Brasil, uma forma eco-sustentável de integrar os povos em prol da preservação do planeta.
Quem
ELCIO THENORIO, jornalista, repórter de TV por 10 anos, atuou nas redes Globo, Record, Bandeirantes, Gazeta e EPTV. Roteirista de videos institucionais, foi proprietário de duas locadoras de câmeras de video e equipamentos profissionais em São Paulo (Rentalcam e Nova Engs), totalizando 12 anos como empresário do setor.
Morou na Europa por três anos, entre as cidades de Roma, Paris e Londres. Já esteve em 25 países em 4 dos 5 continentes.
Além do português, fala fluentemente inglês, francês, italiano e espanhol.
Aos 51 anos, este paulistano decidiu ser chegada a hora de retomar o espírito aventureiro que o acompanha e lançar-se numa empreitada maior, que permita a união de sua experiência jornalística com sua natureza empreendedora para a criação de um projeto de interesse global.
E estende a todos o convite para que, graças à Internet, embarquem também nesta excitante viagem…
Bicicleta?
A escolha da bicicleta como meio de locomoção vem ao encontro dos objetivos almejados. Por ser um veículo que não contamina o ar, não produz ruídos e não agride o meio-ambiente, acaba por tornar-se um poderoso ícone das mudanças necessárias. Além disso, é acessível a todas as classes e uma excelente forma de exercitar corpo e mente. Sua relativamente baixa velocidade permite uma maior integração com a natureza e as pessoas, despertando simpatia por onde passa.
Sobretudo o modelo escolhido: uma reclinada Zohrer EXD Extra Distance.
Elcio,
Parabéns pelo Foco e pela Atitude. Desejo muita realização e felicidade nesta cicloviagem. Dou força. Abs.,
Eldon Jung
http://www.ABCiclovias.com.br
Valeu, Eldon. Vamos juntos =) Abração Elcio
Quando ?
Festa de bota-fora hoje. Pedalada inicial na Praça da Sé depois de amanhã, sábado, às 10 hs. Abração Maurão
Desejo sucesso amigo e acima de tudo muita saúde e segurança para você executar essa tarefa ou tarefão rsrsrs
Sou um admirador da modalidade aqui no ES. Locutor Marcelo Bonfim
Beleza, Marcelo. Por enquanto estamos aí, positivo e operante =) Abração
Amigo Élcio,
A galera do CEBRAC Cvel-pr agradece e parabeniza o belo trabalho!!!!
O nosso bate-papo foi SHOW DE BOLA!!! 🙂
Conscientizar e levar experiência a todos… esse é o caminho!
Obrigado pela atenção e disponibilidade. Muito sucesso em toda essa trajetória! 🙂
Abraços!!
Em nome de toda a família Cebrac de Cascavel-pr.
Viviane e Bernadethe.
Olá, Viviane e Bernardethe. Eu é que agradeço pelo carinhoso convite. É sempre um prazer poder divulgar o trabalho da gente, ainda mais a uma platéia tão interessada. =)